Eslováquia põe em prática plano em massa. Só no sábado testou metade da população

Guillaume Horcajuelo / EPA

Em plena pandemia de covid-19, a Eslováquia testou metade da população num só dia. Os testes foram feitos este sábado e fazem parte da medida que o país encontrou para evitar um novo confinamento e e evitar que os serviços de saúde cheguem ao limite. A previsão era que ontem se testasse a restante população.

Segundo o governo eslovaco, foram testados 2,58 milhões de pessoas só no passado sábado, 25.850 dos quais testaram positivo. Este plano de testagem em massa prevê testar todos os cidadãos com mais de dez anos, o que significa testar cerca de 4 milhões de uma uma população total de 5,5 milhões.

Os dados do ministro da Defesa, Jaroslav Nad, indicam que foram colocados mais de 40 mil profissionais, entre médicos, assistentes, soldados, polícias, administrativos e voluntários, em 5 mil locais diferentes para testar a população. Muitos locais foram mesmo adaptados para pôr este plano em prática. São todos gratuitos e voluntários.

O primeiro ministro, Igor Matovič, ainda pediu desculpa à população, mas admitiu que é a melhor forma de evitar um novo confinamento, alegando que este é o caminho certo tendo em conta o aumento do número de casos e a capacidade de resposta dos serviços de saúde.

“A liberdade tem que andar de mãos dadas com a responsabilidade”, referiu, lembrando os mais fracos, como os doentes oncológicos, os idosos, ou outros doentes que são mais vulneráveis e que se ficarem infetados poderão sofrer consequências mais graves.

De acordo com o Observador, este domingo o país reportou 2.282 novos casos, perfazendo assim um total de 59.946 infeções no país, 219 mortes a registar. Estes números ainda não incluem os apurados no plano de testagem que foi posto em prática ao longo do fim de semana.

O país vai realizar novos testes a 6 e 8 de novembro. Quem não quiser fazer o teste, terá que cumprir quarentena obrigatória por dez dias. Quem violar este período e for apanhado na rua, poderá ser multado em 1.650 euros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara de Vila Verde

A Polícia Judiciária está a fazer buscas na Câmara de Vila Verde, no distrito de Braga, relacionadas com "adjudicações a juntas de freguesia", confirmou esta quarta-feira à Lusa fonte daquela força policial. Segundo a mesma fonte, …

Reino Unido começa a vacinar já na próxima semana

O Reino Unido vai começar a vacinar a sua população contra a covid-19 na próxima semana. Depois da aprovação do uso da vacina da Pfizer, os primeiros a receber a vacina serão os trabalhadores e …

Governo já garantiu 370 camas no setor privado

O Governo já garantiu 370 camas no setor privado, sendo que quase metade, 164, são para doentes covid. Há atualmente 3.338 pacientes infetados com o novo coronavírus internados em hospitais. A informação foi confirmada por fonte …

Covid-19 pode ter chegado aos EUA em dezembro de 2019. País prepara-se para o pior inverno da história

Depois de ter sido confirmado que o novo coronavírus já circulava em Itália desde setembro de 2019, agora surge um relatório que refere que a covid-19 pode ter infetado um pequeno número de pessoas nos …

Maior parte dos médicos aposentados que voltam ao SNS prefere trabalhar em tempo reduzido

A maior parte dos médicos aposentados que regressa ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) opta por trabalhar em tempo reduzido, adianta o Jornal de Notícias. De acordo com o Jornal de Notícias, do total de 216 …

Bruxelas ameaça avançar com Fundo de Recuperação sem Hungria e Polónia

A Comissão Europeia (CE) está a perder a paciência e, caso não haja progressos nas negociações, ameaça avançar com o Fundo de Recuperação europeu sem a 'luz verde' da Hungria e da Polónia. O ultimato foi …

Empresas que reforcem lay-off não podem fechar portas, mas podem reduzir horários a 100%

O chamado “apoio à retoma progressiva” vai permitir que em dezembro as empresas saltem para o escalão seguinte, que garante mais financiamento, mas o Governo exige que mantenham atividade. Contudo, garante que tal não condiciona …

Reunião no Infarmed. Pico foi atingido em 25 de novembro, peritos pedem que não haja medo das vacinas

Especialistas, dirigentes dos partidos políticos e parceiros sociais voltaram esta quinta-feira a reunir-se para analisar a situação epidemiológica da covid-19, em vésperas de nova renovação do estado de emergência e da decisão sobre as medidas …

Governo tem algumas soluções para o Novo Banco (que dispensam o Retificativo)

Apesar do chumbo da transferência de 476 milhões de euros do Fundo de Resolução para o Novo Banco, o Governo garante que existem algumas soluções para que o contrato seja cumprido. Uma das hipóteses é a …

Giroud entra para a história da Champions ao marcar póquer ao Sevilha

Olivier Giroud tornou-se o jogador mais velho de sempre a marcar um póquer na Liga dos Campeões. É também o único atleta do Chelsea a fazê-lo. O Chelsea venceu o Sevilha, por 4-0, numa partida da …