Espanha inicia projeto-piloto para transporte de milho ucraniano via comboio

Espanha arrancou com um projeto-piloto que permitirá transportar 600 toneladas de milho via comboio desde a Ucrânia até Barcelona, sendo uma alternativa ao transporte marítimo, anunciou esta quarta-feira o Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana.

Numa nota publicada na sua página oficial, o ministério informou que a rede de transportes Renfe Mercancías enviou já 25 contentores até à fronteira entre a Polónia e a Ucrânia para transportar este cereal até Espanha.

“O governo espanhol procura demonstrar a viabilidade técnica e económica do transporte ferroviário dos cereais através da linha que atravessa a Europa desde Lodz, na Polónia, até Barcelona”, referiu a entidade no comunicado.

Os contentores partiram na terça-feira de Madrid em direção à Polónia, estando o seu regresso a Barcelona previsto para o início de setembro.

Segundo o ministério, estava previsto o transporte de uma carga maior, mas, devido à reabertura dos portos ucranianos, esta foi reduzida para 600 toneladas. Contudo, esta iniciativa servirá para comprovar a viabilidade de uma solução ferroviária.

A Rússia e a Ucrânia assinaram no final de julho acordos separados com a Turquia e a ONU para a retoma da exportação de cereais de três portos ucranianos, encerrados desde o início da guerra, em 24 de fevereiro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.