Espanha com mais 655 mortos. Idosos infetados recebidos com pedras e explosivos

Enric Fontcuberta / EPA

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 655 mortos com o novo coronavírus, elevando o balanço total para mais de 4.089 vítimas mortais, de acordo com a atualização diária feita pelas autoridades de saúde do país.

Os números revelam ainda um aumento de 8.578 no número de infetados.

Desde o início da pandemia, o país teve um total de 56.188 casos de covid-19, dos quais 4.089 morreram e 7.015 tiveram alta e são considerados como curados.

De acordo com os mesmos dados, na totalidade do país há 3.679 pessoas em unidades de cuidados intensivos, 16,2% mais do que no dia anterior.

Nesta terça-feira, conta o jornal espanhol El Mundo, um grupo de 28 idosos foram recebidos com pedras e explosivos em La Línea de la Concepción, na província espanhola de Cádid, onde foram realojados pelo Governo depois de terem sido despejados de um de um lar por estarem infetados com a Covid-19.

Alguns populares reuniram-se nos acessos da cidade, visando impedir a entrada das ambulâncias que transportavam os idosos, detalha o semanário Expresso.

Os veículos de transporte médico que transportavam os idosos foram apedrejados e um carro chegou mesmo a atravessar-se no caminho, culminando na detenção de dois homens, de 32 e 25 anos, que seguiam na viatura.

https://twitter.com/LaVanguardia/status/1243095322689261569

Depois de realojados na residência decidida pelo autoridades governamentais, os incidentes continuaram. Os idosos foram cercados por meia centena de populares que ameaçaram tomar medidas se chegassem mais infetados à cidade, obrigando as autoridades a formar um cordão de proteção em torno do edifício.

Já durante a noite, foram lançados vários engenhos explosivos a partir das residência da vizinhança para o alojamento que acolheu os idosos. Não há registo de pessoas feridas.

ZAP // Lusa

 

 

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Vergonhoso o comportamento desses cidadãos espanhóis, que deveriam perder esse estatuto e ser-lhes atribuído o título de energúmenos espanhóis. A História não lhes perdoará. Que se envergonhem de si próprios, sempre que um espelho lhes surja pela frente. Pelos vistos, alguns setores da sociedade espanhola ainda não se libertaram da Idade Média, e cada vez mais se compreende como a Inquisição só poderia ter nascido mesmo aqui ao lado!

  2. Concordo com que foi dito. Acrescento que a inquisição alastrou a muitos outros lugares nomeadamente a Portugal de brandos costumes. É nossa obrigação estar atentos a estes fenómenos também na nossa terra.

  3. Só há uma coisa a desejar a essa espécie de cidadãos, que não tenham a sorte de chegar a velhos para que não passem por uma situação destas ou parecida, são os meus votos!.

  4. Trabalha-se uma vida a criar estes animais para depois de velhos serem agredidos pelos mesmos.
    O Estado é culpado porque não dá condições aos seus funcionários (mascaras, luvas, etc..) e, depois estes contaminam terceiros.

RESPONDER

Mais seis mortes e 232 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, nesta segunda-feira, mais seis mortes por covid-19 e mais 232 novos casos, dos quais 195 na região de Lisboa e Vale do Tejo. O boletim epidemiológico desta segunda-feira, divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), …

Quebras no turismo triplicam desemprego no Algarve

O desemprego no Algarve aumentou mais de 200% em maio para quase 28 mil desempregados, atingindo sobretudo o setor da hotelaria, que desespera pela chegada de turistas para atenuar o "golpe" de quase três meses …

Marques Mendes elogia "voz independente" de Medina (e diz que a TAP pode ser um crematório político)

Luís Marques Mendes elogiou neste domingo as críticas que o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, fez ao combate à pandemia, considerando ainda que a resolução da TAP, que culminou na saída de David …

O “Grenadier” já não vai ser português. Fabricante automóvel Ineos desiste de fábrica em Estarreja

A INEOS Automotive, empresa do ramo automóvel, transmitiu à Câmara de Estarreja que vai suspender o investimento de 300 milhões de euros numa fábrica no concelho, revelou este domingo fonte municipal. "A empresa transmitiu à Câmara …

Grécia e Austrália recuam na abertura de fronteiras. Marrocos isola cidade após recorde de casos

Grécia e Austrália anunciaram neste fim-de-semana um recuo na abertura das suas fronteiras, enquanto que Marrocos isolou uma cidade após um número recorde de novas infeções de covid-19 registadas em 24 horas. A Grécia anunciou …

Dinheiro dos pobres usado para "vida de luxo". Presidente, mulher e filha da Mão Amiga acusados

O presidente da Associação Mão Amiga, em Gulpilhares, Vila Nova de Gaia, a mulher e a filha foram acusados pelo Ministério Público (MP) de usarem o dinheiro da instituição para pagarem uma "vida de luxo". …

Fisco tem por cobrar 15 mil milhões de euros em impostos

O Jornal Económico escreve esta segunda-feira que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) tem por cobrar 14.919 milhões de euros em impostos. De acordo com o diário de economia, mais de metade da dívida dos contribuintes está …

"Armada espanhola" assegura 70% do mercado das obras públicas em Portugal

As empresas espanholas estão a assegurar 70% do mercado das obras públicas em Portugal, escreve esta segunda-feira o jornal Público, citando uma análise ao Portal Base, às obras públicas acima de sete milhões de euros No …

"Oitavos" da Liga dos Campeões não vão ser jogados em Portugal

A UEFA cedeu à pressão dos clubes e decidiu que os encontros da segunda mão dos oitavos-de-final vão ser disputadas nos respetivos estádios dos clubes. Os encontros por jogar relativos aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões …

Turmas repartidas e aulas ao sábado. O que muda no novo normal do Ensino Superior

Para o regresso às aulas do Ensino Superior no próximo ano letivo, as universidades estão a preparar medidas que permitam cumprir as regras sanitárias e zelar pela aprendizagem dos seus alunos. Se tudo correr como planeado, …