Onde está Jack Ma? Fundador da Alibaba não é visto em público desde que se opôs ao governo chinês

Jolanda Flubacher / World Economic Forum

O fundador do Alibaba, Jack Ma

O desaparecimento do foco mediático de Jack Ma, fundador do gigante de comércio eletrónico Alibaba Group, gerou rumores sobre o seu paradeiro atual, enquanto reguladores chineses investigavam o seu negócio.

De acordo com a CNBC, as primeiras dúvidas começaram a surgir no dia 1 de janeiro, quando Jack Ma foi substituído como jurado na final do espetáculo de talentos Africa’s Business Heroes, criado pelo próprio empresário. Além disso, Jack Ma foi excluído de um vídeo promocional e a sua fotografia removida do site do concurso.

Em declarações ao Financial Times, um porta-voz do Alibaba disse que “devido a um conflito de horários, o Sr. Ma não pôde fazer parte do painel final de juízes”.

Os problemas do empresário começaram quando os reguladores chineses suspenderam a cotação da sua empresa de fintech, Ant Group, dona do serviço de pagamento Alipay e subsidiária do Alibaba, em novembro. O IPO (Initial Public Offering) fracassado – que poderia ter sido “o maior da história” – fez com que as ações do Alibaba caíssem a pique.

Além disso, a Administração Estatal de Regulação do Mercado da China informou em 24 de dezembro que está a investigar o consórcio do Grupo Alibaba por suspeita de monopólio.

De acordo com vários relatos, Jack Ma não é visto em público desde outubro, quando defendeu numa conferência de negócios que os reguladores chineses e os bancos estatais estão a prejudicar as oportunidades de negócio.

O multimilionário – que era, até maio, o homem mais rico da China – também lamentou que os bancos chineses continuem a operar com uma forte mentalidade de “loja de penhores”, exigindo garantias antes de emprestar — um modelo que não alimenta o crescimento futuro, segundo Jack Ma.

Em vez disso, o fundador do grupo Alibaba defende o estabelecimento de um novo sistema bancário inclusivo e universal, de acordo com a agência Reuters. “O sistema financeiro atual é o legado da era industrial”, disse Ma. “Precisamos de estabelecer um novo para a próxima geração, para os jovens. Precisamos de reformar o sistema atual”.

O portal Vice recorda que um desaparecimento levanta muitas especlações na China – a maioria delas desagradáveis.

Jack Ma, que renunciou ao cargo de presidente do grupo Alibaba em 2019, tem mantido o silêncio acerca da situação na China desde então, alimentando especulações de que poderia ter tido o mesmo destino dos multimilionários chineses que desapareceram no passado, aparecendo algum tempo mais tarde sob custódia.

  Maria Campos, ZAP //

 

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite,

    Se me é permitido expressar a minha opinião, então é o seguinte se se opõe à ditadura chinesa e se reside no país, então muito provavelmente já não estará vivo….espero estar enganado! Boa noite um Feliz Ano Novo!

    • hhh2019: O Xi Jinping deve de o ter convidado para jantar “fora” 😉
      Esta malta vive em ditaduras e depois entusiasma-se com o barulho das luzes 🙂

  2. Salvo melhor opinião, poderá ter sido retirado da fotografia.
    Espero bem que isso não tenha acontecido; ou que o Governo chinês não tenha ousado fazê-lo!
    Os próximos meses nos dirão o que aconteceu exatamente…

  3. Os regimes comunistas tal como o universo têm um buraco negro, daí que haja tendência a alguns cidadãos um pouco mais distraídos caírem nele.

RESPONDER

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …

As misteriosas auroras de Úrano foram finalmente detalhadas ao pormenor pelos cientistas

Auroras de Úrano foram captadas pela primeira vez em 2011 através do telescópio Hubble Space, mas as suas origens representam ainda mistérios que os cientistas não conseguem esclarecer. Pela primeira vez, os cientistas conseguiram moldar a …

Domingo invulgar: 17 grandes jogos para ver, em poucas horas

A ementa começa em França, ao meio-dia, e acaba no Chile, já depois das oito da noite. Não estamos perto do Carnaval mas vem aí um "domingo gordo" no futebol. Vários jogos grandes, uns mais mediáticos …

Sporting 1-0 Moreirense | Capitão Coates embala leão

O Sporting igualou hoje o FC Porto na liderança provisória da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer em casa o Moreirense, por 1-0, em jogo da nona jornada. O capitão Sebastián Coates marcou, aos …

Relatório médico indica que jovem chinês morreu após beber uma garrafa de Coca-Cola em dez minutos

Um homem chinês morreu depois de beber uma garrafa de 1,5 litros de Coca-Cola em dez minutos, informaram os médicos num relatório. O jovem de 22 anos, que não tinha doenças subjacentes, dirigiu às urgências do …

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …