/

Espanha continua tendência de descida. “R” alemão volta a subir para 1,0

1

Narendra Shrestha / EPA

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 301 mortes devido ao novo coronavírus, uma redução em relação às 331 de segunda-feira, havendo até agora um total de 23.822 óbitos, segundo as autoridades sanitárias do país.

De acordo com o Ministério da Saúde espanhol, há 1.308 novos casos, elevando para 210.773 o total de infetados confirmados pelo teste PCR, o mais fiável a detetar o vírus.

Os números diários indicam ainda que, nas últimas 24 horas, há 1.673 pessoas curadas depois de terem contraído a doença, sendo o total de 102.548 desde o início da pandemia.

Com estes números, Espanha mantém a tendência de descida.

Já a Alemanha, que decretou a obrigatoriedade de uso de máscara de proteção nos transportes públicos, viu a sua taxa de contágio voltar a subir para 1,0, segundo dados oficiais do Instituto Robert Koch (RKI).

De acordo com os dados mais recentes, há agora um total de 156.337 casos diagnosticados no país, um aumento de 1.144 em relação ao dia anterior.

De acordo com a entidade responsável pela prevenção de doenças, uma pessoa infetada pode contagiar outra pessoa. Este valor – o R0 – já se situou abaixo do 1,0 e é um dos mais importantes para controlar o abrandamento ou não das medidas de contenção.

O RKI calcula uma subida do número de vítimas mortais de 163 para um total de 5.913. O valor de novos casos curados é nesta terça-feira mais do dobro das novas infeções, isto é, uma subida de 2.900 para um total de 117.400.

O governo de Angela Merkel acredita ser difícil que os alemães possam passar as férias de verão no estrangeiro este ano, mas defende o turismo interno.

“As grandes viagens ao exterior não devem ser possíveis. Tudo aponta para um programa de férias dentro de fronteiras, isso sim, acredito que seja exequível este verão”, sublinhou o responsável de turismo do ministério da Indústria, Thomas Barreias, depois de uma videoconferência com os seus colegas da União Europeia.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 210 mil mortos e infetou mais de três milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 818 mil doentes foram considerados curados. A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Para bem de todos os Espanhóis e Portugueses como vizinhos mais próximos,que este maldito vírus acabe de uma vez pois os povos já sofreram o suficiente.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.