“Eu mesmo teria ido à escola parar o atirador”, diz Trump

Jim Lo Scalzo / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos criticou os polícias que estavam na escola Marjor Stoneman Douglas, em Parkland, e disse que, mesmo desarmado, teria corrido para dentro do liceu para enfrentar o atirador Nikolas Cruz.

Esta segunda-feira, Donald Trump disse que ele próprio teria ido ao liceu Marjor Stoneman Douglas, em Parkland, impedir o atirador, mesmo que não tivesse arma alguma.

“Creio realmente que eu teria ido até ao liceu mesmo se não tivesse uma arma“, disse o Presidente dos Estados Unidos durante o debate sobre a segurança nas escolas, que ocorreu na Casa Branca.

Trump criticou o segurança da escola, dizendo que a atitude dele foi “vergonhosa” por ter ficado longe do tiroteio. Acrescentou, ainda, que outras entidades falharam na ida imediata ao liceu no momento em que o tiroteio começou. As autoridades locais “não tinham sido distinguidas com medalhas de honra”, já que “a maneira como agiram foi uma desgraça”.

Segundo o Observador, o Presidente norte-americano reiterou que a única forma de parar estes atiradores era “retribuir”. “Vocês não vão conseguir parar uma situação destas se forem simpáticos”, afirmou.

Além disso, Trump reiterou que, caso seja necessário, irá lutar contra o lóbi das armas, o poderoso grupo que se opõe ao controlo da venda de armas – a Associação Nacional da Espingarda (NRA).

Não se preocupem com a NRA. Estão do nosso lado. Metade de vocês tem medo da NRA. Não há nada que recear. E sabem que mais? Se não estão connosco, vamos ter que lutar com eles de vez em quando. Isso não é mau. Estão a fazer o que consideram correto”, declarou o Presidente.

Esta não é a primeira vez que a Associação se opõe às proposta de Trump. A NRA já se opôs à proposta de aumentar de 18 para 21 anos a idade mínima para comprar uma espingarda semiautomática e a proibir os aceleradores de disparos, uns dispositivos que se colocam nas culatras das armas para as transformar em semiautomáticas.

Donald Trump pediu ainda que se aumentasse o número de instituições psiquiátrica sno país, para internar pessoas como o autor recente do tiroteio em Parkland.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Sim, sim, realmente estamos todos a ver um cobardolas como o Trump a ir à escola…
    Aposto que mal ouvisse o primeiro tiro, figuraria na direcção exactamente oposta!!

RESPONDER

Aldeões ajudam tropas indianas que enfrentam militares chineses nos Himalaias

Cerca de 100 residentes da vila de Chushul atravessam o território indiano de Ladakh para chegar a um pico dos Himalaias conhecido como Black Top, a uma altitude de mais de 4500 metros, levando suprimentos …

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …

"Ato que nenhum fim pode justificar". Vaticano critica a aceitação mundial da eutanásia

Através de um novo documento, o Vaticano condenou a disseminação da aceitação internacional da eutanásia e do suicídio assistido, inclusive em alguns países tradicionalmente católicos da Europa. O Vaticano referiu no documento publicado hoje - e …

Facebook teme sair da Europa caso não possa transferir dados para os EUA

A Comissão de Proteção de Dados irlandesa propôs que os dados dos cidadãos europeus não possam sair do continente. O Facebook diz que não sabe como poderá continuar a prestar os seus serviços na Europa …

O guarda-redes do Chelsea é o melhor em quê? "Em cometer erros"

Kepa alvo de críticas fortes. Frank Lampard confirmou a chegada de mais um guarda-redes, proveniente de França. O Chelsea volta a ser notícia por causa do mercado e volta a ser notícia por causa de um …

Promotores assumem pela primeira vez que Trump pode ser investigado por fraude fiscal

O gabinete do procurador do distrito de Manhattan, que tem travado uma batalha legal com o Presidente dos Estados Unidos (EUA) para obter as suas declarações de impostos, sugeriu na segunda-feira, pela primeira vez, que podia …

Revelada causa da morte de 300 elefantes no Botsuana

O Governo do Botsuana anunciou, esta segunda-feira, que uma cianobactéria foi a causa da misteriosa morte de cerca de 300 elefantes no Botsuana em meados deste ano. A causa da morte dos paquidermes foi determinada após …

Cavani: brasileiros com milhões... mas pessimistas

O Grémio estabelece quatro parcerias para contratar o uruguaio. No entanto, a direção do clube não acredita que Cavani se vai mudar para Porto Alegre. "Na vida, se não conversas, nada sabes. Até pode surgir uma …