/

Escócia é o primeiro país a tornar os produtos menstruais gratuitos

Os produtos de higiene íntima feminina vão passar a ser gratuitos na Escócia. A primeira medida do género em todo o mundo entrará em vigor em janeiro e tem o objetivo de combater a “pobreza menstrual”.

A Escócia tornou-se, esta terça-feira, no primeiro país a permitir o acesso gratuito a produtos menstruais, como pensos higiénicos e tampões, que passarão a estar disponíveis em locais previamente designados, como centros comunitários, associações juvenis e farmácias, revela a CNN.

Estima-se que a nova medida terá um custo anual de 8,4 milhões de libras (cerca de 9,4 milhões de euros) e caberá às autarquias locais e aos prestadores de ensino assegurar a disponibilidade dos produtos gratuitamente.

“A Escócia não será o país que acaba com a pobreza menstrual, mas temos a hipótese de ser os primeiros”, disse Monica Lennon, a deputada trabalhista que propôs a nova lei no ano passado.

“Isto é um sinal para o mundo de que o acesso universal gratuito a produtos para o período pode ser alcançado”, acrescentou.

Num documento de apoio à legislação, Lennon disse ainda que será razoável esperar 20% de adesão à nova medida, tendo em conta que as estatísticas oficiais de desigualdade mostram que quase 20% das mulheres na Escócia vivem em relativa pobreza.

A nova lei foi elogiada por vários grupos de direitos das mulheres, bem como por políticos de todos os partidos representados no Parlamento daquele país.

A primeira-ministra escocesa, Nicola Sturgeon, descreveu o momento em que a lei foi aprovada (sem votos contra nem abstenções) como “uma decisão importante para as mulheres e raparigas”.

Sinto orgulho nesta legislação inovadora, que faz da Escócia o primeiro país do mundo a disponibilizar, de forma gratuita, produtos menstruais a todas as mulheres que precisem”, disse Sturgeon na rede social Twitter.

No Reino Unido, uma em cada dez adolescentes não têm possibilidades para comprar produtos de higiene íntima feminina, segundo uma sondagem feita em 2017 pela organização Plan International.

Além disso, a pesquisa também descobriu que quase metade das raparigas com idades entre os 14 e os 21 anos sente vergonha do período e cerca de metade já faltou à escola por não ter acesso aos produtos.

Em 2018, a Escócia foi também o primeiro país a disponibilizar de forma gratuita produtos de higiene íntima em escolas e universidades.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.