Espionagem feita pelos EUA pode conduzir à “quebra da Internet”

Val Gempis / USAF

-

A espionagem da Internet pelos EUA é uma ameaça grave que pode conduzir à “quebra da Internet”, preveniu na quarta-feira o presidente do conselho de supervisão da Google, Eric Schmidt.

“O impacto é grave e piora”, considerou, prevendo que “o resultado mais simples é do se acabar por partir a internet“.

Schmidt fez estas declarações durante um debate sobre as consequências para o setor tecnológico dos casos de espionagem da Internet pelos serviços de informações norte-americanos, como a Agência de Segurança nacional (NSA, na sigla em inglês), organizado pelo presidente da comissão senatorial das Finanças, Ron Wyden.

Os participantes destacaram em particular o aparecimento de barreiras comerciais disfarçadas, com alguns países a exigirem aos grupos da Internet que alberguem os seus serviços ou os seus dados em servidores instalados localmente em vez de nos EUA.

“A ideia de ter de instalar centros de dados e os próprios dados ao nível regional é fundamentalmente oposto à maneira como a Internet está estruturada”, acentuou Colin Stretch, diretora jurídica da Facebook.

O seu homólogo do serviço de armazenagem em linha Dropbox, Ramsey Homsany, realçou por sua parte as dificuldades que isso pode representar para as empresas tecnológicas que fizeram a celebridade de Silicon Valley.

“Imaginem se (os co-fundadores da Google) Larry (Page) e Sergey (Brin) estivessem na sua garagem e o segundo ponto da sua lista de coisas a fazer fosse construir um centro de dados na Alemanha”, comentou.

Os participantes no debate apelaram aos legisladores norte-americanos para que corrijam as práticas de espionagem na internet, para recuperarem a confiança da comunidade internacional.

Enquanto esperam, entendem necessário tomarem eles próprios em mãos a tarefa de reforçar a segurança e a proteção dos seus serviços e das suas redes.

“Na ausência de melhores leis, estamos todos obrigados a investir em melhores tecnologias“, afirmou Brad Smith, responsável dos assuntos jurídicos na Microsoft. “Se as pessoas do Governo estão inquietas com o encriptamento, invistam nem melhores leis”, acrescentou.

Por várias vezes que as principais empresas tecnológicas dos EUA se queixaram da espionagem da Internet pelos serviços de informações norte-americanos, trazida ao conhecimento do grande público pelo ex-funcionário da NSA Edward Snowden.

O fundador e principal acionista da Facebook, Mark Zuckerberg, chegou a telefonar diretamente ao Presidente norte-americano, Barack Obama, em março, para se queixar da “ameaça” que isso representava.

John Chambers, presidente da fabricante de equipamento de telecomunicações norte-americana Cisco, por seu lado, escreveu a Obama, em maio, queixando-se das práticas da espionagem, por “prejudicarem a capacidade das empresas tecnológicas fornecerem produtos à escala mundial”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-governador brasileiro condenado a mais de 10 anos de prisão

O ex-governador do estado brasileiro de Minas Gerais foi condenado, esta quinta-feira, a uma pena de 10 anos e seis meses de prisão pela Justiça Eleitoral do país. Fernando Pimentel foi considerado culpado dos crimes de …

Áudio das viagens na Uber vai poder ser gravado

A partir de dezembro, a Uber vai passar a oferecer aos utilizadores no Brasil e no México a possibilidade de gravar o áudio da viagem com o objetivo de melhorar a segurança do motorista e …

Mourinho quer ser campeão no próximo ano (e não precisa de reforços)

O treinador português foi oficialmente apresentado como técnico do Tottenham, esta quinta-feira, e diz que já tem em vista a conquista do campeonato na próxima época. José Mourinho admitiu hoje que o título de campeão inglês …

Casal homossexual de pinguins "roubou" um ovo para poder ter a sua família

Um casal homossexual de pinguins de um jardim zoológico na Holanda estava tão ansioso por ter as suas crias que não resistiu à tentação e acabou por roubar um ovo de outro par. De acordo com …

Gabriel renova contrato com o Benfica até 2024

O médio brasileiro renovou contrato por mais uma época com o Benfica, até 2024, anunciou, esta quinta-feira, o clube no seu site oficial. "Estou muito feliz com esta renovação por mais um ano, é uma forma …

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …