Como varinhas mágicas, as escovas de rímel usadas ajudam animais órfãos

Como se de varinhas mágicas se tratassem, as escovas de rímel já utilizadas podem fazer muito por animais órfãos que estão a ser cuidados em abrigos.

No final de fevereiro passado, o abrigo de animais The New Arc, na região de Aberdeenshire, na Escócia, anunciou que precisava de escovas de rímel.

Com estas “varinhas mágicas” os ativistas e cuidadores tratam dos pequenos animais que ficaram órfãos, como coelhos ou pássaros, na tentativa de compensar os cuidados da progenitora e estabelecer uma relação de maior confiança.

Tal como nota a Russia Today, estes aplicadores de maquilhagem são também úteis para prevenir infeções, permitindo limpar lama, óleo e outros produtos contaminantes, bem como extrair lavas, ovos de moscas, carrapatos e outros parasitas.

Esta semana, o The New Arc anunciou, através da sua conta no Facebook, que recebeu escovas de rímel oriundas de todo o mundo depois de ter deixado o apelo. “Temos agora mais ‘varinhas’ do que Hogwarts“, escreveram os ativistas, agradecendo a todos os que colaboraram e dando conta que encerraram o apelo pelas escovas de rímel.

“Contactaram-nos imensas pessoas de todo o mundo. É fantástico ter tanto apoio à vida selvagem e reutilizar objetos que tinham como destino aterros sanitários”, pode ler-se.

“Esperamos poder garantir uma instalação de reciclagem para as nossas ‘varinhas’ usadas e, assim que tivermos isso definido, publicaremos os detalhes para onde podem ser enviadas. Quanto menos plástico nos nossos mares ou aterro, melhor!”, rematam.

A ideia de reutilizar estas pequenas escovas não é nova. O método é já usado num abrigo da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, o Appalachian Wildlife Refuge, que pediu às mulheres que lavassem as suas escovas usadas com sabão líquido em vez de deitar fora o rímel já usado, enviando-as depois como doação.

A mensagem foi depois também divulgada pela Beaches Go Green, na Flórida, que tentou consciencializar a sociedade de que ao doar uma mascara usada, é possível dar-lhe uma segunda utilidade e contribuir para uma boa causa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas podem ter descoberto por que Beethoven ficou surdo

Ludwig van Beethoven começou a notar dificuldades de audição em 1798, com 28 anos. Com 44 ou 45, estava totalmente surdo. Aos 56 anos, o músico morreu e, até hoje, ainda não se sabe …

Tochas em Alvalade. Liga pede reunião de urgência ao MAI

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) solicitou, esta sexta-feira, uma reunião de urgência ao ministro da Administração Interna, na sequência dos incidentes no encontro entre Sporting e Benfica. "A Liga Portugal lamenta profundamente …

Moody’s mantém rating de Portugal acima do "lixo"

A agência de rating norte-americana manteve, esta sexta-feira, a notação financeira de Portugal em “Baa3”, acima de lixo, e a perspetiva em positiva. De acordo com um comunicado no site da agência, a Moody's assinala que …

Suspeitos da morte de jovem cabo-verdiano ficam em prisão preventiva

Os cinco suspeitos da morte do estudante cabo-verdiano vão aguardar julgamento em prisão preventiva, indiciados pelos crimes de homicídio qualificado e três tentativas de homicídio. A decisão, lida aos jornalistas cerca das 23h30 de sexta-feira por …

Cientistas descobriram o ponto fraco dos tardígrados

Os tardígrados, também chamados ursos de água, são conhecidos pela sua resistência. Mas um novo estudo revela agora que estes pequenos organismos também têm um ponto fraco: exposição de longo prazo a altas temperaturas. Em 2018, …

Detetadas "partículas fantasmagóricas" que o Modelo Padrão não pode explicar

O observatório IceCube, localizado no Pólo Sul, revelou que a Antena Antena Antártida de Impulso Transitivo (ANITA) detetou alguns "sinais muito estranhos" que "não pode ser explicados" pelo Modelo Padrão da Física. O projeto ANITA, …

Descoberto primeiro asteróide que se move apenas dentro da órbita de Vénus

Uma rede de telescópios robóticos operados à distância observou um asteróide que, além de ser o asteróide mais próximo do Sol, é também o primeiro asteróide descoberto que se move completamente dentro da órbita de …

Mark Zuckerberg tem medo do TikTok (e já se sabe porquê)

Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: a aplicação está a crescer muito, mesmo …

A empresa mãe da Google já vale um bilião de dólares

Esta quinta-feira, a Alphabet, empresa mãe da Google, conseguiu uma cotação na bolsa de 1 bilião de dólares, cerca de 900 mil milhões de euros. A Alphabet tornou-se, esta quinta-feira, a quarta empresa norte-americana a conseguir …

Cientistas criam "cimento vivo" capaz de se "curar"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos criou um "cimento vivo" juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência. "Já usamos materiais biológicos …