Espanha vai abraçar a semana de 4 dias de trabalho como parte de uma nova (e longa) experiência social

Em Espanha, cerca de 200 empresas vão aderir à semana de trabalho de quatro dias, uma iniciativa que irá durar três anos e que tem como objetivo avaliar este modelo de trabalho.

De acordo com o Inverse, o Governo espanhol vai suportar o protejo-piloto através de um fundo de 50 milhões de euros a ser distribuído pelos participantes para cobrir todas as despesas relacionadas com a implementação da semana de trabalho de quatro dias.

No início do ano, o Más País, um pequeno partido de esquerda espanhol, anunciou que o Governo havia aceitado a sua proposta para testar a ideia e, desde então, têm decorrido as primeiras negociações. “Com a semana de trabalho de quatro dias (32 horas), abrimos um autêntico debate dos nossos tempos”, escreveu Iñigo Errejón, do Más País, no Twitter.

“É uma ideia cujo tempo chegou.”

O político considera que “trabalhar mais horas não significa trabalhar melhor”. Esta experiência vai fornecer mais detalhes ao implementar a semana de trabalho de quatro dias durante um longo período de tempo, uma mais-valia se comparada com experiências semelhantes anteriores.

Andrew Barnes, fundador do Perpetual Guardian, salientou que as conclusões da experiência espanhola serão inestimáveis ​​para os investigadores interessados ​​em saber se a semana de trabalho de quatro dias é eficaz.

“Esperamos que Espanha forneça dados macro que levem os Governos a olhar para a semana de quatro dias de trabalho como um método para abordar questões sociais, produtividade e para desenvolver programas para ajudar as empresas a implementá-lo”, acrescentou.

O que diz a Ciência?

Um estudo de 2015, publicado na Education Finance and Policy, analisou este modelo de trabalho e os resultados revelaram um impacto positivo no desempenho de alunos do ensino básico, bem como no dos professores. Em relação a estes últimos, a experiência reduziu a rotatividade e o absentismo.

Mark Anderson, professor de economia e economia agrícola da Montana State University, acredita que estes resultados podem ser verificados também noutros setores de atividade e evidenciou que a literatura existente sobre a semana de trabalho de quatro dias mostrou que este modelo está frequentemente associado à maior satisfação do trabalhador.

“No geral, acho que trabalhadores mais felizes são também trabalhadores mais produtivos”, afirmou Anderson.

A ciência apoia a suposição do professor universitário. Um artigo de 2019 da Saïd Business School, da Universidade de Oxford, concluiu que o “efeito causal da felicidade” levou a aumentos na produtividade e impulsionou as vendas num dos maiores empregadores privados do Reino Unido, a British Telecom.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Este caminho foi seguido pelos sujeitos no poder na Venezuela, dando os resultados que deu – fome e miséria por todos os rincons do país e desgraça na moeda, bolívar, que desvalorizou de tal forma que um dolar vale no mercado oficial com 1 700 000!!!!! Se Espanha continuar assim, em pouco tempo vamos ter que ajudar os nuestros hermanos a sobreviver… Aquele Sanches mantém a agenda que o apátrida Soros lhe impõs!

    • Por você devíamos trabalhar 7dias por semana, 12h/dia e mesmo assim estávamos a ser preguiçosos!
      Basta ver pelos lucros de milhões de empresas que são contra estas medidas, que as mesma são possíveis abdicando de meia dúzia de tostões para essas empresas, coisa que largar mais 300/400€ mês não lhe agrada porque é menos um iPhone para a amante e para a mulher por ano

RESPONDER

Concluídas obras de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame em Paris

A fase de segurança e consolidação da catedral de Notre-Dame, em Paris, quase destruída num incêndio há mais de dois anos, terminou, dando lugar à etapa de restauro, anunciaram este sábado as autoridades. Em 15 de …

Certificados de vacinação emitidos por países terceiros reconhecidos para viagens aéreas

Os certificados de vacinação e de recuperação emitidos por países terceiros passam a ser reconhecidos para viagens aéreas, deixando de ser exigido teste negativo e quarentena quando esta seja aplicável em função da respetiva origem, …

Rui Costa, Benfica

Acções do Benfica com comissão milionária a Carlos Janela. Em AG muito quente, sócios gritaram, mas não puderam votar

A Assembleia-Geral (AG) Extraordinária do Benfica de sexta-feira à noite foi muito quente, com cânticos, protestos e pedidos de demissão dos sócios. Enquanto isso há novos dados sobre o negócio de venda das acções do …

"Não tem passado de figurante". Fenprof diz que sistema educativo bloqueava se dependesse do ministro

O secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), Mário Nogueira, considerou, esta sexta-feira, que sistema educativo em Portugal já tinha bloqueado se dependesse do trabalho do ministro da Educação e do Governo, realçando que o …

País "esqueceu-se de que existe engenharia". Especialistas criticam recomendação da DGS para ventilação nas escolas

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a ventilação nas escolas ficam aquém do que seria necessário, dizem especialistas. Tendo em conta que a covid-19 se transmite por aerossóis, é importante que exista uma boa ventilação …

O "ar salazarento" dos ministros na campanha do PS. Temido usou carro do Governo e pode ter cometido crime

A presença de ministros na campanha dos candidatos socialistas às autárquicas está a causar polémica, sobretudo no Porto, com Rui Moreira a criticar "o ar salazarento de chapelada" do PS. Marta Temido, ministra da Saúde, …

Ataques aéreos dos EUA mataram até 48 mil civis em 20 anos. Pentágono admite morte de civis em Cabul

Uma investigação independente concluiu que entre 22 mil e 48 mil civis morreram vítimas de ataques aéreos das forças dos EUA desde o 11 de Setembro. O Pentágono admitiu também que o ataque a um …

Fernando Pimenta é campeão do mundo em K1 1.000 (e aponta a "mais medalhas" do que os golos de Ronaldo)

O canoísta Fernando Pimenta sagrou-se campeão mundial de K1 1.000 metros, ao bater o húngaro Balint Kopasz na final, nos Mundiais de Copenhaga, aumentando para dois os pódios de Portugal na Dinamarca. Na pista quatro, Pimenta …

MNE garante que todos os afegãos que trabalharam com o Exército português foram retirados do país

O ministro dos Negócios Estrangeiros garantiu esta sexta-feira que o Governo apoiou a retirada de todos os afegãos que trabalharam com as forças portuguesas no Afeganistão, reconhecendo ser "provável" alguns não terem respondido aos contactos. "Nós …

"Não quero ser arrogante: o melhor médio da Premier League sou eu"

Yves Bissouma joga no Brighton e tem despertado o interesse de clubes ingleses de outro nível. Cresceu no Mali ao serviço do Majestic SC, passou pelo AS Real Bamako antes de rumar à Europa. Começou por …