Uma das ilhas mais remotas do mundo é o 4.º maior santuário de vida marinha

A pequena ilha vulcânica de Tristão da Cunha é uma colónia britânica localizada no meio do Oceano Atlântico entre o Brasil e a África do Sul. Conhecida como a “ilha habitada mais remota da Terra”, o território insular acaba de se tornar uma das maiores áreas marinhas protegidas (MPA) do mundo.

De acordo com o jornal britânico The Guardian, a ilha é o lar de uma comunidade de 250 pessoas, onde medidas de proteção total da fauna marinha estão a ser tomadas.

A pesca de arrasto pelo fundo, a mineração em alto mar e outras atividades de caça estão completamente proibidas em 389.752 quilómetros quadrados do seu território oceânico.

A ilha e as suas águas abrangem uma área que é três vezes o tamanho do Reino Unido, tornando-a o quarto maior santuário de vida selvagem do mundo e a maior zona de exclusão no Oceano Atlântico.

“A nossa vida em Tristão da Cunha sempre foi pautada pela nossa relação com o mar, e isso continua até hoje. A comunidade de Tristão está profundamente comprometida com a conservação: em terra, já declaramos o estatuto de proteção para mais da metade do nosso território”, disse James Glass, o ilhéu chefe de Tristão da Cunha.

“Mas o mar é o nosso recurso vital, para a nossa economia e, em última análise, para a nossa sobrevivência a longo prazo. É por isso que estamos a proteger totalmente 90% das nossas águas – e temos orgulho de poder desempenhar um papel fundamental na preservação da saúde dos oceanos”, continuou Glass.

Tristão da Cunha possui uma das mais ricas biodiversidades do mundo. As suas águas abrigam espécies importantes, como elefantes-marinhos e o tubarão-da-velha. O seu terreno é um ambiente importante para pássaros como os pinguins rockhopper, que são classificados como uma espécie vulnerável, e o albatroz-de-nariz-amarelo, que está em extinção.

Como é um território britânico, a conversão de Tristão da Cunha em área marinha protegida torna os guardiões do Reino Unido mais de 1% – ou cerca de 2,6 milhões de quilómetros quadrados – dos oceanos protegidos do mundo. É um passo significativo em direção à meta do Governo de proteger 30% dos oceanos do mundo até 2030.

A Royal Society for the Protection of Birds (RSPB), a maior instituição de caridade de preservação da natureza do Reino Unido, chamou a ilha de “jóia da coroa da proteção marinha do Reino Unido”.

“Tristão da Cunha é um lugar como nenhum outro”, disse Beccy Speight, presidente-executiva do RSPB. “Dezenas de milhões de aves marinhas voam acima das ondas, pinguins e focas amontoam-se nas praias, tubarões ameaçados reproduzem-se em alto mar e baleias misteriosas alimentam-se em desfiladeiros de águas profundas. A partir de hoje, podemos dizer que tudo isso está protegido”.

A mudança é resultado de uma parceria de décadas que envolve os Governos, bem como a RSPB e um consórcio internacional de parceiros, incluindo National Geographic e Blue Marine Foundation.

Porém, a mudança não satisfez todos, que apontam para a falta de proteção da vida selvagem do governo do Reino Unido no seu território. “Saudamos os esforços do Governo para conseguir que mais nações se inscrevam para proteger 30% dos seus mares”, disse Melissa Moore, chefe de política da Oceana UK. “No entanto, é ridículo apoiar a proteção no exterior, mas não nas águas do Reino Unido – também devem proteger todas as áreas marinhas protegidas do Reino Unido de atividades prejudiciais como a pesca de arrasto, assim como fará Tristão da Cunha.”

Tristão da Cunha foi descoberto pela primeira vez em 1506 pelo explorador português Tristão da Cunha. No século XIX, a ilha foi reivindicada pelos britânicos, que construíram lá uma guarnição para evitar tentativas de resgatar Napoleão Bonaparte, que estava preso na ilha de Santa Helena a 2.400 quilómetros de distância. Quando a guarnição foi removida, alguns soldados britânicos permaneceram e construíram uma comunidade.

Hoje, os seus 250 habitantes são, na sua maioria, cidadãos britânicos cujos ancestrais são originários da Escócia, América, Holanda e Itália, descendentes de ancestrais marítimos que fizeram o seu caminho até ao remoto pedaço de terra.

Agora, esta ilha distante também é um dos santuários ecológicos mais importantes da Terra. Como Beccy Spight disse: “Esta pequena comunidade é responsável por uma das maiores conquistas de conservação de 2020”.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Trump luta para manter sob sigilo documentos sobre ataque ao Capitólio (e avança para tribunal)

Donald Trump processou a comissão do Congresso responsável pela investigação do ataque ao Capitólio, alegando que fez um pedido ilegal dos seus registos da Casa Branca. O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump entrou com uma …

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, e o presidente do Partido Social Democrata, Rui Rio

Rio defendeu, Rangel atirou, Balsemão marcou e Montenegro fez o relato. A luta interna do PSD fez-se nas entrelinhas da posse de Moedas

Podia ter sido um jogo de futebol, mas foi só a tomada de posse de Carlos Moedas. Na Praça do Município, em Lisboa, Rio defendeu ao não ter notado a presença de um dos protagonistas …

Proposta Coba Consultores para nova ponte sobre o Douro

Nova ponte do Porto já tem desenho conhecido. Vai servir para metro, ciclovia e peões

A Metro do Porto recebeu 28 propostas para o concurso público de elaboração de projeto e execução da nova ponte sobre o rio Douro. Já foram selecionadas as três melhores. Esta segunda-feira, foram apresentados os três …

AC Milan não esconde: jogos com o FC Porto serão decisivos

Italianos recordam que vão defrontar uma equipa que está quase sempre presente na Liga dos Campeões. "Os nossos dois jogos contra o FC Porto vão ser decisivos para a classificação final do grupo". O treinador do …

Aristides de Sousa Mendes no Panteão Nacional. "Aqui permanecerá até ao fim dos tempos, se os tempos tiverem fim"

O antigo cônsul português Aristides de Sousa Mendes, que salvou milhares de judeus do regime nazi, recebe hoje honras de Panteão Nacional, em Lisboa, através de um túmulo sem corpo. Esta cerimónia acontece 67 anos após …

Besiktas avisa os adeptos: "Contra o Sporting...não se sentem nas escadas!"

Turcos e portugueses chegam à terceira jornada na Liga dos Campeões com zero pontos. "Isto não é um caminho fácil", admite o treinador Sergen Yalçın. Um dos primeiros jogos da terceira jornada da Liga dos Campeões …

Real Madrid está disposto a oferecer Hazard por Salah

Mohamed Salah, uma das estrelas do plantel do Liverpool, está a ser adorado pelo Real Madrid. Os merengues estão a pensar apresentar uma proposta que envolve Eden Hazard. Mohamed Salah termina contrato com o Liverpool em …

Rangel: Maioria absoluta é possível, crise política improvável e acordos com o Chega para descartar

Candidato à liderança do PSD diz não ter "estados de alma" sobre os próximos passos de Rio. É da opinião que os portugueses não compreenderiam uma crise política no contexto atual, mas também considera que …

Salários em atraso no Boavista: alguns funcionários já deixaram o clube

Guarda-redes queixou-se mas não é o único jogador a não receber os últimos vencimentos, no Bessa. O Boavista estará a atravessar uma situação financeira delicada. Depois das dúvidas à volta do pagamento do relvado do Estádio …

Football Leaks. Autoridades francesas suspeitam que Rui Pinto também pirateou Paris Saint-Germain

As autoridades francesas suspeitam que Rui Pinto pode ter estado na origem do ataque informático ao clube de futebol Paris Saint-Germain (PSG), que resultou na divulgação de alguns documentos internos. Segundo noticia o Público, a investigação …