Esquerda obriga Bancos a ter contas gratuitas

21

@govpt / Twitter

António Costa no Parlamento com Catarina Martins e Pedro Filipe Soares, do Bloco de Esquerda, num intervalo do debate da proposta de Orçamento retificativo

Os Bancos vão ter que disponibilizar aos seus clientes contas à ordem sem cobrança de comissões de manutenção ou de quaisquer outro tipo de pagamentos. Uma imposição que vai ser aprovada no Parlamento por PS, Bloco de Esquerda e Partido Comunista.

Estas novas “contas-base” gratuitas resultam de projectos-lei do Bloco de Esquerda e do PCP que vão merecer a aprovação do PS, tal como anunciou o grupo parlamentar socialista.

Assim, os bancos vão ser obrigados a disponibilizar contas em regime de total “gratuitidade”, sem “cobrança de comissões, despesas ou outros encargos pelos serviços prestados”, conforme se assinala nos projectos de lei.

A medida, que imita exemplos já verificados noutros países, nomeadamente França e Itália, é criticada pelo PSD por não ter havido “qualquer avaliação do impacto” da mesma, refere o deputado da direita, Carlos Silva, citado pelo Diário Económico.

“Não favorecemos a ‘política do não pagamos’. Qualquer dia, até o distribuidor de pão que deixa o pão lá em casa também é de borla porque é um bem de primeira necessidade”, realçou o deputado no debate no Parlamento.

“Os portugueses pagaram duas vezes os custos da banca, como contribuintes, com os sucessivos resgates, e como consumidores”, defende o bloquista Paulino Ascensão, segundo declarações divulgadas pelo mesmo jornal.

Já o comunista Miguel Tiago refere que “metade do produto bancário é obtido através destas comissões, que não correspondem a operações, mas a um preçário aleatório estabelecido em regime de cartelização”, cita o Económico.

ZAP

21 Comments

  1. Sou de pleno acordo com esta medida. Os bancos deixaram de ser aquilo que esteve na sua Génese,ou seja vender dinheiro e comprar dinheiro. Não para arranjar dinheiro,com taxas, venda de cartôes,e jogos, entre governos e bancos, para que os subsídios da união E. passem obrigatóriamente pela banca, antes de chegarem aos investidores e onde os bancos sacam um juro bastante elevado, adiantando o dinheiro, que é o próprio subsídio. É pois por isso, que portugal, têm lamentávelmente,que devolver dinheiro todos os anos a Bruxelas por não terem sido investidos. Esse Carlos Silva,é um insensível,um completo imbecil com a comparação que faz. 90 mil assinaturas para acabar com essa mama, conforme a deco já divulgou, é para ser considerado e não ignorado por esses pequenos ditadores. bem haja . Estão no bom caminho.

    • Estou em pleno acordo consigo pois sou cliente da cgd há mais de trinta anos e agora tiram-me 4 € e qualquer coisa mais todos os meses na conta à ordem. Tenho algum a prazo e o juro é de o, ooo1%. E emprestam a 6,8,10 e mais por cento. É um negócio do carago. Ganham roubando, porque se trata de um roubo, dizem eles, legal. Venha a lei. Pagamos as falências e agora pagamos os lucros de borla.

  2. Estou de acordo com esta lei.
    No meu caso tenho uma conta no Millennium para onde entra somente o valor 180,00, resultantes da pensão do meu filho por morte do pai e o seu abono, e este valor nem aquece o lugar pois é para as despesas da casa, e todos os meses me são tirados 8,36 por manutenção da conta. Este mês até ficou com esse valor em negativo pois é retirado logo no início do mês e a penão entra no dia 10 e o abono a 15 mais ou menos.
    Acho muito bem que sejam obrigados a deixar de ganhar ás custas pelomenos de quem tem menos. Estou mesmo a ponderar voltar a receber a pensão e o abono em vale correio. Assim não perco o pouco que já tenho.
    Espero sinceramente que saia essa lei.

    Alda Carmo

    • Alda Carmo, informe-se sobre os “serviços mínimos bancários”, onde não paga nada, nem o cartão de débito. Pode ir a qualquer banco, pois, todos estão obrigados a ter esse serviço. Pode pesquisar também na Internet e ver se preenche os requisitos para solicitar esse direito, que poderá ter eventualmente. Boa sorte

  3. Desde há muito que esta medida era uma necessidade absoluta para os depositantes.
    Acho muito bem por ser uma medida justa e honesta.
    É o que penso.

  4. E o próximo passo será aumentar a carga de impostos a esses marmanjos, ainda têm muitas benesses! A culpa das crises é deles e dos políticos somente, esses palhaços é que deviam pagar tudo e não o povo.

  5. Aqui não posso deixar de estar de acordo com a esquerda pois parece ser uma medida justa e coerente ao contrário de muitas outras aventureiras que à partida poderão agradar mas que não deixarão de nos penalizar daqui por algum tempo a exemplo de um passado ainda não muito distante.

  6. Se eu tive-se o ordenado do carlos silva que de senhor não tem nada, não me importava de pagar comissões aos bancos, mas quando estes até de uma simples esmola cobram 12€ mensalmente e após reclamação ainda se fecham em copas fazendo das pessoas um monte de merda, tais medidas são justas, pois eu preciso dessas esmolas para comprar os meus medicamentos, se o carlos silva não tem dificuldades, meta a língua no cu e esteja calado, porque quando chegar a hora também estará na lista do ZÉ POVINHO.

  7. Não sou de esquerda e não concordo com as suas ideologias, porém tenho que tirar o chapéu às medidas que este governo já implementou.
    Os bancos são ladrões legalizados. Não se compreende como cobram comissões por se ter uma conta, aliás hoje em dia é praticamente impossível viver nesta sociedade sem uma conta bancária, pelo que, deveria ser grátis.
    Outra medida a que tiro o chapéu, impossibilitar a penhora da habitação própria permanente. É de uma grande injustiça e até desumano expulsar as pessoal da sua casa, envia-las para de baixo da ponte!
    Quanto à direita, teve muito tempo para implementar estas medidas mas não o fez. Foram 4 anos de perseguição aos Portugueses.
    Uns miseráveis, cambanda de arrogantes que apenas pretendiam agradar aos alemães.

  8. Pergunto aos deputados do PSD se tiveram a preocupação de exigir um estudo do impacto da criação destas taxas na vida dos cidadãos…

  9. Sou anticomunista, mas sou ainda mais anti- dos porcos banqueiros parasitas e sanguessugas que só sabem mamar à custa das pessoas. É altura de meter esses porcos dos banqueiros e do banco central tugalês (o Banco da Tugalândia M3RDA) na linha. A banca deveria ser controlada pelo estado e só funcionarem na regra de ouro 3-3-6. E eu até sou anticomunista.

  10. Não sendo de esquerda e como tal não me rever nestes governantes vermelhos, reconheço que a medida é óptima, e fomenta alguma justiça, pois é inadmissível que os que têm pouco, paguem o mesmo dos que têm muito.
    Esperemos que não seja somente a habitual demagogia.

  11. Eu concordo em pleno. Na verdade o sr. do PSD está a comparar o incomparável. O sr. padeiro está a trabalhar com o dinheiro dele, por isso, precisa de ser ressarcido do seu trabalho e investimento. No caso do bancos e na maioria das contas estão a usar o nosso dinheiro, não é um investimento deles, nem fruto do seu trabalho. Pelo contrário os empréstimos e juros sim. E é aí que devem cobrar comissões e juros, algo que já fazem. Também seria importante saber quanto ganham com o dinheiro dos outros e da qual cobram ainda omissões. Neste sentido, a mesma é justa enquanto usadores do nosso dinheiro e é uma contrapartida que ambas as partes tem legitimidade. Ainda ganha mais força esta medida quando foram os portugueses chamados a pagar a sua divida e a salvá-los. Ninguém, sr. do PSD é chamado a salvar outras empresas, pois não? Ninguém é chamado a salvar as contas e as empresas dos padeiros, pois não, por isso, não os insulte, ao comparar o serviço prestado pelos padeiros e o serviço prestado pelos bancos.

    • MUITO BEM, Maria! 100% de acordo!
      È uma ignomínia o que eles cobram, especialmente a quem já apenas sobrevive com o pouco que tem! Quem tinha que pagar eram eles, por (eu) ter lá o (meu) dinheiro!

  12. completamente de acordo e o sr do ppd ,faz uma comparação que não tem qq lógica,a CGD está a cobrar-me todos 5.15 pela minha pensão,um roubo.

  13. Estou a estranhar esta notícia. Então o governo autorizou, o ano passado, a Caixa Geral de Depósitos a cobrar cerca de cinco euros mensais, nas contas de depósito do ordenado !… Será que estas medidas, depois, na prática, serão aplicadas ? Ou para se usufruir disto terá que se obedecer a tantas condições que a esmagadora maioria das pessoas não conseguirá satisfazer ? Recorde-se que o anterior governo já tinha aprovado uma medida semelhante.

  14. Desde há muitos anos que a banca vem roubando os mais pobres. Quem tem uma reforma de 300 ou 500 euros não tem margem para juntar um cêntimo, pois se recebe a reforma pelo banco, sempre pagou manutenção de conta. Só através desta artimanha defraudaram os reformados em milhões.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.