Espanha salva vagão de comboio histórico que a CP ia mandar para a sucata

27

Centro de Estudios Históricos del Ferrocarril Español / Facebook

Vagão JSF 50002 foi utilizado pela Companhia dos Caminhos-de-ferro do Minho e Douro para transportar mercadorias.

O “vagão J”, uma peça histórica única com mais de 130 anos, era um incómodo para a CP – Comboios de Portugal, que ameaçou com a sua demolição e venda para a sucata. Mas o Centro de Estudos Históricos da Ferrovia Espanhola “salvou” o veículo que foi construído em 1885.

Construído na Bélgica pela Usines de Morlanwelz, o vagão JSF 50002 foi utilizado pela Companhia dos Caminhos-de-ferro do Minho e Douro para fazer o transporte de mercadorias, entre Portugal e Espanha.

A peça com mais de 130 anos passou a integrar a frota da CP a partir de 1947, mas depois de ter deixado de ser funcional, tornou-se num incómodo, apesar do seu valor histórico.

Em 2007, o “vagão J”, como ficou conhecido, foi “salvo” da demolição por três amigos portugueses, Paulo Alexandre, Armando Lobato e Rui Barbeiro, entusiastas dos comboios, que pagaram 2 mil euros à CP pelo veículo, como relata o Público.

O objectivo era oferecer o vagão ao Museu Nacional Ferroviário, que se prontificou a receber a peça. O transporte até lá, desde a Régua, onde estava estacionado, deveria ser feito pela Fundação Museu Nacional Ferroviário.

A recuperação do veículo deveria ser feita na EMEF, Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário da CP, e paga pelos três amigos. Só que a EMEF nunca apresentou um orçamento para a recuperação, como relatam os amigos ao Público.

“No início deste ano fomos surpreendidos com uma carta da CP a dizer que tínhamos de retirar o vagão das oficinas ou passaríamos a pagar mil euros mais IVA, por mês, de taxa de estacionamento”, conta Paulo Alexandre ao jornal.

A CP ainda acrescentava que, “após 31 de Dezembro”, se o vagão não fosse retirado do local, seria considerado “perdido a seu favor, sendo demolido e vendido para sucata“, acrescenta Paulo Alexandre.

Foi assim que estes entusiastas dos comboios entraram em contacto com o Centro de Estudos Históricos da Ferrovia Espanhola que em apenas duas semanas, se comprometeu a fazer o resgate do vagão, levando-o para Barcelona.

O vagão chegou ao Parque Ferroviário de Martorell, em Barcelona, na passada segunda-feira, 30 de Julho, conforme relata o Público. E vai ficar em exibição ao público naquele local, depois de ser restaurado.

Da parte da CP argumenta-se, em nota enviada ao jornal, que o vagão não é sua propriedade “há mais de dez anos” e que não foi possível proceder à sua recuperação por falta de “disponibilidade de recursos humanos na EMEF”.

A empresa também alega que, “face à necessidade de espaço em Contumil [onde o vagão estava estacionado para ser restaurado, nas oficinas da CP] para a manutenção e parqueamento de material da CP, foi solicitada ao proprietário a sua remoção”.

O Centro de Estudos Históricos da Ferrovia Espanhola, uma associação privada de apaixonados dos comboios, destaca no seu perfil do Facebook que o “vagão J” é “uma peça histórica de elevadíssimo valor cultural“, sendo uma das poucas “sobreviventes” do seu tempo.

SV, ZAP //

27 Comments

  1. Mais uma vez o português a querer aproveitar-se de gente de boa fé! Em Portugal é tão triste o que está a acontecer! Isto é mais um exemplo da pouca vergonha a que isto está a ficar! No meio desta trapalhada, quem ficou bem visto foram os espanhóis, para variar! Eles é que são um país desenvolvido. Eles é que ganharam com isto. Por cá, andamos nisto….a querer ser um país da EUROPA mas que da EUROPA pouco ou nada tem…Enfim….Fomos grande no mundo, e em perto de 800 anos de história, em vez de evoluirmos, estamos constantemente a regredir…

    • Só palermices (assim como o titulo da noticia)!
      Tal como até está no corpo da noticia, quem salvou o vagão foram 3 portugueses, que mais tarde pediram ajuda a uma associação espanhola!!
      E, a CP não ia mandar nada para a sucata porque o vagão não era deles!
      Se não queres “regredir”, tens que começar a ler as noticias até ao fim, e, se não querias os espanhóis a ajudar, aparecias lá tu com o dinheiro para fazer o restauro!!
      Porque escrever disparates ainda não ajuda a restaurar vagões…

      • Quando é que basas daqui?

        Este espaço é livre, onde as pessoas dão a sua opinião e dizem o que pensam. Apesar dessa liberdade te conferir esse direito não te dá qualquer mérito moral já que as tuas opiniões não passam de uma defesa constante e, já cansativa, de um determinado partido, que nem sequer é difícil perceber qual. Os políticos já tem praticamente tudo controlado e contaminado com as suas tretas, ao menos deixem estes espaços puros e sem contaminação para as pessoas comuns se possam expressar.

        As pessoas vão comentando um ou outro assunto que lhes interessam agora tu (na realidade Eu como assinas) estás sempre em todas e só a responderem ao que os outros comentam e não propriamente a comentar. Já cansas… e se basasses? fazias um favor a todos. Essas tretas que costumas dizer já são defendidas todos os dias na AR e na TV… é o que dá os políticos descerem tão baixo que até já pagam para ter palhaços a responder a tudo que é comentário menos favorável.

      • Assino por baixo. Estes palhaços (os verdadeiros artistas de circo que me perdoem a comparação), são pagos para andarem pelos online, pelas redes sociais a tentarem desestabilizar quem ainda acredita nos jagunços dos políticos. Não é só este. Existem mais. Fedem!

      • “Quando é que basas daqui?
        Este espaço é livre…”
        Lindo…
        .
        E numa notícia sobre um vagão falar de partidos e de políticos só revela as tuas limitações…

      • Apoiado! Vamos pôr o Eu! daqui para fora!
        Este gajo acho que é vendedor de produtos alimentares pelo interior do país e só diz disparates.

  2. Áli para o Pedro …..
    800 anos duma história cheia de pelintrices … de falências .. roubos .. mortes .. inquisição … e finalmente voltamos outra vez ao mesmo …. novamente falidos…

    • Deixe de ser ignorante e exibir isso como se fosse uma virtude! Temos 800n anos de História como país e mais ainda como povo, e como todos povos do mundo, tivemos momentos de excepção e glória como de decadência e falências, mas continuamos aqui. Falência, roubos, mortes, inquisição (a Inquisição é desculpa para todos os ignorantes, como se só tivesse sido negativa ou andasse para aí a matar tudo e todos, mas não se pode exigir mais a ignorantes) todos os tiveram, não somos excepção em nada a não ser no momento que mais nos enobreceu As Descobertas e Expansão, por muito que custe engolir esse facto a muitos. Eramos um povo pequeno que conseguiu o que os grandes não conseguiram fomos os primeiros a ter a noção de como de facto é o mundo, todos os outros chegaram em segundo e copiaram, esse é o nosso maior legado e herança. Se não gosta mude-se pra outra pátria que esteja mais de acordo com os seus retorcidos conceitos, quiçá irá encontrá-los em Marte!

  3. Que esperar de uma empresa onde pelos vistos cada qual tenta fazer o menos possível e comandada por um grupo de sindicalistas que a levaram há situação que todos conhecemos através da comunicação social, esta irá fazer parte do grupo Setenave, Lisnave, Siderurgia Nacional, Cuf, Sorefame, entre outras, é o que temos e muitos sentem-se bem satisfeitos com tudo isto.

  4. e nós salvámos os miró (espanhóis) que o catedrático da treta queria mandar pró lixo (quanto é que lhe renderia aquele incómodo).

  5. A parasitagem instalada na administracao tudo absorve, nao sobra nada, nem para as coisas mais elementares.Pobre pais que tanto jabardo sustenta.

  6. Que pena ter ido para Espanha. O vagão poderia ser restaurado e ficar pousado numa rotunda qualquer, como um monumento simbólico. Era fixe…

  7. Excelente notícia , vou aproveitar para a próxima vez que for a Barcelona visitar esse museu que deve ser excelente uma vez que até material que não serve para Portugal está lá,este caso fez-me lembrar o comboio real que estava a apodrecer em Santarém e tiveram os holandeses que o levar para o excelente museu ferroviário de Utrek onde esteve em exposição de destaque e aonde eu tive que ir para poder apreciar esse monumento da nossa história , já agora porque é que ninguém sugere aos Italianos se não querem levar o foguete eu prometo que assim que o recuperaram eu vou logo vê-lo a Itália xau

  8. Museu Nacional Ferroviário, que se prontificou a receber a peça é quem devia preocupar-se com o restauro e transporte para o museu,já que é um vagão histórico.
    Mais uma vez,como não havia contrapartidas e luvas,mas sim despesas …puff, vai para um museu Espanhol onde fica melhor e de carinha lavada.

  9. Se não é para recuperar nada neste País… Acabe se com os tachos e panelas nos organismos públicos… Porque é que se tem de pagar as entradas nos museus se nada se recupera… Os portugueses a única coisa que estão preocupados é com a data em que os políticos aparecem para distribuir selfies com o pagode. Não estão preocupados com os milhões que são gastos em passeatas que são feitas aos fins de semana e feriados pelos políticos com as suas comitivas… Não querem saber da destruição da Lisnave, Setenave… Edp… Ctt… Pt… Cp… Tanstejo… Metros… Carris… É preverivel pagarem a Espanhóis para alugarem carruagens aos Portugas… Ter linhas férreas do tempo do rei D. Carlos… Barcos da Transtejo a caírem de podres… É disto que o povinho gosta… Venham cá umas selfies para poder colocar no Facebook… Quando a fruta apodrece a solução é o lixo… Como anda todo mundo cego… É só deixar andar que ninguém vai tropeçar…

  10. Bem só tenho que dizer que na verdade em Portugal não há amor por aquilo que é história,melhor dito quem tem nas mãos o poder de fazer não faz nem deixa fazer,e não faz porque não tem talento para fazer,e não deixa fazer porque tem inveja de quem tem talento sem ser invejoso,não tenho nada contra da história de Portugal porque a história são feitos bons e maus ainda bem que temos história,mau seria se não a tivéssemos, os erros cometidos em tempos do passado mais antigo foram fruto da herança que recebemos, sabemos que passaram por cá as civilizações mais barbaras e todas deixaram o bom e o mau,e algumas só mau, eu só sou contra que hoje no século 21 os nossos grandes nos tratam como há 500 anos para eles tem tudo de borla à custa do zé povinho,e teimam a julgar que somos burros, então não sabem que a sabedoria desde o principio do século 20 é obrigatória,e que qualquer pessoa tem acesso à informação,se se deixassem de guerras políticas e trabalhassem, é que davam por bem empregue o dinheiro que recebem porque o povo anda a manter partidos e não a governar Portugal.Já agora se esses países que tanto algumas pessoas enaltecem
    são assim historicamente tão fabulosos como puderam e podem continuar a cometer a desigualdade intolerância o atropelo o abuso o ràcismo e outras coisas mais, então só nós não podemos falhar? os outros também falharam connosco e não só, e continuam a falhar.

  11. O godinho (corja do vara e outros badamecos) faz muita falta aos ilustres e supremos gestores da CP…
    Segundo noticia recente estao parados 50% dos comboios portugueses, será que aguardam que a dita cuja quadrilha de ladroes das sucatas, reinicie actividade?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.