Escutas tramam Hermínio Loureiro suspeito de “dar” 23 milhões em ajustes directos

herminioloureiroHermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis e ex-presidente da Liga de Clubes, foi ouvido durante mais de 8 horas, no âmbito do processo de corrupção que terá sido despoletado por escutas telefónicas.

O actual vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, um dos detidos na operação “Ajuste Secreto”, foi um dos últimos dos suspeitos a ser ouvido pela Polícia Judiciária (PJ) e ainda não conhece as medidas de coacção que lhe serão aplicadas.

Hermínio Loureiro continua assim, detido no Porto, depois de um interrogatório de mais de oito horas. E deverá mesmo ficar todo o fim-de-semana detido, uma vez que a juíza só deverá decretar-lhe as medidas de coacção na segunda-feira.

O Expresso adianta, na sua edição deste sábado, que o ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis é suspeito no âmbito de 23 milhões de euros de ajustes directos.

Quatro empresários detidos no âmbito do processo terão obtido cerca de 1,6 milhões de euros em ajustes directos, ao longo dos sete anos de Hermínio Loureiro na autarquia de Oliveira de Azeméis, segundo o semanário.

O jornal também avança que o ex-presidente do Conselho de Administração da Assembleia da República, João Sá, é um dos principais suspeitos do caso.

As acusações contra Hermínio Loureiro e os demais detidos baseiam-se fortemente em escutas telefónicas, conforme adianta o Correio da Manhã.

Nestas conversas via telefone, a Polícia Judiciária terá detectado indícios de ilegalidades em concursos públicos e em ajustes directos de obras.

Buscas na Câmara de Vila Verde

Entretanto, a Polícia Judiciária efectuou buscas na Câmara de Vila Verde no âmbito do mesmo processo, revelou à Lusa fonte da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A PGR não revela mais dados sobre o caso e o presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, eleito pelo PSD, ainda não se pronunciou sobre o caso.

ZAP //

 

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Foi este senhor, enquanto presidente da Área Metropolitana do Porto, que escolheu o actual presidente do Coliseu do Porto, e o desastre está à vista… parece que andaram todos na mesma escola.
    Os ajustes directos, são para os… amigos, conhecidos e “familiares?”

  2. Hermínio loureiro
    Dias Loureiro
    Valentim Loureiro
    em comum: apelido / vigarice / PSD
    A mãe ou o pai serão os mesmos?

  3. Antes de meterem todos do PSD e os do norte num só saco não se esqueçam de meter também socialistas
    lisboetas e sulistas também.
    Não se esqueçam do Sócrates !

  4. Entramos em guerra com o Sul e pelos vistos com alguém que gosta de ter o dedo em riste !
    Não estou a defender laranjas, nem cravos nem foices e martelos. Para mim são todos iguais.
    Podia pegar numa série de nomes do PS, BE e PCP e colocar aqui que tiveram exatamente situações de fuga ao fisco e outras manobras.
    Não fossem alguns comunistas “pobrezinhos” sem tecto nem beira a dar o exemplo aos outros.
    No fim deste mandato “engenhoca” vamos ver quantos mais adicionamos ao cesto.
    Nem todos os Pedros são para aqui chamados porque não gostaria de dizer já que fala do Norte posso afirmar de que o Sr SUL não deve saber que mais de 70% da do PIB é produzido no norte e centro.
    Do sul, o que esperar ? hum !!! nada! no sul não se passa nada a não ser os chineses a comprar aquilo tudo e para se passar umas férias lá e deixar lá o dinheiro do norte.
    Se a estupidez pagasse imposto em Portugal pagávamos a divida em 2 anos.
    O assunto está encerrado de forma a não suscitar hostilidades em pessoas mais sensíveis.

RESPONDER

Cientistas perto de provar que microgravidade inibe crescimento de tumores

Cientistas já testaram com sucesso em laboratório que a microgravidade inibe o crescimento de tumores. Agora, os investigadores querem testar em órbita. Onde quer que esteja, Stephen Hawking permanece presente na ciência, e os seus mais …

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …