Esquerda chega a acordo sobre corte progressivo da sobretaxa de IRS

PSocialista / Flickr

O primeiro-ministro António Costa

O primeiro-ministro António Costa

Os partidos de esquerda chegaram a um entendimento sobre a redução da sobretaxa de IRS em 2016, que implica isenções para os rendimentos mais baixos e um aumento progressivo para os restantes contribuintes.

De acordo com uma fonte parlamentar, em declarações ao Jornal de Negócios, os contribuintes com rendimentos mais baixos deverão deixar de pagar a sobretaxa, enquanto para os outros a sobretaxa será progressiva, ou seja, haverá taxas diferentes para diferentes níveis de rendimentos, que serão mais elevadas à medida que também os rendimentos forem mais elevados.

O consenso entre PS, Bloco e PCP sobre a forma como se opera a redução foi alcançado no dia em que o Governo de António Costa estará no Parlamento para debater o programa de Governo.

No entanto, ainda há trabalho técnico a ser realizado, nomeadamente definir até que níveis de rendimento haverá isenção, quais serão os escalões de rendimentos e que taxa se aplicará a cada um.

“Este trabalho técnico está ainda a ser preparado”, explicou a mesma fonte ao Negócios, explicando que se espera que o diploma final volte ao plenário da Assembleia da República para ser votado até 18 de dezembro, antes de se iniciarem as férias do Natal.

A eliminação da sobretaxa de IRS está prevista nos programas eleitorais dos três partidos. O PS admitia eliminá-la em dois anos, passando dos atuais 3,5% para 1,75% em 2016, enquanto o PCP e o Bloco defendiam o seu fim imediato.

A redução da sobretaxa de IRS, juntamente com a eliminação da contribuição extraordinária de solidariedade (CES) e dos cortes salariais da função pública foram já alvo de propostas de diploma que baixaram à especialidade sem votação.

Os três partidos não chegaram a acordo sobre a questão nas negociações para os acordos de incidência parlamentar, mas estarão agora “encaminhados para uma solução que reúne o consenso de todos”.

O Público, na edição desta quarta-feira, refere que o PS poderá aumentar o montante a devolver já em 2016, ou seja, ir além dos 50%, numa solução de compromisso com os outros dois partidos.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Voto antecipado cria filas intermináveis em Lisboa e no Porto

A dez minutos do fecho das urnas, ainda havia muita gente a querer votar antecipadamente nas eleições europeias. As filas de espera eram longas no Porto e Lisboa. Houve quem desistisse de votar. Em Lisboa, as …

Desvendado o enigma do precioso vidro do deserto da Líbia

https://vimeo.com/336882972 Uma nova investigação acaba de dar resposta ao enigma do vidro da Líbia, que intriga cientistas há um século. O material, que chegou a ser utilizado pelo rei Tutankhamun, é fruto do impacto de um …

Funcionários públicos passam a receber hoje 75% do valor das progressões

Os funcionários públicos que reuniram dez pontos na avaliação de desempenho nos últimos anos começam hoje a receber com o salário 75% da progressão que esteve congelada, que passará a ser paga na totalidade em …

Pasta de dentes de carvão não branqueia os dentes (e faz muito mal)

O carvão ativado, como uma moda de saúde, começou a ficar popular em 2016. Hoje, podemos encontrá-lo em bebidas, gelados e pizza, por exemplo. Não há dúvida de que parte da atração está na estética das …

O exoplaneta mais tórrido já descoberto tem valiosas terras raras

A 650 anos-luz da Terra, o KELT-9 b, o exoplaneta mais quente até agora descoberto, tem assinaturas de alguns dos cobiçados minerais de terras-raras.  Além das assinaturas de ferro gasoso e titânio encontradas na sua atmosfera, …

Conseguirá a Terra sair ilesa se o Sol ficar sem combustível?

Planetas rochosos formados por elementos densos serão, muito provavelmente, os únicos sobreviventes da morte explosiva de uma estrela. Esta descoberta dá-nos pistas preciosas sobre o futuro da Terra. Quando uma estrela morre destrói tudo o que …

As colónias espaciais de Bezos flutuam, são auto-sustentáveis e até se podem parecer com Florença

O CEO da Amazon e fundador da empresa de transporte aeroespacial Blue Origin levantou o véu sobre os seus planos futuros, detalhando as suas ideias para a colonização do Espaço. Jeff Bezos sonha com "cápsulas" …

Descoberta nova espécie de rã de cristal na Colômbia

Uma rã de cristal com um coaxar peculiar foi descoberta na Sierra Nevada de Santa Marta, uma cordilheira localizada na Colômbia. "Foi um golpe de sorte", revelou o cientista que encontrou o novo espécime. Segundo …

O café mais caro do mundo vende-se na California. Custa 66 euros

Um café na California, nos EUA, prepara o que apresenta como o café mais caro do mundo. Chama-se Elida Natural Geisha 803 e custa 75 dólares (66 euros) por chávena. A rede Klatch Coffee Roasters, que …

Inglês pagou 265 euros por um Picasso falso. Afinal, era verdadeiro

Um residente da cidade de Crawley, na Inglaterra, comprou por 292 dólares (cerca de 261 euros) uma pintura que achava ser uma boa farsa de um conhecido trabalho de Pablo Picasso. Porém, seis meses depois, soube …