Mega-operação desmantela esquema fraudulento que garantiu 3 milhões em fundos comunitários

Tiago Henrique Marques / Lusa

Está a decorrer uma mega-operação da Polícia Judiciária e da Autoridade Tributária na zona do Grande Porto, no âmbito de uma investigação que envolve uma sociedade do ramo mobiliário que terá implementado um esquema de facturação falsa para amealhar mais de 3 milhões de euros em fundos comunitários.

Em causa estão crimes de branqueamento de capitais, de fraude fiscal, de insolvência dolosa e de fraude na obtenção de subsídios comunitários através da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, como avança a Polícia Judiciária (PJ) em comunicado.

No âmbito da operação, decorreram 22 buscas domiciliárias e não domiciliárias nos soncelhos de Paredes, Paços de Ferreira, Vila Nova de Gaia, Vila do Conde, Santa Maria da Feira e Matosinhos, com a detenção de 7 pessoas com idades entre os 25 e os 50 anos.

“O principal arguido, sócio-gerente de uma sociedade comercial do ramo do mobiliário, engendrou um esquema criminoso recorrendo a um intrincado esquema de facturação fraudulenta, contando para tal com a colaboração e participação de responsáveis de várias outras sociedades”, explica a PJ.

A emissão de facturação falsa terá decorrido, pelo menos, entre Maio de 2015 e Agosto de 2016. Com base neste esquema, os arguidos “apresentaram um projecto de financiamento junto do “Programa Portugal 2020″“, destaca a PJ.

Desta forma, conseguiram averbar “subsídios comunitários de cerca de 3.100.000,00€ (três milhões e cem mil euros)”, valores “dos quais se apropriaram”, transferindo-os para “a sua esfera patrimonial” e “usando-os em proveito pessoal”, segundo a mesma fonte.

As empresas envolvidas no processo foram geridas de “forma ruinosa”, culminando num processo de insolvência da principal sociedade que deixou um passivo de cerca de 10 milhões de euros, com o Estado como “o mais prejudicado”.

A operação incluiu a intervenção de cerca de 70 investigadores da Directoria do Norte da PJ, bem como de inspectores tributários da Direcção de Finanças do Porto da Autoridade Tributária, levando à apreensão de viaturas, de equipamento informático, de telemóveis e de documentação variada.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Emissões que estão a destruir camada de ozono vêm de duas províncias da China

A produção do clorofluorocarboneto (CFC) 11 foi proibida em todo o mundo em 2010. Mas, em 2018, verificou-se que a taxa de declínio do CFC tinha abrandado cerca de 50% desde 2012, o que significava …

O Japão fez um pedido ao mundo: Digam corretamente o nome do primeiro-ministro

Num momento em que se preparam uma série de eventos importantes no Japão, como a cimeira G20 e os Jogos Olímpicos de verão 2020, o ministro dos Negócios Estrangeiros japonês, Taro Kono, fez um pedido …

Ministério Público pede libertação do antigo líder da Juve Leo

O Ministério Público pediu esta sexta-feira a libertação de Fernando Mendes, antigo líder da claque do Sporting Juventude Leonina, justificando o pedido com o grave problema de saúde que enfrenta. Fernando Mendes foi detido a 7 …

Entender o que as pessoas mais temem pode ajudar a prevenir desastres naturais

Entender o que preocupa as pessoas é crucial para enfrentar perigos naturais e para a mitigação dos seus efeitos. Segundo uma análise avançada na quinta-feira, para evitar desastres, a população local, as autoridades municipais e …

Afinal, foi Banksy. Artista confirma autoria de mural em Veneza

O artista Banksy deixou a sua marca em Veneza ao pintar um mural sobre os migrantes no Mediterrâneo, uma certeza que chegou esta sexta-feira através do Instagram do artista, depois das suspeitas levantadas na semana …

"Engarrafamento" no Evereste. Já morreram cinco pessoas

Um norte-americano de 54 anos e uma mulher indiana morreram na quarta-feira na descida do monte Evereste, num dia que ficou marcado por um "engarrafamento" na montanha mais alta do mundo. O alpinista Nirmal Purja …

Se as europeias se disputassem nas redes sociais, ganharia o PAN

Se as eleições europeias, que se realizam no próximo domingo, fossem disputadas nas redes sociais, o Partido das Pessoas, Animais e Natureza, cuja lista é encabeçada por Francisco Guerreiro, teria fortes probabilidades de vencer. A …

Japão. Aplicação que protege as vítimas de assédio nos metros descarregada em número recorde

As mulheres no Japão estão a descarregar a aplicação Digi Police em número recorde. Trata-se de uma aplicação gratuita para 'smartphones', criada pela Polícia Metropolitana de Tóquio com o intuito de proteger as vítimas de …

Explosão em Lyon faz pelo menos oito feridos. Macron fala em "ataque"

Uma explosão de origem desconhecida numa rua pedonal do centro da cidade de Lyon, no leste de França, fez esta sexta-feira pelo menos oito feridos, noticiou a agência AFP. A Reuters adianta que serão dez …

Jesus foi abordado por clubes portugueses (mas só volta para disputar títulos)

O treinador português Jorge Jesus, que em janeiro deixou o comando técnico do  Al Hilal da Arábia Saudita, confirmou ter sido abordado por dois clubes portugueses, não adiantando os nomes dos emblemas.  Em declarações à SportTV …