Mega-operação desmantela esquema fraudulento que garantiu 3 milhões em fundos comunitários

Tiago Henrique Marques / Lusa

Está a decorrer uma mega-operação da Polícia Judiciária e da Autoridade Tributária na zona do Grande Porto, no âmbito de uma investigação que envolve uma sociedade do ramo mobiliário que terá implementado um esquema de facturação falsa para amealhar mais de 3 milhões de euros em fundos comunitários.

Em causa estão crimes de branqueamento de capitais, de fraude fiscal, de insolvência dolosa e de fraude na obtenção de subsídios comunitários através da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, como avança a Polícia Judiciária (PJ) em comunicado.

No âmbito da operação, decorreram 22 buscas domiciliárias e não domiciliárias nos soncelhos de Paredes, Paços de Ferreira, Vila Nova de Gaia, Vila do Conde, Santa Maria da Feira e Matosinhos, com a detenção de 7 pessoas com idades entre os 25 e os 50 anos.

“O principal arguido, sócio-gerente de uma sociedade comercial do ramo do mobiliário, engendrou um esquema criminoso recorrendo a um intrincado esquema de facturação fraudulenta, contando para tal com a colaboração e participação de responsáveis de várias outras sociedades”, explica a PJ.

A emissão de facturação falsa terá decorrido, pelo menos, entre Maio de 2015 e Agosto de 2016. Com base neste esquema, os arguidos “apresentaram um projecto de financiamento junto do “Programa Portugal 2020″“, destaca a PJ.

Desta forma, conseguiram averbar “subsídios comunitários de cerca de 3.100.000,00€ (três milhões e cem mil euros)”, valores “dos quais se apropriaram”, transferindo-os para “a sua esfera patrimonial” e “usando-os em proveito pessoal”, segundo a mesma fonte.

As empresas envolvidas no processo foram geridas de “forma ruinosa”, culminando num processo de insolvência da principal sociedade que deixou um passivo de cerca de 10 milhões de euros, com o Estado como “o mais prejudicado”.

A operação incluiu a intervenção de cerca de 70 investigadores da Directoria do Norte da PJ, bem como de inspectores tributários da Direcção de Finanças do Porto da Autoridade Tributária, levando à apreensão de viaturas, de equipamento informático, de telemóveis e de documentação variada.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo propôs proteção policial a deputadas ameaçadas

O Governo contactou as deputadas bloquistas Joacine Katar Moreira e Beatriz Gomes Dias, bem como a parlamentar não inscrita Joacine Katar Moreira, com uma proposta de proteção policial depois das ameaças de que foram alvo. …

Espanhóis elogiam João Félix após eliminação da Champions. "Só se salvou o que não foi titular"

O Leipzig qualificou-se esta sexta-feira para as meias-finais da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer o Atlético de Madrid, por 2-1, nos quartos de final, no Estádio José Alvalade, em Lisboa. Estreante nas rondas a …

França, Malta e Países Baixos passam para a "lista negra" do Reino Unido

O Reino Unido impôs uma quarentena obrigatória, nesta quinta-feira, para aqueles que chegam ao território britânico a partir de França e dos Países Baixos, após um aumento dos casos de covid-19 nesses dois países. Portugal …

Em 100 anos, não foram encontradas grandes diferenças entre cérebros de homens e mulheres

Em mais de 100 anos de estudos, diferentes equipas de investigadores não encontraram grandes diferenças entre cérebros de homens e mulheres. Desde o século XIX, que se procuram diferenças nos cérebros de homens e mulheres. Gustave …

Há uma galáxia semelhante à Via Láctea no Universo primitivo. É uma "arca do tesouro"

Uma equipa de astrónomos observou uma galáxia muito distante e, consequentemente, muito jovem, semelhante à Via Láctea. A galáxia está tão distante que a sua luz demorou mais de 12 mil milhões de anos a …

O trilionário asteróide Psyche pode ser o resto de um planeta que nunca se formou totalmente

Um novo estudo revela que o trilionário asteróide metálico Psyche se trata do remanescente de um núcleo planetário, que foi destruído durante a fase de acreção, o que fez com que o planeta nunca se …

Disney+ lança subscrição antecipada com desconto

A Disney+ acaba de lançar uma subscrição anual antecipada para Portugal. É possível subscrever o serviço de streaming a partir desta quinta-feira (13), por um preço reduzido. “Os fãs vão poder subscrever o Disney+ em Portugal …

Nasceu a primeira lula editada geneticamente

Uma equipa de cientistas recorreu à ferramenta de edição genética CRISPR para criar a primeira lula modificada geneticamente. Este avanço pode ajudar no estudo de doenças neurodegenerativas. As lulas são um dos animais mais inteligentes do …

O robô humanóide Pepper tem uma nova missão: garantir que toda a gente usa máscara

O robô humanóide Pepper já faz atendimento ao cliente, fornecimento de informações em estações de comboio, venda de smartphones e anotação de pedidos na Pizza Hut. Agora, tem uma nova missão de saúde pública: determinar …

Leipzig 2-1 Atlético | Alemães ganham asas e passam às “meias”

O 2.º semi-finalista desta edição da Liga dos Campeões está encontrado. Na noite desta quinta-feira em Alvalade, o Leipzig venceu o Atlético de Madrid por 2-1 e assegurou uma presença inédita nas meias-finais da prova …