Escutas tramam Hermínio Loureiro suspeito de “dar” 23 milhões em ajustes directos

herminioloureiroHermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis e ex-presidente da Liga de Clubes, foi ouvido durante mais de 8 horas, no âmbito do processo de corrupção que terá sido despoletado por escutas telefónicas.

O actual vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, um dos detidos na operação “Ajuste Secreto”, foi um dos últimos dos suspeitos a ser ouvido pela Polícia Judiciária (PJ) e ainda não conhece as medidas de coacção que lhe serão aplicadas.

Hermínio Loureiro continua assim, detido no Porto, depois de um interrogatório de mais de oito horas. E deverá mesmo ficar todo o fim-de-semana detido, uma vez que a juíza só deverá decretar-lhe as medidas de coacção na segunda-feira.

O Expresso adianta, na sua edição deste sábado, que o ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis é suspeito no âmbito de 23 milhões de euros de ajustes directos.

Quatro empresários detidos no âmbito do processo terão obtido cerca de 1,6 milhões de euros em ajustes directos, ao longo dos sete anos de Hermínio Loureiro na autarquia de Oliveira de Azeméis, segundo o semanário.

O jornal também avança que o ex-presidente do Conselho de Administração da Assembleia da República, João Sá, é um dos principais suspeitos do caso.

As acusações contra Hermínio Loureiro e os demais detidos baseiam-se fortemente em escutas telefónicas, conforme adianta o Correio da Manhã.

Nestas conversas via telefone, a Polícia Judiciária terá detectado indícios de ilegalidades em concursos públicos e em ajustes directos de obras.

Buscas na Câmara de Vila Verde

Entretanto, a Polícia Judiciária efectuou buscas na Câmara de Vila Verde no âmbito do mesmo processo, revelou à Lusa fonte da Procuradoria-Geral da República (PGR).

A PGR não revela mais dados sobre o caso e o presidente da Câmara de Vila Verde, António Vilela, eleito pelo PSD, ainda não se pronunciou sobre o caso.

ZAP //

 

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Foi este senhor, enquanto presidente da Área Metropolitana do Porto, que escolheu o actual presidente do Coliseu do Porto, e o desastre está à vista… parece que andaram todos na mesma escola.
    Os ajustes directos, são para os… amigos, conhecidos e “familiares?”

  2. Hermínio loureiro
    Dias Loureiro
    Valentim Loureiro
    em comum: apelido / vigarice / PSD
    A mãe ou o pai serão os mesmos?

  3. Antes de meterem todos do PSD e os do norte num só saco não se esqueçam de meter também socialistas
    lisboetas e sulistas também.
    Não se esqueçam do Sócrates !

  4. Entramos em guerra com o Sul e pelos vistos com alguém que gosta de ter o dedo em riste !
    Não estou a defender laranjas, nem cravos nem foices e martelos. Para mim são todos iguais.
    Podia pegar numa série de nomes do PS, BE e PCP e colocar aqui que tiveram exatamente situações de fuga ao fisco e outras manobras.
    Não fossem alguns comunistas “pobrezinhos” sem tecto nem beira a dar o exemplo aos outros.
    No fim deste mandato “engenhoca” vamos ver quantos mais adicionamos ao cesto.
    Nem todos os Pedros são para aqui chamados porque não gostaria de dizer já que fala do Norte posso afirmar de que o Sr SUL não deve saber que mais de 70% da do PIB é produzido no norte e centro.
    Do sul, o que esperar ? hum !!! nada! no sul não se passa nada a não ser os chineses a comprar aquilo tudo e para se passar umas férias lá e deixar lá o dinheiro do norte.
    Se a estupidez pagasse imposto em Portugal pagávamos a divida em 2 anos.
    O assunto está encerrado de forma a não suscitar hostilidades em pessoas mais sensíveis.

RESPONDER

Fugitivo promete entregar-se se tiver 15.000 "gostos". Polícia dos EUA aceita

A Polícia de Connecticut, nos Estados Unidos, informou esta quarta-feira que um fugitivo com vários mandados de prisão concordou entregar-se, mas com uma condição insólita: arrecadar 15.000 "gostos" no Facebook. De acordo com a Esquadra …

Há um pequeno satélite a revolucionar o setor espacial. Chama-se CubeSat

Apesar das pequenas dimensões do CubeSat, o satélite é capaz de efeitos extraordinários que estão a revolucionar o setor espacial. Os avanços da microeletrónica das últimas décadas permitiram desenvolver sistemas espaciais eficazes, de forma mais rápida …

Guardiola já terá chegado a acordo com a Juventus

O treinador espanhol Pep Guardiola já terá chegado a acordo com a Juventus para ser o próximo treinador dos bianconeri, avança a agência italiana AGI.  De acordo com a mesma fonte, Guardiola, de 48 anos, prepara-se …

Porto quer declarar guerra às gaivotas. "É uma questão de saúde"

Vários organismos reclamam que é necessário tomar medidas para controlar o excesso de gaivotas nas zonas urbanas, que se tem tornado num problema de saúde pública. São várias as queixas na zona do Porto por incidentes …

Esta cigarra é a mais ameaçada em Portugal. Só existe em dois ou três sítios do Alentejo

A Euryphara contentei - há quem lhe chame só cigarrinha e há quem diga cigarrinha-verde - resiste apenas em alguns locais exíguos da planície alentejana. É a mais ameaçada das 13 espécies de cigarras que …

EUA anunciam ajuda de 16 mil milhões de dólares a agricultores prejudicados pela disputa comercial com a China

A administração Trump disponibilizará 16 mil milhões de dólares (cerca de 14 mil milhões de euros) para manter os agricultores à tona durante a guerra comercial entre os Estados Unidos (EUA) e a China, anunciou …

Perdeu a família e foi violada. Quase duas décadas depois, recebeu a maior indemnização de sempre na Índia

Na primavera de 2002, uma jovem de 19 anos, grávida de cinco meses, foi violada por 11 homens que lhe mataram a família. Teve que fingir-se de morta para escapar. Agora, 17 anos depois, o …

Ivo Rosa questiona legalidade de provas da ​Operação Marquês

O juiz de instrução criminal da Operação Marquês, Ivo Rosa, tem dúvidas sobre a legalidade de algumas provas recolhidas na investigação, tendo assinado um despacho que enviou para os advogados dos arguidos para se pronunciarem. Segundo …

"Desprezo" do Governo terá "consequências terríveis" no futuro, avisa Fenprof

O secretário-geral da Fenprof, Mário Nogueira, argumentou que o Governo “desrespeita, desvaloriza e até chega a manifestar desprezo pelos professores”, o que terá “consequências terríveis para o futuro”, como a falta de docentes. “O que temos …

Berardo admite que se excedeu no Parlamento. "Tenho servido de bode expiatório"

O empresário José Berardo, mais conhecido por Joe Berardo, admitiu esta quinta-feira que se excedeu durante a sua audição na comissão parlamentar de inquérito à Caixa Geral de Depósitos, mas disse que não tinha a …