Esperança de vida à nascença nos EUA baixa pela primeira vez desde 1993

A esperança de vida à nascença nos Estados Unidos da América diminuiu no ano passado pela primeira vez desde o pico por mortes associadas à Sida, em 1993, revelam dados oficiais divulgados hoje.

A esperança de vida à nascença nos Estados Unidos em 2015 era 78,8 anos, menos 0,1 do que em 2014, segundo o Centro Nacional de Estatísticas de Saúde.

Este recuo é atribuído à mortalidade provocada por Alzheimer, a que mais aumentou no ano passado (mais 15,7%), patologias cardiovasculares (0,9%), doenças respiratórias crónicas (2,7%), problemas renais (1,5%), acidentes (6,7%), ataques cerebrais (mais 3%), diabetes (1,9%) e suicídio (2,3%).

Já a esperança de vida aos 65 anos manteve-se em 2015 e uma pessoa desta idade nos EUA pode esperar viver mais 19,4 anos em média.

Em 2015, morreram mais 86.212 pessoas nos Estados Unidos do que no ano anterior.

“Isto não é habitual”, disse o autor principal do relatório, Jiaquan Xu, um epidemiologista.

“2015 foi diferente de qualquer outro ano”, acrescentou, em declarações à agência de notícias AFP, explicando que há “muito mais mortes” do que nos anos mais recentes.

A esperança de vida à nascença não diminuía nos EUA desde 1993, ano em que a Sida atingiu o pico no país e que, associada a uma epidemia de gripe, resultou num aumento de mortes por pneumonia e gripe.

No mundo, a esperança de vida à nascença aumentou cinco anos entre 2000 e 2015, segundo a Organização Mundial de Saúde.

As mulheres japonesas são quem tem maior esperança de vida à nascença (86,8 anos).

A Serra Leoa tem a esperança de vida mais baixa do mundo: 50,8 anos para as mulheres e 49,3 para os homens.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Eczema, obesidade ou hiperatividade. Crianças que tomam antibióticos muito cedo têm um maior risco de desenvolver doenças crónicas

Crianças com menos de dois anos que tomam antibióticos enfrentam um maior risco de desenvolver doenças crónicas, como é o caso da obesidade, eczema, ou hiperatividade, concluiu um novo estudo levado a cabo nos Estados …

Descoberta "galáxia fóssil" que estava enterrada nas profundezas da Via Láctea

Um grupo de astrónomos, que trabalha com dados de evolução galáctica do Observatório Apache Point do Sloan Digital Sky Surveys (APOGEE), descobriu uma "galáxia fóssil" escondida nas profundezas da Via Láctea. Esta descoberta, que foi publicada …

Júpiter e Saturno vão unir-se no céu como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média

Júpiter e Saturno vão "unir-se" no céu, no próximo mês de dezembro, como um "planeta duplo" pela primeira vez desde a Idade Média. Estes gigantes do Sistema Solar estão atualmente muito próximos quando vistos da Terra …

Sacavenense 1-7 Sporting | Sporting goleia Sacavenense e segue em frente na Taça

O Sporting goleou o Sacavenense por 7-1, na terceira eliminatória da Taça de Portugal em futebol, ‘castigando’ em demasia a equipa do Campeonato de Portugal, incapaz de contrariar a supremacia ‘leonina’ em toda a linha. Nuno …

The Crown baseia-se em "muita conjetura e muita invenção", diz irmão da princesa Diana

Desde a estreia da quarta temporada, The Crown tem dado muito que falar na família real britânica. Além das acusações feitas por amigos do príncipe Carlos, que consideram que a Netflix está a explorar a …

Nativos ancestrais do Novo México derretiam gelo para sobreviver às secas

Os habitantes ancestrais do árido Novo México sobreviveram a períodos de seca extrema, durante o primeiro milénio, ao derreter o gelo acumulado em tubos de lava profundos. De acordo com a agência Europa Press, a equipa …

Cristiano Ronaldo candidato a melhor da época e do século nos Globe Soccer Awards

O internacional português está entre os nomeados para melhor jogador do ano da Globe Soccer Awards e integra ainda, com Luís Figo, a lista dos candidatos a futebolista do século XXI. Cristiano Ronaldo integra a lista …

Os desenhos de da Vinci escondem um mundo de bactérias e fungos

Leonardo da Vinci é famoso pelas suas obras de arte elaboradas e cheias de nuances. Mas um novo estudo revelou um outro nível de complexidade nos seus desenhos: um mundo oculto de minúsculas formas de …

Bandeira anticorrupção de Bolsonaro caiu. Agora, terá que encontrar outro slogan

A Lava Jato levou à condenação de políticos, enquanto a eleição de Jair Bolsonaro colocou no poder um político que prometeu erradicar a corrupção e que para seu ministro da Justiça nomeou o juiz anticorrupção …

O Prodigium é um iate-tubarão luxuoso (e um dos maiores navios do mundo)

O Lazzarini Design Studio revelou o seu mais recente conceito de um mega iate, o Prodigium. O King of the Seas, como também é conhecido, tem a forma de um tubarão gigante e mede 153 …