“Eu mesmo teria ido à escola parar o atirador”, diz Trump

Jim Lo Scalzo / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos criticou os polícias que estavam na escola Marjor Stoneman Douglas, em Parkland, e disse que, mesmo desarmado, teria corrido para dentro do liceu para enfrentar o atirador Nikolas Cruz.

Esta segunda-feira, Donald Trump disse que ele próprio teria ido ao liceu Marjor Stoneman Douglas, em Parkland, impedir o atirador, mesmo que não tivesse arma alguma.

“Creio realmente que eu teria ido até ao liceu mesmo se não tivesse uma arma“, disse o Presidente dos Estados Unidos durante o debate sobre a segurança nas escolas, que ocorreu na Casa Branca.

Trump criticou o segurança da escola, dizendo que a atitude dele foi “vergonhosa” por ter ficado longe do tiroteio. Acrescentou, ainda, que outras entidades falharam na ida imediata ao liceu no momento em que o tiroteio começou. As autoridades locais “não tinham sido distinguidas com medalhas de honra”, já que “a maneira como agiram foi uma desgraça”.

Segundo o Observador, o Presidente norte-americano reiterou que a única forma de parar estes atiradores era “retribuir”. “Vocês não vão conseguir parar uma situação destas se forem simpáticos”, afirmou.

Além disso, Trump reiterou que, caso seja necessário, irá lutar contra o lóbi das armas, o poderoso grupo que se opõe ao controlo da venda de armas – a Associação Nacional da Espingarda (NRA).

Não se preocupem com a NRA. Estão do nosso lado. Metade de vocês tem medo da NRA. Não há nada que recear. E sabem que mais? Se não estão connosco, vamos ter que lutar com eles de vez em quando. Isso não é mau. Estão a fazer o que consideram correto”, declarou o Presidente.

Esta não é a primeira vez que a Associação se opõe às proposta de Trump. A NRA já se opôs à proposta de aumentar de 18 para 21 anos a idade mínima para comprar uma espingarda semiautomática e a proibir os aceleradores de disparos, uns dispositivos que se colocam nas culatras das armas para as transformar em semiautomáticas.

Donald Trump pediu ainda que se aumentasse o número de instituições psiquiátrica sno país, para internar pessoas como o autor recente do tiroteio em Parkland.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Sim, sim, realmente estamos todos a ver um cobardolas como o Trump a ir à escola…
    Aposto que mal ouvisse o primeiro tiro, figuraria na direcção exactamente oposta!!

RESPONDER

"Portugal tem margem" para ter défice em caso de crise

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, diz que Portugal pode deixar o défice subir em caso de crise, mas avisa que é preciso cuidado para que a despesa não se torne permanente. Numa entrevista …

Rui Rio continua "em ponderação" e não anunciará qualquer decisão na quarta-feira

A Comissão Política Nacional do PSD vai reunir-se na próxima quarta-feira, mas o presidente do partido não falará ainda publicamente sobre o seu futuro político e continua “em ponderação”, disse à Lusa fonte oficial social-democrata. Segundo …

Ministério nega "situação anómala" de alunos ainda sem professores

Milhares de alunos continuam sem professores um mês depois de as aulas terem começado e o Ministério da Educação diz não ter sido informado de qualquer “situação anómala ou de uma falta sistémica de docentes”. Ainda …

Gage Skidmore

John Bolton denunciou pressão sobre a Ucrânia dois meses antes de sair da Casa Branca

John Bolton, o antigo conselheiro de Segurança Nacional norte-americano que saiu do cargo em setembro em confronto com Donald Trump, fez saber aos advogados da Casa Branca, em julho, que estava em curso uma campanha …

Homem que violava e trancava mulher sem comida tinha sido absolvido do mesmo crime

Um homem de 38 anos que ficou em prisão preventiva por suspeitas de crimes de violência doméstica agravada, violação e sequestro agravado contra a companheira, já tinha sido absolvido antes pela prática do mesmo crime …

Portugal é dos países da UE que mais progrediram na igualdade de género

Portugal está a progredir para uma plena igualdade de género mais rapidamente do que a média da União Europeia, revela o Instituto Europeu para a Igualdade de Género, que coloca o país em 16.º posição, …

"Sem água potável e a urinar em latas". Assim vivem os seguranças dos jogadores do Real Madrid

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) de Espanha, um sindicato operário, denuncia as "péssimas condições" laborais dos seguranças que fazem vigilância a alguns jogadores do Real Madrid, nas suas moradias particulares. "Não há 'guaritas' de vigilância …

Ricardo Serrão Santos vai ser o novo ministro do Mar

O ex-eurodeputado socialista Ricardo Serrão Santos vai ser o novo ministro do Mar, no executivo de António Costa. A notícia foi avançada pela Antena Um/Açores e confirmada pelo Diário de Notícias.  Doutorado em Biologia pela Universidade …

Ex-presidente da Câmara da Covilhã começa a ser julgado por peculato

O antigo presidente da Câmara da Covilhã e também ex-vice-presidente do partido Aliança começa, esta terça-feira, a ser julgado em Castelo Branco, acusado de peculato e prevaricação. A SIC noticiou no fim-de-semana de 16 e 17 …

Dois anos depois dos fogos, há mais de 200 casas excluídas do processo de reconstrução

Dois anos depois dos incêndios na zona centro do país, mais de 200 casas de primeira habitação continuam excluídas do processo de reconstrução. Apesar de as obras estarem licenciadas, as habitações foram chumbadas pela Comissão de …