Escutas tramam Hermínio Loureiro suspeito de “dar” 23 milhões em ajustes directos

herminioloureiroHermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis e ex-presidente da Liga de Clubes, foi ouvido durante mais de 8 horas, no âmbito do processo de corrupção que terá sido despoletado por escutas telefónicas.

O actual vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, um dos detidos na operação “Ajuste Secreto”, foi um dos últimos dos suspeitos a ser ouvido pela Polícia Judiciária (PJ) e ainda não conhece as medidas de coacção que lhe serão aplicadas.

Hermínio Loureiro continua assim, detido no Porto, depois de um interrogatório de mais de oito horas. E deverá mesmo ficar todo o fim-de-semana detido, uma vez que a juíza só deverá decretar-lhe as medidas de coacção na segunda-feira.

O Expresso adianta, na sua edição deste sábado, que o ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis é suspeito no âmbito de 23 milhões de euros de ajustes directos.

Quatro empresários detidos no âmbito do processo terão obtido cerca de 1,6 milhões de euros em ajustes directos, ao longo dos sete anos de Hermínio Loureiro na autarquia de Oliveira de Azeméis, segundo o semanário.

O jornal também avança que o ex-presidente do Conselho de Administração da Assembleia da República, João Sá, é um dos principais suspeitos do caso.

As acusações contra Hermínio Loureiro e os demais detidos baseiam-se fortemente em escutas telefónicas, conforme adianta o Correio da Manhã.

Nestas conversas via telefone, a Polícia Judiciária terá detectado indícios de ilegalidades em concursos públicos e em ajustes directos de obras.

Buscas na Câmara de Vila Verde

Entretanto, a Polícia Judiciária efectuou buscas na Câmara de Vila Verde no âmbito do mesmo processo, revelou à Lusa fonte da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A PGR não revela mais dados sobre o caso e o presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, eleito pelo PSD, ainda não se pronunciou sobre o caso.

ZAP //

 

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Foi este senhor, enquanto presidente da Área Metropolitana do Porto, que escolheu o actual presidente do Coliseu do Porto, e o desastre está à vista… parece que andaram todos na mesma escola.
    Os ajustes directos, são para os… amigos, conhecidos e “familiares?”

  2. Hermínio loureiro
    Dias Loureiro
    Valentim Loureiro
    em comum: apelido / vigarice / PSD
    A mãe ou o pai serão os mesmos?

  3. Antes de meterem todos do PSD e os do norte num só saco não se esqueçam de meter também socialistas
    lisboetas e sulistas também.
    Não se esqueçam do Sócrates !

  4. Entramos em guerra com o Sul e pelos vistos com alguém que gosta de ter o dedo em riste !
    Não estou a defender laranjas, nem cravos nem foices e martelos. Para mim são todos iguais.
    Podia pegar numa série de nomes do PS, BE e PCP e colocar aqui que tiveram exatamente situações de fuga ao fisco e outras manobras.
    Não fossem alguns comunistas “pobrezinhos” sem tecto nem beira a dar o exemplo aos outros.
    No fim deste mandato “engenhoca” vamos ver quantos mais adicionamos ao cesto.
    Nem todos os Pedros são para aqui chamados porque não gostaria de dizer já que fala do Norte posso afirmar de que o Sr SUL não deve saber que mais de 70% da do PIB é produzido no norte e centro.
    Do sul, o que esperar ? hum !!! nada! no sul não se passa nada a não ser os chineses a comprar aquilo tudo e para se passar umas férias lá e deixar lá o dinheiro do norte.
    Se a estupidez pagasse imposto em Portugal pagávamos a divida em 2 anos.
    O assunto está encerrado de forma a não suscitar hostilidades em pessoas mais sensíveis.

RESPONDER

Homem detido por filmar por baixo das saias de mais de 550 mulheres no metro de Madrid

Um colombiano de 53 anos foi detido e ficou em prisão preventiva nesta quarta-feira, em Madrid, acusado de filmar vídeos por baixo das saias de mais de 550 mulheres — algumas menores — e publicá-los …

Tempo de espera nos CTT é principal causa de insatisfação dos clientes

Um inquérito da associação Deco a 1.800 clientes dos CTT revela que esperam, em média, 18 minutos para serem atendidos e que o tempo de espera é o que causa mais insatisfação. O inquérito realizado a …

Gronelândia não é só um capricho de Trump. EUA querem comprar a ilha há 70 anos

A proposta de Donald Trump para comprar a Gronelândia terá parecido apenas mais uma ideia megalómana do presidente dos EUA, mas não é a primeira vez que o país tenta ficar com a ilha que …

Venezuela. Oposição anuncia nova fase de mais pressão contra o regime

O presidente do parlamento venezuelano, Juan Guaidó, disse na quarta-feira que a oposição tem mantido conversações com o governo dos Estados Unidos (EUA) e anunciou que chegou o momento de pressionar mais o regime liderado …

Sobrelotação dos canis leva a aumento de ataques de cães abandonados

A sobrelotação dos canis tem feito aumentar o número de ataques de cães abandonados registados pela GNR. Só os casos registados neste semestre quase superam os valores do ano passado inteiro. Os canis sobrelotados é um …

Nova Zelândia. Enquanto preside a debate parlamentar, presidente dá biberão a bebé

O presidente do parlamento da Nova Zelândia partilhou nas redes sociais, na terça-feira, uma imagem onde aparece a dar biberão ao filho de um colega de partido enquanto presidia ao debate. Trevor Mallard, presidente do Parlamento …

Trump é "narcisista" e "absurdo", dizem governantes. "Não falam assim comigo", responde Presidente dos EUA

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) criticou na quarta-feira o tom "horrível" das declarações da primeira-ministra da Dinamarca, que considerou que a intenção de Donald Trump de comprar a Gronelândia era um "absurdo". "Achei que a …

Se o FC Porto perder na Luz, "adeptos vão pedir a cabeça de Conceição"

Ljubinko Drulovic, antigo jogador do SL Benfica e do FC Porto, disse que caso o FC Porto perca na Luz, os adeptos vão pedir a cabeça de Sérgio Conceição. Em entrevista à Rádio Renascença, o antigo …

"Variações" estreia-se hoje nas salas de cinema portuguesas

O filme de João Maia sobre o músico António Variações, que morreu em 1984, aos 39 anos, protagonizado pelo ator Sérgio Praia, estreia-se esta quinta-feira em cerca de 60 salas de cinema portuguesas. O filme é …

Mais videovigilância e segurança reforçada em bares e discotecas

A nova lei, que entra em vigor esta quinta-feira, alarga a instalação de videovigilância, obriga à contratação de um responsável pela segurança e a um segurança-porteiro em certos pontos dos bares. A partir desta quinta-feira, os bares …