/

Depois de 197 dias no espaço, três astronautas regressaram à Terra

Três astronautas regressaram à Terra, aterrando no Cazaquistão, esta quinta-feira, depois de mais de seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional.

“A aterragem já ocorreu. A tripulação do Soyuz MS-09 voltou em segurança para a Terra”, escreveu a Roscosmos, Agência Espacial Federal Russa, na rede social Twitter.

A astronauta da NASA Serena Aunon-Chancellor e dois astronautas da Agência Espacial Europeia, o russo Sergey Prokopyev e o alemão Alexander Gerst, aterraram às 11h02 (5h02 em Lisboa), um minuto antes do previsto, no Cazaquistão. O trio passou 197 dias no espaço.

Equipas de recuperação russas e pessoal médico, juntamente com as equipas de apoio norte-americanas e da Agência Espacial Europeia, rapidamente correram para a nave para ajudar os tripulantes.

A missão foi a 56ª expedição à Estação Espacial Internacional, que começou em 1 de junho de 2018 com a descida da Soyuz MS-07. Andrew Feustel, Oleg Artemyev, e Richard Arnold foram transferidos da Expedição 44, com Andrew Feustel a assumir o papel de Comandante. Alexander Gerst, Serena M. Auñón-Chancellor e Sergey Prokopyev foram lançados a bordo da Soyuz MS-09 a 6 de junho de 2018.

A nave teve alguns problemas durante a estadia no espaço. Em agosto, os sensores a bordo da estação detetaram uma ligeira queda na pressão de ar do laboratório, de acordo com o CBS News.

De início, não foi considerado grave o suficiente para acordar a tripulação, mas na manhã seguinte os astronautas encontraram o problema – um buraco de dois milímetros no módulo orbital. O buraco foi inicialmente reparado com fita, seguido por um reparo permanente com gaze e epóxi.

Esta foi a primeira missão espacial de Prokopyev e de Aunon-Chancellor, mas, para Alexander Gerst, que já esteve no espaço em 2014, a missão aumentou o seu total para 362 dias de tempo acumulado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.