Esquerda unida contra encontro da extrema-direita em Portugal

(cv) Sylvia Machado / YouTube

O ex-dirigente do PNR, fundador da FN, Mário Machado

O Bloco de Esquerda, o PCP e o Livre divulgaram comunicados a manifestar o seu repúdio pelo encontro de organizações de extrema-direita em Lisboa.

No comunicado do Bloco de Esquerda, os bloquistas deixam claro que o partido “repudia a realização desta reunião” e consideram que “deve ser impedida pelas autoridades, pois visa promover organizações cujos membros se distinguem no apelo à violência racista“.

“Portugal é uma democracia fundada no direito à liberdade e segurança de todas as pessoas. Por isso mesmo, a Constituição da República Portuguesa condena toda e qualquer discriminação, a promoção do ódio e da violência e proíbe organizacões racistas ou que perfilhem a ideologia fascista“, pode ler-se.

“É público que a conferência juntará em Lisboa organizações de ideologia fascista e neonazi de Espanha, Bulgária, Itália, Franca, Alemanha e Polónia, e é promovida também pelo movimento Nova Ordem Social, liderado por Mário Machado, neonazi já condenado por vários crimes de ódio e discriminação racial, coação agravada, danos e ofensa à integridade física qualificada, ameaça e coação e posse ilegal de armas de fogo”.

O Bloco afirma ainda que vai marcar presença na concentração antifascista marcada para sábado às 13h00, em protesto contra a realização desta reunião. Aos bloquistas também se junta o partido Livre que, no mesmo dia, apelou em comunicado para que todos se juntem a esta manifestação, “rejeitando publicamente a normalização nas nossas sociedades do discurso de ódio”.

O partido criticou as autoridades por não travarem “a realização da conferência, não obstante a Constituição e as leis da República Portuguesa proibirem a existência de organizações de cariz fascistas”.

“O avanço da extrema-direita na Europa e no mundo é um tema que tem preocupado o Livre que tem alertado para os perigos da normalização do discurso xenófobo, racista, machista e homofóbico”, lê-se na nota.

Esta quarta-feira, o PCP veio também repudiar a mesma iniciativa. O Partido Comunista descreve a conferência promovida pela Nova Ordem Social como “uma ofensa aos que durante décadas se bateram pela liberdade e a democracia”, sobretudo “no ano em que se comemoram os 45 anos da Revolução de Abril”.

“O PCP, repudiando tal iniciativa, sublinha os valores progressistas constantes na Constituição da República de rejeição do racismo e xenofobia e de estruturas que perfilhem a ideologia fascista”, lê-se ainda na publicação do partido no Facebook.

Os organizadores da conferência nacionalista só pretendem divulgar o local do seu evento, marcado para as 14h00, no próprio dia pelas 09h00, segundo a página do fórum do movimento Nova Ordem Social.

Já foi confirmada a presença de representantes de sete partidos e movimentos europeus de extrema-direita. Para além de Mário Machado, Josele Sanchez (Espanha), Adrianna Gasiorek (Polónia), Blagovest Asenov (Bulgária), Francesca Rizzi (Itália), Mattias Deyda (Alemanha) e Yvan Benedetti (França).

Fonte policial adiantou há cerca de uma semana à Lusa que o Serviço de Informações de Segurança (SIS) está a acompanhar “muito de perto” a conferência nacionalista.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Qualquer Cidadão com um pouco de bom senso mesmo sendo apartidário, repudia veemente este tipo de extremismo Neo-Nazi. Não necessariamente e só a “esquerda unida”.

RESPONDER

Netflix responde a senadores norte-americanos e avança com série

Na passada sexta-feira, a Netflix respondeu aos cinco senadores do Partido Republicano dos Estados Unidos da América que, numa carta, questionaram a decisão de adaptar a trilogia O Problema dos Três Corpos, a série literária …

Há sobras de comida que sabem realmente melhor no dia seguinte (e os cientistas já sabem porquê)

Não é mito. Existem realmente sobras de comida que sabem melhor no dia seguinte e um especialista da Universidade de Oxford (Reino Unido) - que adora caril - explica o porquê à luz da Ciência. …

Teme-se que a violência doméstica dispare depois dos incêndios da Califórnia

Teme-se que os casos de violência doméstica disparem depois de os incêndios da Califórnia serem extintos, avança a revista norte-americana Vice, que ouviu responsáveis por espaços de abrigo para as vítimas. Desastres naturais de grandes …

Comunidade Vida e Paz ajudou 420 pessoas por dia no ano passado

Em 2019, a Comunidade Vida e Paz apoiou cerca de 420 pessoas em situação de sem-abrigo por dia e distribuiu 138 mil refeições. Além disso, a organização ajudou regularmente 26 famílias carenciadas, entre 78 adultos …

Realidade Virtual dá nova vida ao Mayflower, o navio que levou os ingleses para o Novo Mundo

Mayflower foi o famoso navio que, em 1620, transportou os chamados Peregrinos, do porto de Southampton, Inglaterra, para o Novo Mundo. A Realidade Virtual ajudou a trazê-lo de volta à vida. Os Peregrinos do Mayflower foram …

Iniciativa Liberal recorre à lei para exigir que plano de liquidez da TAP seja enviado às Finanças

O deputado da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo, exigiu que o ministro das Finanças, João Leão, remeta o plano de liquidez da TAP à Comissão de Orçamento e Finanças, no prazo de dez dias, ao abrigo …

Museu britânico deixa de exibir coleção de cabeças humanas

O Museu Pitt Rivers em Oxford, no Reino Unido, decidiu retirar da sua exposição permanente crânios e cabeças humanas encolhidas (tsantsas), que terão sido encontradas por exploradores europeus nas suas viagens às Américas e à …

Lactogal assume derrame de leite no rio UI

A empresa agroalimentar Lactogal, de Oliveira de Azeméis, assumiu esta segunda-feira que o derrame de leite no rio Ul, afluente do rio Antuã, se deveu ao colapso de um dos seus tanques e que estão …

O James Bond da vida real foi um arquivista na Polónia comunista (e pode ter enganado os caçadores de espiões)

O James Bond da vida real foi um arquivista e diplomata britânico que viveu na Polónia comunista na década de 1960, revelam documentos esta semana partilhados pelo Instituto Polaco da Memória Nacional. O diplomata James …

Japão mantém plano original. Tocha olímpica passará pelas 47 prefeituras do país

O percurso da tocha olímpica, que se iniciará em março de 2021, manterá o trajeto inicialmente previsto, um ano após o plano original, informou esta segunda-feira o Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio. A tocha …