União de Resistentes Antifascistas considera conferência nacionalista “insulto” aos portugueses

Miguel A. Lopes / Lusa

O dirigente do movimento de extrema-direita ‘Nova Ordem Social’, Mário Machado

A União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) considerou na segunda-feira que a conferência nacionalista prevista para este sábado em Lisboa é “um insulto ao povo português, que em abril de 1974 derrubou a ditadura fascista”.

“No ano em que se comemoram 45 anos da Revolução dos Cravos e em que, por todo o país, se festejou a liberdade e a democracia, tal iniciativa, que contraria as normas da Constituição da República Portuguesa, constitui um insulto ao povo português, que em abril de 1974 derrubou a ditadura fascista”, lê-se em comunicado da URAP.

Segundo noticiou o Expresso, citando a agência Lusa, um total de 65 organizações antifascistas, 28 portuguesas e 37 estrangeiras, subscreveram um manifesto contra aquele evento internacional organizado pelo grupo de extrema-direita ‘Nova Ordem Social’, dirigido pelo já condenado por vários crimes de índole racial Mário Machado.

A plataforma antifascista, que promete promover uma concentração também no sábado, no Rossio, Lisboa, para se manifestar contra o encontro – que consideram ser de neonazis -, também avançou com uma petição pública eletrónica “Contra a conferência Neonazi do dia 10 de agosto em Lisboa”.

Até agora, a petição já reuniu mais de quatro mil assinaturas, apelando a autoridades políticas e aos partidos para atuarem de forma a impedir o outro encontro.

Os organizadores da conferência nacionalista só pretendem divulgar o local do seu evento, marcado para as 14:00, no próprio dia pelas 09:00, segundo a página do fórum do movimento Nova Ordem Social na Internet.

Confirmada já foi a presença de representantes de sete partidos e movimentos europeus de extrema-direita: Mário Machado, Josele Sanchez (Espanha), Adrianna Gasiorek (Polónia), Blagovest Asenov (Bulgária), Francesca Rizzi (Itália), Mattias Deyda (Alemanha) e Yvan Benedetti (França).

Fonte policial adiantou há cerca de uma semana à Lusa que o Serviço de Informações de Segurança (SIS) está a acompanhar “muito de perto” a conferência nacionalista.

TP, ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. E será que estes mesmos da URAP em 1974/75 estiveram do lado das forças democráticas contra a quase imposição que esteve prestes a acontecer de um governo fascista comunista que a acontecer teria consequências bem mais graves do que as do regime anterior?

  2. Já vivemos numa Sociedade (perigosa), de lá a legitimar movimentos encabeçados por indivíduos extremamente perigosos, tais que o facho Mario Machado; “de mal para pior” é certo que para lá caminharíamos !…. não venero a saudação nazista, e você ??????? .

  3. Mas que se julgam estes “anti-facistas” que defendem outro fascismo? Falam em nome d2 todos portugueses porquê? Quem ia mandatou? Nem uns nem outros representam os portugueses, é um abuso haver gangues falerem em nome de toda a nação!

  4. um insulto é não deixar as pessoas expressarem-se por mais parvas que sejam essas expressões.

    já agora e pq raio tenho eu de aturar a extrema esquerda inclusive na AR?

    lembrando que a extrema esquerda marxista matou mais gente em todo o mundo que os outros grupos todos juntos.

    mas claro, factos é algo que a extrema esquerda não gosta.

  5. O bloKu manda e o país obedece. Isto é tudo deles e não há concorrencia. Tomam o poder no Estado insidiosamente para “orientar” as mentes pouco esclarecidas dos tugas. E toca a censurar. Também não querem os Trumps e Bolsonaros cá. E se varressem esses bkloqueiros de uma vez por todas. Haja democracia.

    • Deves estar enganado no país!…
      Varrer a ignorância e a estupidez talvez não fosse ideia pior….
      .
      Em relação a estes maluquinhos, engraçado seria meter uns e outros numa arena e fechar as portas por fora!…

RESPONDER

Farmácias já estão a aceitar reservas de vacinas contra a gripe

Este ano, as farmácias portuguesas vão voltar a administrar gratuitamente a vacina contra a gripe a pessoas com mais de 65 anos. Para já, ainda não há data para o início da venda e imunização, mas …

Golo de Taremi foi bem anulado? Especialistas esclarecem decisão

Muitos contestam a anulação do golo de Taremi já perto do fim da partida. Especialistas em arbitragem defendem que a decisão foi bem tomada. Atlético de Madrid e FC Porto empataram a zero na primeira jornada …

Nova espécie massiva de há 500 milhões de anos descoberta no Canadá

Espécie terá sido uma gigante dos oceanos, amedrontando presas com a sua carapaça, situada na zona da cabeça, que cobria dois terços do seu corpo. Uma equipa de cientistas descobriu na última semana um fóssil de …

Porque morrem tantos americanos?

Nos últimos 30 anos a esperança média de vida nos Estados Unidos da América não acompanhou as melhorias verificadas na Europa. "A América tem um problema relacionado com a morte". Assim começa uma análise, em espécie …

Já há turmas inteiras em casa devido a casos positivos de covid-19

As aulas da maioria das escolas arrancaram esta semana e já há turmas inteiras em casa, devido a casos positivos de covid-19. Tema será discutido na reunião do Infarmed, que acontece esta quinta-feira. Com o início …

Novo estudo indica que comer em excesso não é a principal causa da obesidade

A obesidade afeta grande parte da população e já é considerada umas das maiores epidemias do século XXI. Contudo, a ideia de quanto mais se come, mais propenso se está a ganhar peso pode ser …

Jogador do Santos foi ameaçado e perseguido (e filmou)

Saída da Taça do Brasil originou protestos e cenas de vandalismo. A última vitória do Santos foi no dia 13 de Agosto. O Santos não vive uma fase positiva. 13.º classificado no Brasileirão, foi afastado da …

Esta tarde, discute-se a "ampla abertura". Máscaras em espaços fechados são para manter

As restrições impostas na sequência do combate à pandemia de covid-19 deverão deixar de ser obrigatórias a partir do final do mês. Esta tarde, na reunião do Infarmed, os peritos vão propor a libertação. Esta quinta-feira, …

Eletricidade vai ficar mais cara a partir de outubro

A fatura da eletricidade vai voltar a subir 3% no dia 1 de outubro, depois de ter subido outros 3% a 1 de julho. O preço da eletricidade vai voltar a aumentar, a partir de 1 …

As vacas podem aprender a ir à casa de banho - e assim ajudar a salvar o Planeta

Os excrementos largados pelas vacas podem ser bastante prejudiciais para o Planeta, mas esta situação pode ser controlada se estes animais aprenderem a usar algo inesperado para a espécie de quatro patas - uma casa …