/

Esquema de pirâmide lesa milhares, incluindo centenas de GNR

2

Oscar in the middle / Flickr

Milhares de pessoas, entre as quais estão também centenas de GNR, foram lesados através de um esquema de pirâmide que prometia rentabilidades elevadas, avançou o Correio da Manhã esta quinta-feira.

De acordo com o diário, o esquema teria por base investimentos em criptomoeda e envolveria as empresas OptionsKnight (que diz pertencer ao grupo norte-americano Crystal Finance LLC) e KnightPayments.

As pessoas que levavam a cabo o esquema prometiam altas rentabilidades que podiam chegar a 7% à semana para um investimento anual de 10 mil euros. Estes investimento teria retorno logo a partir do 14.º dias.

O recrutamento de potenciais investidores, conta o matutino, é feito em reuniões de hoteís de todo o país, onde se explicavam que o dinheiro era reinvestido em criptomoedas.

No que respeita aos militares da GNR, era pedido um investimento de 2500 euros e que trouxessem mais cinco amigos. Assim que a quinta pessoa entrasse no esquema, o retorno era quase imediato, escreve o CM.

Nesta rede terão caído militares do Comando de Lisboa, da Unidade Nacional de Trânsito, assim como dezenas de funcionários judiciais e polícias.

Conta ainda o CM que está em curso uma investigação mista do Banco de Portugal e do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP). Questionada pelo Sapo 24, a a Procuradoria-geral da República confirmou a “existência de um inquérito, o qual teve origem numa comunicação de prevenção de branqueamento (Lei 83/2017 de 18/08)”. Ainda ninguém foi detido, mas uma pessoa terá sido constituída arguida.

Os valores arrecadados com a rede estão na ordem dos milhões de euros, que foram depois transferidos para contas sediadas em países europeus (Alemanha, Estónia e Lituânia).

ZAP //

 

 

 

 

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.