Escrituras vão ter de incluir modo de pagamento das casas

Os notários e conservadores terão de incluir nas escrituras os detalhes de pagamento das casas, como o número das contas bancárias e dos cheques usados nas transacções imobiliárias.

A notícia é divulgada pelo Jornal de Negócios, que adianta que os agentes imobiliários também terão deveres reforçados de comunicação, que passam a abranger arrendamento acima de 2.500 euros.

Segundo a publicação, esta medida pretende evitar negócios simulados e branqueamento de capitais – facilitando a identificação do rasto do dinheiro -, e consta das propostas de lei que transpõem as regras europeias de prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo.

Atualmente, numa escritura, o notário não tem conhecimento sobre os meios de pagamento das casas, portanto, o vendedor pode concretizar um negócio simulado ao declarar que recebeu o dinheiro quando, na realidade, não houve qualquer pagamento.

“O notário passa a certificar que o pagamento foi feito de determinada forma, diz como é feito e certifica que verificou que as quantias foram efetivamente recebidas”, explica ao jornal Joaquim Barata Lopes, antigo bastonário dos notários, que vê com bons olhos estas alterações.

Caso a medida avance neste moldes, será necessário indicar o número e o banco caso o pagamento das casas seja feito através de cheques. Se for uma transferência bancária, será exposto o banco e o número da conta.

No caso dos pagamentos em numerário, será necessário indicar a moeda usada e o pagamento estará limitado a 3 mil euros.

Com a alteração ao Código do Notariado, acrescenta o Jornal de Negócios, os notários vão poder recusar escrituras quando houver incumprimento das novas obrigações de declaração de meios de pagamento.

ZAP //

3 COMENTÁRIOS

  1. Com desculpas da fuga de imposto, cada vez mais os governos estão a controlar as nossas vidas ao ponto de ficarem com um totalitarismo absoluto, o que acabara por nos tornar “escravos” deles e das suas loucuras.
    O que inevitavelmente acabará por criar ainda mais vontade de se fugir aos imposto.

    • Concordo plenamente. Sou um cidadão cumpridor mas a política seguida é errada. É preciso que o Estado saiba merecer a confiança do seu povo e não fazer de dono de tudo. Acho que um dia isto rebenta tudo e é culpa destas políticas estúpidas e do absolutismo a todos os níveis. A democracia morreu, há muito. Temos de falar assim como o amigo António. Se toda a gente entendesse algo de política, em vez de fazer novela e reality show dos políticos, talvez arranjassemos uma forma de os combater inteligentemente para termos uma política mais limpa e justa. Aí todos iamos querer pagar e convencer o vizinho a pagar os impostos para bem de todos mas sem estas intromissões na vida particular de cada um (isto vê-se a outros níveis também). Abaixo as intromissões. Confiem nos cidadões até prova em contrário e quando tiverem provas tirem-lhe tudo, não é por na prisão que resolve (como o Sotraste).

  2. A luz do Sol é o melhor desinfectante. Quem não deve não teme. É bom haver mais transparência nas transacções imobiliárias. Quem leva a sério a sua privacidade está mais preocupado com o que o Facebook, Google, etc fazem com os nossos dados pessoais, esses sim nos controlam com as sugestões de pesquisa, anúncios direccionados e contextualizados com as nossas mensagens privadas. E as operadoras móveis e os bancos sabem sempre onde estamos e o que compramos… vamos a creditar que não usam o nosso histórico de vida para fins comerciais?

RESPONDER

Marcelo "está atento", pede consequências e usará todos os poderes contra fragilidade do Estado

O Presidente da República advertiu esta terça-feira que usará todos os seus poderes contra a fragilidade do Estado que considerou existir face aos incêndios que mataram mais de 100 pessoas, e defendeu que se justifica …

#MeToo: a hashtag que está a mostrar a magnitude do assédio sexual

Mais de 200 mil pessoas já partilharam a hashtag "Me too" ("eu também" em inglês) para mostrar a magnitude do assédio sexual, um problema que tem feito correr muita tinta nos últimos dias devido às …

Leipzig vs Porto | Dragões sem asas para os alemães

FC Porto somou a sua segunda derrota nesta edição da Liga dos Campeões, ao perder, por 3-2, na deslocação ao terreno do Leipzig, com todos os golos a serem apontados na primeira parte. A equipa …

Falha de segurança ameaça redes Wi-Fi de todo o mundo

Uma falha descoberta no protocolo WPA2 coloca as redes Wi-Fi em perigo. O "ataque KRACKS" pode roubar informação como palavras-chave e números de cartões de crédito.  A mais recente ameaça tecnológica dá pelo nome de "ataque …

CDS-PP avança com moção de censura ao Governo

A presidente do CDS-PP anunciou, esta terça-feira, que o partido vai apresentar uma moção de censura ao Governo em resultado dos incêndios e devido à falha em "cumprir a função mais básica do Estado: proteger …

Cristiano Ronaldo rejeita acordo com fisco espanhol e volta a defender Jorge Mendes

Os advogados de Cristiano Ronaldo defendem que a atribuição ao jogador de uma fraude fiscal no valor 14,7 milhões de euros é "inconsistente" e sem fundamento. O jornal espanhol El Mundo avança a notícia depois de …

Forças da Síria anunciam conquista de Raqa, antiga capital do Daesh

As Forças da Síria Democrática (FSD), uma aliança armada liderada por milícias curdas, anunciaram esta terça-feira que controlam totalmente a cidade de Al Raqa, mas sem confirmar o fim da presença do grupo extremista autodenominado …

Ministério da Saúde falseou tempos de espera nos hospitais

O Ministério da Saúde apagou pedidos antigos para falsear os tempos de espera no Serviço Nacional de Saúde (SNS). A conclusão é de uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas. De acordo com esta análise, divulgada …

Linha da EDP causou incêndio de Pedrógão Grande (e um segundo fogo nunca foi registado)

Um novo relatório, encomendado pelo Governo, conclui que o grande incêndio de Pedrógão Grande começou por causa de uma linha de média tensão da EDP que terá entrado em contacto com a vegetação. Essa circunstância …

Governo e sindicatos dos enfermeiros chegam a acordo

O Ministério da Saúde chegou, esta segunda-feira, a acordo com as estruturas sindicais representantes dos enfermeiros, anunciou o Governo em comunicado. "Após um período longo de negociações árduas com as estruturas sindicais, o Governo está em …