/

Mais dois esquiadores espanhóis morrem nos Pirinéus franceses

Dois esquiadores espanhóis morreram este sábado nos Pirinéus franceses depois de terem sido arrastados por uma avalanche, disseram as autoridades.

A autarquia da região sudoeste dos Altos Pirinéus adiantou que os dois homens faziam parte de um grupo de quatro turistas espanhóis e um guia que estavam a fazer esqui numa área fora da pista em Aragnouet, perto da fronteira espanhola.

Myriel Porteous, responsável da autarquia, disse à Associated Press que tinha sido aberta uma investigação para apurar o que provocou a avalanche. A mesma fonte adiantou que duas mulheres e o guia espanhol conseguiram escapar à avalanche.

As duas vítimas ficaram soterradas pela neve durante duas a três horas antes de serem descobertas pelas equipas de salvamento, apoiadas por cães especializados em buscas, acrescentou Myriel Porteous. Uma das vítimas morreu no local e a outra depois de ter sido transportada para o hospital.

As autoridades alertaram para um elevado risco de avalanches nos Pirinéus e Alpes franceses, onde na sexta-feira uma avalanche provocou a morte de 4 esquiadores. A avalanche atingiu uma área fora das pistas de esqui, perto da estância de Entraunes, no departamento dos Alpes Marítimos, junto à fronteira com a Itália.

Outros três esquiadores morreram e quatro ficaram feridos em várias avalanches ocorridas nos últimos dias no sul da Suíça.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.