União de Resistentes Antifascistas considera conferência nacionalista “insulto” aos portugueses

Miguel A. Lopes / Lusa

O dirigente do movimento de extrema-direita ‘Nova Ordem Social’, Mário Machado

A União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) considerou na segunda-feira que a conferência nacionalista prevista para este sábado em Lisboa é “um insulto ao povo português, que em abril de 1974 derrubou a ditadura fascista”.

“No ano em que se comemoram 45 anos da Revolução dos Cravos e em que, por todo o país, se festejou a liberdade e a democracia, tal iniciativa, que contraria as normas da Constituição da República Portuguesa, constitui um insulto ao povo português, que em abril de 1974 derrubou a ditadura fascista”, lê-se em comunicado da URAP.

Segundo noticiou o Expresso, citando a agência Lusa, um total de 65 organizações antifascistas, 28 portuguesas e 37 estrangeiras, subscreveram um manifesto contra aquele evento internacional organizado pelo grupo de extrema-direita ‘Nova Ordem Social’, dirigido pelo já condenado por vários crimes de índole racial Mário Machado.

A plataforma antifascista, que promete promover uma concentração também no sábado, no Rossio, Lisboa, para se manifestar contra o encontro – que consideram ser de neonazis -, também avançou com uma petição pública eletrónica “Contra a conferência Neonazi do dia 10 de agosto em Lisboa”.

Até agora, a petição já reuniu mais de quatro mil assinaturas, apelando a autoridades políticas e aos partidos para atuarem de forma a impedir o outro encontro.

Os organizadores da conferência nacionalista só pretendem divulgar o local do seu evento, marcado para as 14:00, no próprio dia pelas 09:00, segundo a página do fórum do movimento Nova Ordem Social na Internet.

Confirmada já foi a presença de representantes de sete partidos e movimentos europeus de extrema-direita: Mário Machado, Josele Sanchez (Espanha), Adrianna Gasiorek (Polónia), Blagovest Asenov (Bulgária), Francesca Rizzi (Itália), Mattias Deyda (Alemanha) e Yvan Benedetti (França).

Fonte policial adiantou há cerca de uma semana à Lusa que o Serviço de Informações de Segurança (SIS) está a acompanhar “muito de perto” a conferência nacionalista.

TP, ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. E será que estes mesmos da URAP em 1974/75 estiveram do lado das forças democráticas contra a quase imposição que esteve prestes a acontecer de um governo fascista comunista que a acontecer teria consequências bem mais graves do que as do regime anterior?

  2. Já vivemos numa Sociedade (perigosa), de lá a legitimar movimentos encabeçados por indivíduos extremamente perigosos, tais que o facho Mario Machado; “de mal para pior” é certo que para lá caminharíamos !…. não venero a saudação nazista, e você ??????? .

  3. Mas que se julgam estes “anti-facistas” que defendem outro fascismo? Falam em nome d2 todos portugueses porquê? Quem ia mandatou? Nem uns nem outros representam os portugueses, é um abuso haver gangues falerem em nome de toda a nação!

  4. um insulto é não deixar as pessoas expressarem-se por mais parvas que sejam essas expressões.

    já agora e pq raio tenho eu de aturar a extrema esquerda inclusive na AR?

    lembrando que a extrema esquerda marxista matou mais gente em todo o mundo que os outros grupos todos juntos.

    mas claro, factos é algo que a extrema esquerda não gosta.

  5. O bloKu manda e o país obedece. Isto é tudo deles e não há concorrencia. Tomam o poder no Estado insidiosamente para “orientar” as mentes pouco esclarecidas dos tugas. E toca a censurar. Também não querem os Trumps e Bolsonaros cá. E se varressem esses bkloqueiros de uma vez por todas. Haja democracia.

    • Deves estar enganado no país!…
      Varrer a ignorância e a estupidez talvez não fosse ideia pior….
      .
      Em relação a estes maluquinhos, engraçado seria meter uns e outros numa arena e fechar as portas por fora!…

RESPONDER

Os antigos compadres zangaram-se de vez. Trump puxa os cordelinhos nos bastidores para correr com McConnell

A relação de altos e baixos entre os dois azedou de vez depois de McConnell ter reconhecido a vitória de Joe Biden. Trump quer agora que um Republicano concorra contra McConnell pelo cargo da liderança …

Bombeiros embrulharam a maior árvore do mundo em papel de alumínio. Tudo para a proteger

O incêndio consumiu milhares de acres na Califórnia e o National Park Service viu-se obrigado a intensificar os seus esforços para proteger as jóias naturais, incluindo as maiores árvores do mundo. Os incêndios Colony e Paradise …

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …

Académica treme: salários, último lugar e treinador de saída

Clube de Coimbra, tal como o Boavista, terá de comprovar que tem cumprido no pagamento dos salários. Em campo, mais uma derrota complicou a situação de Rui Borges. Ainda não há muitos anos, a Académica apareceu …