Espanha. Vox recusou assinar declaração sobre violência de género

elentir

O líder do Vox, Santiago Abascal

O Vox, partido espanhol de extrema-direita, recusou-se esta segunda-feira a assinar uma declaração multipartidária de condenação da violência contra mulheres.

O secretário-geral do Vox, Javier Ortega Smith, que integra o conselho municipal da capital espanhola e o Parlamento nacional, argumentou, de acordo com o semanário Expresso, que a declaração no Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres tratava apenas um lado da violência de género.

Num discurso recebido com gritos de raiva, Ortega Smith condenou o que apelidou de “negacionistas” da violência de género. “Também há homens que sofrem violência por parte das mulheres e que são mortos pelas suas esposas”, disse, citado pela agência de notícias Reuters.

José Luis Martínez-Almeida, do PP e presidente da Câmara de Madrid, condenou estas declarações. “O que fez aqui hoje não é política, é pose política”, disse.

Também o líder nacional dos populares, Pablo Casado, tentou distanciar o seu partido do aliado de extrema-direita, instando outras forças políticas a “juntarem forças para lutar contra os agressores”.

A vice-presidente do Governo em funções, Carmen Calvo, acusou o Vox de ter vindo para protagonizar “um importante desafio à democracia”, tendo começado “com este”.

Nas eleições de 10 de novembro, o Vox tornou-se o terceiro maior partido no Parlamento espanhol, mais do que duplicando o seu número de deputados.

Esta é a primeira vez, desde uma lei histórica de 2004 sobre violência de género, que a Câmara Municipal de Madrid não consegue apresentar uma declaração subscrita por todos os partidos.

Desde 2003, foram mortas 1.024 mulheres pelos seus parceiros. Até ao momento, foram mortas 52 mulheres só este ano. A vítima mais recente, uma mulher de Tenerife, terá sido assassinada pelo seu parceiro esta segunda-feira.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …