/

Espião francês, cúmplice de Latifa, ajuda a esclarecer a fuga da princesa Haya

Hervé Jaubert afirma que Haya terá descoberto que o Emir do Dubai aprisionou a sua filha Latifa, depois desta ter tentado fugir, e teve medo que o mesmo lhe acontecesse.

A fuga da princesa Haya, sexta mulher do Emir do Dubai, terá captado a atenção dos meios de comunicação, que começaram a avançar teorias sobre a sua localização ou motivações da sua fuga.

Esta segunda-feira, em entrevista ao espanhol El Mundo, Hervé Jaubert, um antigo espião francês, afirmou que as fugas da princesa Latifa, no ano passado, podem estar relacionadas com a mais recente fuga de Haya com os seus dois filhos.

Jaubert foi o principal responsável pela fuga de Latifa. Em conjunto com uma finlandesa instrutora de capoeira e confidente da princesa, planearam durante anos a fuga. “A Latifa entrou em contacto comigo pela primeira vez em 2011, porque queria fugir””, contou à publicação espanhola.

Segundo o espião francês, foram traçados dois planos de fuga: um em 2012 e outro em 2015. Em ambas as ocasiões, a princesa cancelou ao último minuto. “Ela cancelou porque queria levar a irmã Shamsa, mas era uma ideia impossível. Deixei que fosse ela a tomar as decisões e a dar-se conta de que a Shamsa não poderia acompanhar-nos. Em 2017, ela mesma descartou a hipótese de levar a irmã”, explicou.

No ano passado, o plano concretizou-se. Latifa e o seu cúmplice conseguiram um visto para entrar na Índia e um segundo para os Estados Unidos, país onde a princesa ficaria a viver. Já em águas indianas, foram surpreendidos com uma frota de mais de 500 homens, dois aviões e vários helicópteros que juntavam forças especiais do Dubai e da Índia.

De março até dezembro desse ano, a princesa ficou desaparecida, pelo que se suspeita que terá sido presa. O espião e a instrutora de capoeira foram interrogados e ameaçados. Se revelassem as informações que tinham em mãos sobre a família real, seriam mortos.

Ambos estão, atualmente, escondidos em parte incerta. O Observador adianta que não são conhecidos os moldes em que foi realizada a entrevista de Hervé Jaubert ao jornal espanhol.

Sobre a mais recente fuga de Haya, a mulher de Mohammed bin Rashid Al Maktoum, o espião francês confirma uma teoria que já tinha sido avançada pelo The Sun, que diz que os motivos da fuga estão relacionados com a descoberta de que o Emir torturava e mantinha como prisioneira a sua filha de um outro casamento, a princesa Latifa.

Segundo esta teoria, corroborada pelo espião, Haya teria fugido com medo da possibilidade do mesmo lhe acontecer.

Hervé Jaubert referiu ainda que a princesa e os seus dois filhos não estão seguros no Reino Unido. “Ela não está segura em Londres porque Mohammed já demonstrou que não respeita a lei internacional.”

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.