Escrituras vão ter de incluir modo de pagamento das casas

Os notários e conservadores terão de incluir nas escrituras os detalhes de pagamento das casas, como o número das contas bancárias e dos cheques usados nas transacções imobiliárias.

A notícia é divulgada pelo Jornal de Negócios, que adianta que os agentes imobiliários também terão deveres reforçados de comunicação, que passam a abranger arrendamento acima de 2.500 euros.

Segundo a publicação, esta medida pretende evitar negócios simulados e branqueamento de capitais – facilitando a identificação do rasto do dinheiro -, e consta das propostas de lei que transpõem as regras europeias de prevenção do branqueamento de capitais e do financiamento do terrorismo.

Atualmente, numa escritura, o notário não tem conhecimento sobre os meios de pagamento das casas, portanto, o vendedor pode concretizar um negócio simulado ao declarar que recebeu o dinheiro quando, na realidade, não houve qualquer pagamento.

“O notário passa a certificar que o pagamento foi feito de determinada forma, diz como é feito e certifica que verificou que as quantias foram efetivamente recebidas”, explica ao jornal Joaquim Barata Lopes, antigo bastonário dos notários, que vê com bons olhos estas alterações.

Caso a medida avance neste moldes, será necessário indicar o número e o banco caso o pagamento das casas seja feito através de cheques. Se for uma transferência bancária, será exposto o banco e o número da conta.

No caso dos pagamentos em numerário, será necessário indicar a moeda usada e o pagamento estará limitado a 3 mil euros.

Com a alteração ao Código do Notariado, acrescenta o Jornal de Negócios, os notários vão poder recusar escrituras quando houver incumprimento das novas obrigações de declaração de meios de pagamento.

ZAP //

3 COMENTÁRIOS

  1. Com desculpas da fuga de imposto, cada vez mais os governos estão a controlar as nossas vidas ao ponto de ficarem com um totalitarismo absoluto, o que acabara por nos tornar “escravos” deles e das suas loucuras.
    O que inevitavelmente acabará por criar ainda mais vontade de se fugir aos imposto.

    • Concordo plenamente. Sou um cidadão cumpridor mas a política seguida é errada. É preciso que o Estado saiba merecer a confiança do seu povo e não fazer de dono de tudo. Acho que um dia isto rebenta tudo e é culpa destas políticas estúpidas e do absolutismo a todos os níveis. A democracia morreu, há muito. Temos de falar assim como o amigo António. Se toda a gente entendesse algo de política, em vez de fazer novela e reality show dos políticos, talvez arranjassemos uma forma de os combater inteligentemente para termos uma política mais limpa e justa. Aí todos iamos querer pagar e convencer o vizinho a pagar os impostos para bem de todos mas sem estas intromissões na vida particular de cada um (isto vê-se a outros níveis também). Abaixo as intromissões. Confiem nos cidadões até prova em contrário e quando tiverem provas tirem-lhe tudo, não é por na prisão que resolve (como o Sotraste).

  2. A luz do Sol é o melhor desinfectante. Quem não deve não teme. É bom haver mais transparência nas transacções imobiliárias. Quem leva a sério a sua privacidade está mais preocupado com o que o Facebook, Google, etc fazem com os nossos dados pessoais, esses sim nos controlam com as sugestões de pesquisa, anúncios direccionados e contextualizados com as nossas mensagens privadas. E as operadoras móveis e os bancos sabem sempre onde estamos e o que compramos… vamos a creditar que não usam o nosso histórico de vida para fins comerciais?

RESPONDER

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho

Passos não metia "uma rolha na boca" a quem o criticava

"É esta a Democracia praticada por quem está este domingo no Governo, uma Democracia limitada e mais pobre", salientou o ex-primeiro-ministro. O líder do PSD, Pedro Passos Coelho, afirmou este domingo que quando estava no Governo …

-

SpaceX aborta lançamento de foguete Falcon 9 no último instante

A empresa aeroespacial norte-american SpaceX suspendeu este domingo, no último minuto, o lançamento de um foguete na estação espacial Kennedy, da agência espacial norte-americana NASA, devido a "um problema no sensor". O lançamento do foguete Falcon …

O alpinista suíço Ueli Steck

Alpinista suíço Ueli Steck morre em acidente no Evereste

O alpinista suíço Ueli Steck, de 40 anos, morreu hoje num acidente de alpinismo perto do Monte Evereste, no Nepal, informaram os organizadores da expedição. O alpinista Ueli Steck morreu no campo 1 do Monte Nuptse. …

O presidente dos EUA, Donald Trump

Trump vai tomar “grande decisão” sobre Acordo de Paris nas próximas duas semanas

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou este sábado, ao cumprir 100 dias na Casa Branca, que vai tomar “uma grande decisão” sobre o Acordo de Paris relativo às alterações climáticas “nas próximas duas …

goalpoint-braga-sporting-liga-nos-201617-1068x522

Braga vs Sporting | Bas Dost arrasa em jogo de loucos

O Sporting levou a melhor sobre o Sp. Braga, ao vencer por 3-2 na Pedreira, num jogo com uma segunda parte de loucos e quatro golos, num total de cinco. Os “leões” dominaram na posse …

-

"Logan" vai ter uma versão a preto e branco

James Mangold, o realizador de Logan, anunciou esta sexta-feira que o filme vai ter uma versão especial a preto e branco. Recorrendo à rede social Twitter para dar a novidade, Mangold indicou o dia 16 de …

Mergulhadores das forças especiais Navy Seals nadam de regresso ao submarino USS Michigan após uma operação

Coreia promete destruir em "pedaços de metal fundido" o submarino nuclear americano

O submarino USS Michigan da Marinha dos EUA, que chegou este sábado ao porto sul-coreano de Busan, pode ter um “final triste”, se Washington tiver alguma "atitude provocatória". Num artigo para o portal norte-coreano Uriminzokkiri, "Compatriotas …

O ministro das Finanças, Mário Centeno

Regras do Fundo de Resgate não permitem redução do juro proposta por PS/BE

Uma redução da taxa de juro dos empréstimos europeus concedidos no programa de resgate, conforme propõem PS e Bloco de Esquerda, não é permitida pelas regras do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), segundo fonte …

A ativista argentina Taty Almeida, militante da organização Madres de Plaza de Mayo

"Quem lhe falta?": Mães da Praça de Maio completam 40 anos de luta pela memória e pela vida

No dia 30 de abril de 1977, em plena ditadura militar na Argentina, 14 mulheres reuniram-se na Praça de Maio, em frente à sede do governo em Buenos Aires, para protestar pelos seus filhos desaparecidos, …

-

Afinal, os teóricos da conspiração podem ser apenas solitários

Se tivesse que descrever um teórico da conspiração, provavelmente pensaria numa pessoa maluca, que “não bate bem da cabeça”, certo? Errado. Segundo um estudo recentemente publicado no Journal of Experimental Social Psychology, os teóricos da …