“Eu mesmo teria ido à escola parar o atirador”, diz Trump

Jim Lo Scalzo / EPA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

O Presidente dos Estados Unidos criticou os polícias que estavam na escola Marjor Stoneman Douglas, em Parkland, e disse que, mesmo desarmado, teria corrido para dentro do liceu para enfrentar o atirador Nikolas Cruz.

Esta segunda-feira, Donald Trump disse que ele próprio teria ido ao liceu Marjor Stoneman Douglas, em Parkland, impedir o atirador, mesmo que não tivesse arma alguma.

“Creio realmente que eu teria ido até ao liceu mesmo se não tivesse uma arma“, disse o Presidente dos Estados Unidos durante o debate sobre a segurança nas escolas, que ocorreu na Casa Branca.

Trump criticou o segurança da escola, dizendo que a atitude dele foi “vergonhosa” por ter ficado longe do tiroteio. Acrescentou, ainda, que outras entidades falharam na ida imediata ao liceu no momento em que o tiroteio começou. As autoridades locais “não tinham sido distinguidas com medalhas de honra”, já que “a maneira como agiram foi uma desgraça”.

Segundo o Observador, o Presidente norte-americano reiterou que a única forma de parar estes atiradores era “retribuir”. “Vocês não vão conseguir parar uma situação destas se forem simpáticos”, afirmou.

Além disso, Trump reiterou que, caso seja necessário, irá lutar contra o lóbi das armas, o poderoso grupo que se opõe ao controlo da venda de armas – a Associação Nacional da Espingarda (NRA).

Não se preocupem com a NRA. Estão do nosso lado. Metade de vocês tem medo da NRA. Não há nada que recear. E sabem que mais? Se não estão connosco, vamos ter que lutar com eles de vez em quando. Isso não é mau. Estão a fazer o que consideram correto”, declarou o Presidente.

Esta não é a primeira vez que a Associação se opõe às proposta de Trump. A NRA já se opôs à proposta de aumentar de 18 para 21 anos a idade mínima para comprar uma espingarda semiautomática e a proibir os aceleradores de disparos, uns dispositivos que se colocam nas culatras das armas para as transformar em semiautomáticas.

Donald Trump pediu ainda que se aumentasse o número de instituições psiquiátrica sno país, para internar pessoas como o autor recente do tiroteio em Parkland.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Sim, sim, realmente estamos todos a ver um cobardolas como o Trump a ir à escola…
    Aposto que mal ouvisse o primeiro tiro, figuraria na direcção exactamente oposta!!

RESPONDER

Descobertos "quasares frios" que podem reescrever como as galáxias morrem

Durante a 234.ª reunião da Sociedade Astronómica Americana em St. Louis, Allison Kirkpatrick, professora assistente de física e astronomia da Universidade do Kansas, anunciou a sua descoberta de "quasares frios" - galáxias com abundância de …

Mulher forçada a dar à luz bebé sem crânio devido às leis antiaborto americanas

Devido à estrita legislação antiaborto americana, uma mulher foi obrigada a dar à luz o seu filho que tinha anencefalia, uma malformação que consiste na ausência de cérebro. O caso está a trazer ao de cima …

O vulcão de gelo do planeta Ceres formou-se a partir de uma bolha de lama salgada

Quando a sonda Dawn da NASA chegou a Ceres, avistou várias características marcantes, incluindo Ahuna Mons, a maior montanha do planeta anão. Tem uma altura máxima de cerca de 5 quilómetros. Dado que Ceres é inferior …

“A reforma da floresta está para o Governo como o Alqueva esteve para Guterres”

O ministro da Agricultura compara as dificuldades de implementação da reforma da floresta às enfrentadas há 20 anos pelo projeto do Alqueva e apela à continuidade destas políticas com reflexos nas próximas décadas. “A reforma da …

Quase 4.000 idosos agredidos em três meses

Entre janeiro e março deste ano, a PSP identificou 3778 vítimas de agressão em 3684 casos de violência contra idosos, escreve o Jornal de Notícias. De acordo com o diário, que avançou com os números …

Benfica vence Sporting na negra e sagra-se campeão de futsal

O Benfica sagrou-se campeão nacional de futsal, ao bater em casa o Sporting, por 4-3, no quinto e último jogo da final, disputado no Pavilhão da Luz, em Lisboa. Raul Campos, que marcou por duas vezes …

Quimioterapia por spray é a nova esperança no tratamento de cancro

Hospitais franceses estão a testar um novo tratamento para cancro do estômago. A técnica desenvolvida em 2013 está agora a ser testada, mas os resultados são promissores. "A quimioterapia clássica era horrível… mas com este tratamento, …

As brilhantes "lágrimas azuis" dos mares chineses são tóxicas (e estão a crescer)

As luzes azuis que pintam os mares chineses, muitas vezes chamadas de "lágrimas azuis", podem ser vistas depois de escurecer em muitas praias da China e tornaram-se, recentemente, numa grande atração turística. Nas noites de verão, …

PCP teme maioria absoluta de Costa. Se o PS tiver "mãos livres", há risco de retrocesso

O secretário-geral do PCP afirmou este sábado que se o PS tiver “as mãos completamente livres”, o país corre o risco de retroceder nas conquistas dos direitos alcançados e as imposições de Bruxelas serão sempre …

No Japão, pilotar drones enquanto bêbado dá prisão

Os drones revolucionaram a fotografia, ajudaram na conservação, transportaram órgãos para transplantes e até já ajudaram em missões de busca e salvamento. Mas as máquinas voadoras controladas remotamente nem sempre são usadas para o bem. Também …