//

Escutas: Merkel convoca embaixador dos EUA e conversa com Hollande

Armin Kübelbeck / Wikimedia

foto: Armin Kübelbeck/wikimedia

foto: Armin Kübelbeck/wikimedia

A Alemanha convocou esta quinta feira o embaixador dos Estados Unidos em Berlim, devido às suspeitas de que Washington espiou o telemóvel da chanceler alemã, Angela Merkel, anunciou uma porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão.

O chefe da diplomacia alemã, Guido Westerwelle, vai reunir-se pessoalmente com o enviado norte-americano John B. Emerson, ao fim do dia, disse à agência noticiosa francesa AFP a porta-voz, numa iniciativa pouco habitual entre os dois aliados.

“É correto que o embaixador norte-americano foi convocado para uma reunião, esta tarde, com o ministro dos Negócios Estrangeiros Westerwelle. Nesta ocasião, a posição do Governo alemão vai ser claramente exposta”, acrescentou a mesma porta-voz, confirmando informações divulgadas no ‘site’ da Internet do jornal Der Spiegel.

Entretanto, a chanceler alemã, Angela Merkel, telefonou ontem para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, depois de receber informações segundo as quais os serviços norte-americanos de segurança poderiam ter espiado o seu telemóvel.

Obama assegurou a Merkel que as suas comunicações não são monitorizadas pelos EUA.

 

Hollande e Merkel vão debater espionagem dos EUA em Bruxelas

O Presidente francês, François Hollande, e a chanceler alemã, Angela Merkel, vão analisar hoje o caso das escutas norte-americanas, à margem da cimeira europeia de Bruxelas, disse fonte diplomática francesa.

“Este encontro bilateral, pedido por Merkel, não foi organizado por causa desse assunto, mas eles vão, evidentemente, falar sobre ele para coordenar uma reação”, indicou.

ZAP/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.