Mais sono, menos droga. O que os esgotos de Lisboa dizem sobre o confinamento

quinnanya / Flickr

Os esgotos revelam que, durante o confinamento, os lisboetas dormiram até mais tarde, consumiram menos drogas, mas tomaram também mais medicamentos.

Os esgotos das nossas cidades dizem muito sobre as nossas rotinas e, por isso, segundo o semanário Expresso, foi a eles que recorreu a empresa Águas do Tejo Atlântico, que abrange 23 concelhos e um total de 2,4 milhões de pessoas, para perceber o nosso dia-a-dia durante o confinamento.

De acordo com o jornal, foi possível perceber que os lisboetas andaram a acordar duas horas mais tarde do que era habitual e que agora, com o início do desconfinamento, “a tendência é retornar ao ‘antigamente'”, com a hora de acordar a aproximar-se das 7h30 (ainda assim, mais meia hora de sono).

As variações nos caudais do sistema de tratamento de esgotos desta empresa multimunicipal também permitiram verificar que as pessoas têm ido mais cedo para a cama, pelas 23h30.

Com sede em Lisboa, o Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência também usa as amostras recolhidas pelas ETAR para perceber o consumo de drogas. O último relatório desta entidade, divulgado em março, mostra que houve uma redução no consumo de substâncias ilícitas como a cocaína, o ecstasy ou as anfetaminas na capital.

Por sua vez, no campo das drogas lícitas, o jornal acrescenta que as análises permitiram perceber que os antidiabéticos são os mais presentes nas águas residuais das ETAR de Lisboa, seguidos dos analgésicos e dos antipiréticos (paracetamol e ibuprofeno).

Ao Expresso, Eugénia Cardoso, coordenadora do laboratório da Águas do Tejo Atlântico, afirma que “as águas residuais são um espelho de tudo o que consumimos e de como nos comportamos”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Atletas que sorriem durante as corridas gastam menos oxigénio

Os atletas que sorriem gastam menos oxigénio, trabalham de forma mais económica e têm um nível de esforço menor, refere um estudo realizado pelas universidades de Ulster e Swansea, divulgado esta terça-feira. Os investigadores pediram a …

OMS analisa possíveis primeiros casos de infeção de animais para o homem

A Organização Mundial de Saúde (OMS) admite que pelo menos três infeções por Covid-19 nos Países Baixos possam ser os primeiros casos conhecidos de transmissão do novo coronavírus dos animais para o homem, tendo martas …

Na Suíça, é possível estar em teletrabalho e a empresa pagar parte da renda

O Tribunal Federal da Suíça condenou uma empresa de contabilidade a pagar parte da renda de casa a um funcionário que se encontrava em teletrabalho. Segundo revelou na segunda-feira o swissinfo e o Tages-Anzeiger, citados pelo …

Governo negoceia até mais 35 milhões em apoios para agricultura

A ministra da Agricultura disse hoje que está em curso a negociação de medidas adicionais para apoiar o setor agrícola, face ao impacto da covid-19, através do Programa de Desenvolvimento Rural (PDR), que podem mobilizar …

Moro não assinou exoneração de ex-diretor da Polícia, admite Presidência do Brasil

A Secretaria-Geral da Presidência brasileira admitiu na segunda-feira que o agora ex-ministro da Justiça Sergio Moro não assinou o decreto de exoneração de Maurício Valeixo da direção-geral da Polícia Federal, confirmando a versão original do …

Norte foi região que mais contribuiu para aumentar produtividade do trabalho no país

O Norte foi a região que mais contribuiu para aumentar a produtividade laboral entre 2000 e 2017, crescendo 20% quando a Área Metropolitana de Lisboa subiu 3,3%, revelou na segunda-feira a Comissão de Coordenação e …

Vai nascer uma praia fluvial nas margens do Alqueva em 2021

Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, devendo começar a funcionar no verão do próximo ano. Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, junto à aldeia …

Câmara de Bragança vai ajudar com até 100 euros a pagar renda

As famílias mais vulneráveis do concelho de Bragança vão poder contar com um apoio financeiro até 100 euros mensais para pagar a renda. A Câmara de Bragança vai ajudar as famílias do concelho em situação vulnerável …

Parlamento chumba lay-off para sócios-gerentes, mas acaba com teto de faturação ao apoio

A Comissão de Economia chumbou, esta terça-feira, o alargamento do lay-off simplificado aos sócios-gerentes. Por outro lado, aprovou o fim do teto de faturação para aceder ao apoio a estes portugueses. A proposta do PSD, BE …

Comissão Europeia admite que Portugal fica "em desvantagem" nas ajudas estatais

Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia, admite que países como Portugal, com menor capacidade orçamental do que Estados-membros como Alemanha ou França, fiquem “em desvantagem” nas ajudas estatais em altura de crise gerada pela …