/

Espanha prepara-se para decretar estado de alerta

Mariscal / EPA

O Governo espanhol prepara-se para decretar estado de alerta em todo o território, depois de ter colocado a região de Madrid neste nível de alerta.

A notícia é avançada este sábado pelo jornal espanhol El País, que dá conta que a medida poderá ser aprovada já este domingo, dia em que se espera a realização de uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros de Pedro Sánchez.

Terão sido várias as comunidades autónomas a exercer pressão sobre o Governo espanhol para que a medida fosse aprovada por causa do aumento de novas infeções em todo o país, escreve o semanário Expresso que cita o diário espanhol.

Madrid, a Comunidade Valenciana, Castela e Leão, Múrcia, o País Basco, Catalunha, La Rioja, Astúrias, Navarra, Castilla La Mancha, Estremadura e Andaluzia terão sido algumas da regiões a pressionar o Governo para a aplicação do estado de alerta no país, que já esteve em vigor em território espanhol em março passado, durante a primeira vaga.

O estado de alerta, precisa o Expresso, permite que o Governo “limite a circulação ou permanência de pessoas ou veículos em horários e lugares determinados”

O líder do Executivo, Pedro Sánchez garantiu esta sexta-feira que a situação no país “é muito grave” e que “vêm aí meses duros”, admitindo implementar novas restrições.

Quase 20.000 casos diários

O Ministério da Saúde espanhol notificou esta sexta-feira 19.851 novos casos de covid-19, 8.293 nas últimas 24 horas, pelo que o total de contágios subiu para 1.046.132 desde o início da pandemia. Segundo os dados oficiais, foram registadas mais 231 mortes, elevando o total de óbitos para 34.752.

Madrid, que entrou este sábado em regime de recolher obrigatório, continua como a comunidade espanhola com maior número de contágios nas últimas 24 horas, com 2.027 (24% do total), à frente de Aragão (1.187), País Basco (920), Catalunha (888), Galiza (530), Andaluzia (523) e Navarra (469).

Nos últimos 14 dias, o índice de incidência acumulada (casos por 100.000 habitantes) é de 361,66 (superior em mais 12 pontos do que na véspera), bem como a pressão hospitalar, que subiu de 11,8 para as 12,11, e a ocupação das unidades de cuidados intensivos passou de 21,85 na quinta-feira para 22,84 esta sexta-feira.

Entretanto, e com a pressão dos novos casos diários, a comunidade de Madrid vai proibir as reuniões sociais a partir de sábado em toda a região desde a meia-noite até às 06:00 entre as pessoas que não vivam em conjunto, tanto em espaços públicos como privados.

A partir da próxima segunda-feira, vai restringir a mobilidade em 32 zonas básicas de saúde onde não se poderá nem entrar nem sair, salvo por razões justificadas.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,1 milhões de mortos e mais de 41,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço da agência AFP.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.