Maior grupo pró-armas dos EUA contra proibição de venda de armas de fogo

Jim Lo Scalzo / EPA

Dana Loesch, porta-voz da National Rifle Association

A National Rifle Association (NRA) garantiu, este domingo, que é contra “qualquer proibição” na venda de armas de fogo, uma declaração que se opõe à proposta do Presidente Trump em banir a venda de bump stocks.

A National Rifle Association (NRA) opôs-se à proposta de Donald Trump e garantiu, este domingo, que é contra “qualquer proibição” na venda de armas de fogo.

Depois de Trump ter proposto a proibição de venda de bump stocks – engenhos que transformam armas semiautomáticas em automáticas -, na sequência do tiroteio no liceu Marjory Stoneman Douglas, na Florida, a NRA surge agora com vontade de abrir uma potencial frente de guerra com o Presidente norte-americano.

Dana Loesch, porta-voz da poderosa organização de lóbi pró-armas dos EUA, defendeu que massacres como o que teve lugar na Florida, no dia 14 de fevereiro, não são da responsabilidade da NRA, apontando assim o dedo às forças de segurança locais que cometem erros e à falta de ação política.

Segundo o Expresso, a reação de Loesch surgiu depois de a comunicação social ter noticiado que o vice-xerife do condado de Broward, que estava à entrada do liceu na hora do ataque, nada fez para travar o atirador, Nikolas Cruz.

Em resposta ao tiroteio em Parkland, o Presidente dos EUA propôs aumentar a idade mínima para se poder comprar certos tipos de armas de assalto, e também melhorar os mecanismos de avaliação prévia de potenciais compradores de armas.

Há quem esteja contra estas medidas sob o argumento de que vão contra a 2ª emenda da Constituição, uma alínea do documento fundamental da nação que garante o direito dos cidadãos a serem proprietários de armas de fogo.

Milhares de alunos têm vindo a manifestar-se e a responsabilizar a falta de vontade política em alterar a legislação sobre o controlo de armas. Várias empresas têm, inclusivamente, posto fim a parcerias e acordos com a NRA, entre elas as companhias aéreas norte-americanas Delta e United Airlines.

Também nas redes sociais a polémica é eminente, com milhares de utilizadores a partilharem as hashtags #BoycottNRA e #StopNRAmazon no Twitter, pelo o facto de a Amazon continuar a permitir que a organização de armas transmita programas em streaming nos seus canais e plataformas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …