Espanha expulsa herdeiros de Franco do palácio de verão do ex-ditador

Esta quinta-feira, o Governo espanhol confiscou formalmente o palácio dos herdeiros de Francisco Franco numa cerimónia simples que culminou numa árdua luta legal para expropriar a propriedade.

Já se passaram mais de oito décadas desde que o ditador fascista espanhol, o general Francisco Franco, tomou posse do Pazo de Meirás durante a guerra civil que o levou ao poder.

Desde então, o palácio na região noroeste da Galiza tem servido como uma opulenta residência de verão – primeiro para o próprio ditador e depois para a sua família após a morte de Franco há cerca de 45 anos.

Agora, de acordo com a NPR, Espanha confiscou formalmente o palácio dos herdeiros de Franco. O momento foi um triunfo simbólico para o governo de esquerda da Espanha, que conquistou a posse do palácio numa decisão judicial em setembro e tem pressionado repetidamente para remover ou recuperar outros memoriais que glorificam o reinado de quase quatro décadas do ditador.

A transferência de propriedade é um crédito para “os milhares e milhares de homens e mulheres da Galiza e do resto da Espanha que tentaram fazer deste lugar um direito de nascença de todos“, disse a vice-primeira-ministra Carmen Calvo, em comunicado. “Este foi um objetivo louvável, que dignifica a democracia espanhola, que dignifica a todos nós e que foi impulsionado pelo ativismo de muitas pessoas”.

Calvo disse que o Governo planeia redefinir o propósito do palácio para educar o público sobre o lado negro do reinado de Franco e celebrar o legado de Emilia Pardo Bazán, a prolífica escritora cuja família era dona do solar.

Os partidários de Franco compraram o palácio e doaram-no em 1938. Os seus herdeiros dizem que Franco fez uma compra formal da propriedade em 1941.

Em setembro, a juíza Marta Canales considerou a venda de 1941 fraudulenta e afirmou que o palácio não foi dado a Franco, especificamente, mas sim ao chefe de estado espanhol.

O despejo do Pazo de Meirás não satisfez a Associação para o Resgate da Memória Histórica. O grupo, que se dedica a preservar a memória das violações dos direitos humanos de Franco, disse que a devolução do palácio “não pode terminar sem um processo judicial contra os que o ocuparam ilegalmente e encheram-no com o fruto de um grande saque do património do Estado.”

Há divergências sobre quantas pessoas foram vítimas do regime repressivo de Franco, embora se acredite que mais de 100 mil pessoas foram mortas ou desapareceram durante o seu Governo absoluto na Espanha, desde o fim da sangrenta guerra civil em 1939 até à sua morte em 1975.

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, fez da campanha uma promessa de reavaliar a memória do ditador e como está marcada nos monumentos oficiais.

No ano passado, o Governo exumou os restos mortais de Franco do enorme mausoléu a noroeste de Madrid construído como seu memorial. Os restos mortais foram transportados de helicóptero para um cemitério perto da capital espanhola, onde foi reenterrado ao lado da sua esposa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …

Descoberta de pegadas fossilizadas em Espanha revela a existência de um "berçário" de elefantes

Pegadas fossilizadas foram encontradas numa praia no sul da Espanha e mostram o que pode ter sido o berçário de uma espécie extinta de elefantes. O local costeiro, situado na região de Huelva, estava normalmente coberto …

Morreu aos 98 anos o historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França

O historiador, sociólogo e crítico de arte José-Augusto França morreu este sábado, aos 98 anos, na casa de saúde de Jarzé, perto da cidade francesa de Angers, disse à Lusa a pintora Emília Nadal, sua …

Ventura: "Não vejo outra possibilidade senão a ministra da Saúde ou pedir desculpa ou ser afastada"

O Chega vai questionar formalmente o Governo pelo “facto de a ministra da Saúde ter utilizado um carro do Estado” para ir a uma ação de campanha no Porto na sexta-feira, anunciou este sábado André …