Espanha com mais 655 mortos. Idosos infetados recebidos com pedras e explosivos

Enric Fontcuberta / EPA

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 655 mortos com o novo coronavírus, elevando o balanço total para mais de 4.089 vítimas mortais, de acordo com a atualização diária feita pelas autoridades de saúde do país.

Os números revelam ainda um aumento de 8.578 no número de infetados.

Desde o início da pandemia, o país teve um total de 56.188 casos de covid-19, dos quais 4.089 morreram e 7.015 tiveram alta e são considerados como curados.

De acordo com os mesmos dados, na totalidade do país há 3.679 pessoas em unidades de cuidados intensivos, 16,2% mais do que no dia anterior.

Nesta terça-feira, conta o jornal espanhol El Mundo, um grupo de 28 idosos foram recebidos com pedras e explosivos em La Línea de la Concepción, na província espanhola de Cádid, onde foram realojados pelo Governo depois de terem sido despejados de um de um lar por estarem infetados com a Covid-19.

Alguns populares reuniram-se nos acessos da cidade, visando impedir a entrada das ambulâncias que transportavam os idosos, detalha o semanário Expresso.

Os veículos de transporte médico que transportavam os idosos foram apedrejados e um carro chegou mesmo a atravessar-se no caminho, culminando na detenção de dois homens, de 32 e 25 anos, que seguiam na viatura.

https://twitter.com/LaVanguardia/status/1243095322689261569

Depois de realojados na residência decidida pelo autoridades governamentais, os incidentes continuaram. Os idosos foram cercados por meia centena de populares que ameaçaram tomar medidas se chegassem mais infetados à cidade, obrigando as autoridades a formar um cordão de proteção em torno do edifício.

Já durante a noite, foram lançados vários engenhos explosivos a partir das residência da vizinhança para o alojamento que acolheu os idosos. Não há registo de pessoas feridas.

ZAP // Lusa

 

 

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Vergonhoso o comportamento desses cidadãos espanhóis, que deveriam perder esse estatuto e ser-lhes atribuído o título de energúmenos espanhóis. A História não lhes perdoará. Que se envergonhem de si próprios, sempre que um espelho lhes surja pela frente. Pelos vistos, alguns setores da sociedade espanhola ainda não se libertaram da Idade Média, e cada vez mais se compreende como a Inquisição só poderia ter nascido mesmo aqui ao lado!

  2. Concordo com que foi dito. Acrescento que a inquisição alastrou a muitos outros lugares nomeadamente a Portugal de brandos costumes. É nossa obrigação estar atentos a estes fenómenos também na nossa terra.

  3. Só há uma coisa a desejar a essa espécie de cidadãos, que não tenham a sorte de chegar a velhos para que não passem por uma situação destas ou parecida, são os meus votos!.

  4. Trabalha-se uma vida a criar estes animais para depois de velhos serem agredidos pelos mesmos.
    O Estado é culpado porque não dá condições aos seus funcionários (mascaras, luvas, etc..) e, depois estes contaminam terceiros.

RESPONDER

Governo aberto para suspender pagamento por conta do IRC

O deputado do PEV José Luís Ferreira afirmou hoje que o Governo demonstrou abertura para suspender este ano o pagamento por conta do IRC e para criar um fundo de tesouraria destinado às pequenas e …

Consumo de vinho aumentou "acentuadamente" durante confinamento

Um estudo europeu divulgado esta segunda-feira concluiu que a frequência do consumo de vinho "aumentou acentuadamente" em Espanha, França, Itália e Portugal com o confinamento e que as principais fontes de abastecimento foram os supermercados …

João Félix lesiona-se a poucos dias do regresso da La Liga

João Félix contraiu uma lesão no ligamento lateral interno do joelho esquerdo durante um treino, informou esta segunda-feira o Atlético de Madrid. "João Félix sofreu uma entorse do ligamento colateral medial de baixo grau do joelho …

"Agiu com responsabilidade, legalidade e integridade". Boris Johnson segura assessor

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, apoiou este domingo o seu principal conselheiro, Dominic Cummings, acusado de violar as regras de confinamento impostas para combater a pandemia covid-19, assegurando que o assessor agiu legalmente e com …

Dieselgate. Volkswagen condenada a indemnizar cliente

A justiça alemã condenou hoje a Volkswagen a indemnizar em parte um cliente que comprou um automóvel equipado com um motor diesel falsificado, numa sentença que deve influenciar dezenas de milhares de processos cinco anos …

Caso prazo das moratórias não seja alargado "terão de ser criadas outras medidas extraordinárias"

Caso as "as moratórias dos créditos não forem prolongadas, ou o Governo ou a Assembleia da República terão de criar outras medidas extraordinárias para as apoiar", disse a coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira (GPF) …

Santuário de Fátima retoma no sábado celebrações com presença de peregrinos

O Santuário de Fátima vai retomar as celebrações com a presença de peregrinos a partir de sábado, garantindo as condições de segurança para o maior número de pessoas. O Santuário de Fátima, no concelho de Ourém, …

Ex-ministro da Saúde da Bolívia em prisão preventiva por suspeitas de corrupção

O ex-ministro da Saúde da Bolívia foi detido, na semana passada, por suspeita de corrupção na compra de ventiladores. O ex-ministro da Saúde da Bolívia, detido na última semana por suspeita de corrupção na compra a …

OMS considera cada vez mais improvável segunda grande vaga

A diretora do departamento de Saúde Pública da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que é "cada vez mais" improvável uma segunda grande vaga do novo coronavírus, mas aconselhou muita prudência. Em entrevista à rádio …

Açores reabrem creches e jardins de infância. Aulas de 11.º e 12.º também em São Miguel

As respostas sociais, encerradas devido à pandemia, reabrem esta segunda-feira no Pico, Faial, Terceira e São Jorge, e na ilha de São Miguel são retomadas as aulas dos 11.º e 12.º anos para alunos inscritos …