/

Escolas encerradas em Bragança e Vila Real. Madeira já tem voos cancelados

As escolas de oito dos doze concelhos do distrito de Bragança estão encerradas, esta quarta-feira, devido à neve que caiu nas últimas horas. No distrito de Vila Real, as atividades letivas também estão suspensas nos concelhos de Alijó, Montalegre, Murça e Vila Pouca de Aguiar.

O Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) indicou à Lusa que hoje estão as encerradas as escolas nos concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro, Vinhais, Alfândega da Fé, Miranda do Douro, Carrazeda de Ansiães e Vimioso, de acordo com informação recolhida localmente pelas corporações de bombeiros.

O Comando Distrital da GNR indicou à Lusa que “todas as estradas nacionais e municipais” do distrito de Bragança “estão muito condicionadas”. A única onde se circula com menos constrangimentos é a A4, no troço correspondente à Autoestrada Transmontana, apesar da existência de pontos críticos como o Alto de Rossas (Bragança) e o Romeu (Mirandela).

As autoridades aconselham a população a circular apenas dentro “do estritamente necessário” até a situação melhorar, o que se espera venha a ocorrer durante a tarde.

Também o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) suspendeu as aulas, durante a manhã, nas escolas superiores de Bragança e Mirandela, e deu tolerância de ponto aos funcionários.

Os constrangimentos devem-se à acumulação de neve que caiu desde o final do dia de terça-feira até à madrugada de hoje. Apesar de já não nevar há algumas horas, as autoridades locais ainda não conseguiram debelar os efeitos do nevão que atingiu praticamente todo o distrito de Bragança.

Este é o segundo nevão que ocorre em poucas semanas nesta região, onde é habitual a queda de neve nesta época do ano, mas onde há cinco anos não atingia estas proporções.

Vias afetadas e queda de árvores em Vila Real

Na terça-feira, o distrito de Vila Real foi atingido por um grande nevão que provocou grandes dificuldades na circulação rodoviária e levou ao encerramento, mais cedo, das escolas de 11 dos 14 concelhos do distrito.

Segundo fonte da GNR, esta manhã permanecia cortado o Itinerário Principal 4 (IP4), na zona do Alto de Espinho, que atravessa a serra do Marão, entre os nós da Campeã (Vila Real) e Padronelo (Amarante).

Depois, pelo distrito há o registo de vários troços de estradas cortadas, entre nacionais e municipais, principalmente por causa da queda de árvores e também pela neve. Situações que se verificam, por exemplo, em Boticas, Chaves, Valpaços, Ribeira de Pena, Mondim de Basto ou Vila Pouca de Aguiar.

De acordo com a Proteção Civil, a queda de árvores foi ocorrência com mais registos esta noite, no distrito de Vila Real.

Hoje, devido às condições climatéricas, não há atividades letivas nas escolas de Alijó e Murça, incluindo a escola profissional, bem como nos Agrupamentos de Escolas de Vila Pouca de Aguiar e Doutor Bento da Cruz, em Montalegre.

Madeira sem ocorrências mas já com voos cancelados

Em informação prestada à Lusa, o responsável pela Proteção Civil Regional, José Dias, referiu que a noite não provocou “nenhuma ocorrência”. Quanto à operação aeroportuária, fonte da estrutura informou que há já cancelamentos de voos.

Estão já cancelados cinco voos que deveriam aterrar esta manhã, um da TAP para o Porto e quatro da companhia aérea low cost Easyjet com destinos vários. “Todos os voos cancelados esta manhã foram por decisão das companhias”, disse.

Por conseguinte, estão também canceladas cinco partidas do aeroporto Cristiano Ronaldo, num dia em que estão previstos 18 movimentos. Ainda assim já deixaram o aeroporto esta manhã dois voos. Um da TAP com destino a Lisboa e um da Germania com destino a Bremen.

A Madeira está hoje em alerta vermelho para o vento e a agitação marítima. O vento pode atingir os 140 quilómetros em rajada e as ondas, na costa sul da ilha, podem atingir a altura máxima de 14 metros.

A intensidade do vento já fez registar, nas estações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, uma rajada de 109 km/h no aeroporto e nas zonas montanhosas a rajada mais forte registada foi, até agora, de 139 km/h.

Devido à agitação marítima, a câmara municipal do Funchal mantém encerrado o passeio marítimo da Praia Formosa, entre a Praia Formosa e a Ribeira dos Socorridos, com a autarquia a manter as recomendações, para que toda a população mantenha, ao longo do dia, “uma distância de segurança para a orla costeira”.

A Porto Santo Line, empresa responsável pela ligação marítima entre a Madeira e o Porto Santo, também informou que as viagens do navio ‘Lobo Marinho’ previstas para esta quarta-feira foram canceladas.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.