Eslováquia põe em prática plano em massa. Só no sábado testou metade da população

Guillaume Horcajuelo / EPA

Em plena pandemia de covid-19, a Eslováquia testou metade da população num só dia. Os testes foram feitos este sábado e fazem parte da medida que o país encontrou para evitar um novo confinamento e e evitar que os serviços de saúde cheguem ao limite. A previsão era que ontem se testasse a restante população.

Segundo o governo eslovaco, foram testados 2,58 milhões de pessoas só no passado sábado, 25.850 dos quais testaram positivo. Este plano de testagem em massa prevê testar todos os cidadãos com mais de dez anos, o que significa testar cerca de 4 milhões de uma uma população total de 5,5 milhões.

Os dados do ministro da Defesa, Jaroslav Nad, indicam que foram colocados mais de 40 mil profissionais, entre médicos, assistentes, soldados, polícias, administrativos e voluntários, em 5 mil locais diferentes para testar a população. Muitos locais foram mesmo adaptados para pôr este plano em prática. São todos gratuitos e voluntários.

O primeiro ministro, Igor Matovič, ainda pediu desculpa à população, mas admitiu que é a melhor forma de evitar um novo confinamento, alegando que este é o caminho certo tendo em conta o aumento do número de casos e a capacidade de resposta dos serviços de saúde.

“A liberdade tem que andar de mãos dadas com a responsabilidade”, referiu, lembrando os mais fracos, como os doentes oncológicos, os idosos, ou outros doentes que são mais vulneráveis e que se ficarem infetados poderão sofrer consequências mais graves.

De acordo com o Observador, este domingo o país reportou 2.282 novos casos, perfazendo assim um total de 59.946 infeções no país, 219 mortes a registar. Estes números ainda não incluem os apurados no plano de testagem que foi posto em prática ao longo do fim de semana.

O país vai realizar novos testes a 6 e 8 de novembro. Quem não quiser fazer o teste, terá que cumprir quarentena obrigatória por dez dias. Quem violar este período e for apanhado na rua, poderá ser multado em 1.650 euros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Processo de envelhecimento é imparável, revela estudo

Um novo estudo, que envolveu cientistas de 14 países, confirmou que provavelmente não podemos diminuir a velocidade com que envelhecemos, devido a restrições biológicas. A pesquisa, publicada na quarta-feira na Nature Comunications, inclui especialistas da Universidade …

Inglaterra 0-0 Escócia | Nulo total no dérbi britânico

A Inglaterra empatou hoje 0-0 com a Escócia, em jogo da segunda jornada do Grupo D do Euro 2020 de futebol, e desperdiçou a oportunidade de garantir já um lugar nos oitavos de final do …

Infeção pelo coronavírus pode não garantir proteção prolongada, revela estudo

Um novo estudo britânico sugere que uma infeção pelo SARS-CoV-2 não garante que o hospedeiro desenvolva uma resposta imunitária prolongada contra o vírus, sendo a imunidade "altamente variável de pessoa para pessoa". Segundo a pesquisa do …

Ex-ministro da Bolívia planeou um segundo golpe usando mercenários dos EUA

O vazamento de gravações telefónicas e e-mails revelam que um ex-ministro da Defesa boliviano estava a preparar-se para usar tropas estrangeiras para impedir que o partido de esquerda MAS regressasse ao poder. Os documentos e registos …

Espécie rara de orquídea encontrada em telhado de banco de investimentos em Londres

Uma espécie rara de orquídea, que se acredita estar extinta no Reino Unido, foi descoberta no jardim do telhado de um banco de investimentos em Londres. Segundo o The Guardian, a Serapias parviflora, uma espécie rara …

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …

Seca pode ser a "próxima pandemia e não há vacinas que a curem", alerta a ONU

A seca e a escassez de água podem afetar o planeta de forma sistémica se não forem tomadas medidas urgentes sobre a gestão da água e dos solos, alertou a Organização das Nações Unidas (ONU) …