Escritores entregam livros para apenas serem lidos 100 anos depois

(dr) Kristin von Hirsch

Han Kang e outros escritores na floresta em Oslo.

Os escritores entregam livros originais para serem guardados durante cem anos, para que depois possam ser lidos. A ideia pertence ao projeto “Future Library”, da artista escocesa Katie Paterson.

Em Nordmarka, no norte de Oslo, foram plantados, em 2014, mil abetos noruegueses numa floresta. Cem anos depois, quando já tiverem crescido totalmente, serão cortados e com o seu papel serão publicados vários livros originais do projeto “Future Library“.

Os livros estão secretamente guardados há cinco anos e assim permanecerão durante mais 95 anos, até ao ano 2114. A ideia partiu da artista escocesa Katie Paterson e contou com a adesão de vários escritores reconhecidos internacionalmente. Muitos poderiam ter publicado as suas obras, mas decidiram mantê-las “escondidas” durante 100 anos.

Escritores premiados como Han Kang, Margaret Atwood e David Mitchell são alguns dos envolvidos nesta iniciativa. A cada ano que passa, Paterson vai pedindo a mais um escritor para oferecer uma obra original que ainda não tenha sido publicada. De acordo com o jornal The Guardian, os livros são guardados na Biblioteca Deichman, especialmente construída com madeira da floresta de Nordmarka.

“Nenhum adulto hoje vivo saberá o que há dentro das caixas, além de que são textos que vão resistir à erosão do tempo“, disseram os organizadores do projeto.

“Foi como um casamento do meu manuscrito com esta floresta. Ou uma canção de embalar para um sono de um século, tocando suavemente a terra durante todo o caminho”, disse a escritora Han Kang, citada pelo Expresso. Apenas foi revelado o nome da sua obra: “Dear Son, My Beloved”.

O manuscrito de Margaret Atwood é intitulado de “Scribbler Moon” e foi escrito em 2014. “É como um sono de beleza. Os textos vão repousar durante 100 anos e depois vão acordar e viver novamente. É um conto de fadas sobre a passagem do tempo“, disse Atwood. “Haverá seres humanos à espera de receber os livros? Haverá Noruega? Haverá uma floresta? Existirão ainda bibliotecas?”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estoril 0-1 Sporting | Figueira deu o fruto que saciou o leão

Foi preciso surgir um erro crasso do guarda-redes estorilista (até então a fazer uma belíssima exibição) para o campeão nacional poder respirar de alívio e festejar a quarta vitória na Liga, esquecendo por agora a …

A tinta mais branca do mundo ajuda a poupar energia nas casas - e pode eliminar de vez o ar condicionado

Uma equipa de investigadores da Universidade de Purdue desenvolveu uma tinta tão branca que revestir um prédio com ela pode reduzir, ou até mesmo eliminar, a necessidade de ter ar condicionado. Depois de testar mais de …

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …