A Escócia pode vetar o Brexit

firstministerofscotland / Flickr

A primeira ministra da Escócia, Nicola Sturgeon (esq), durante um tatoo militar

A primeira ministra da Escócia, Nicola Sturgeon (esq), durante um tatoo militar

Edimburgo poderá vir a vetar a saída do Reino Unido da União Europeia, declarou Nicola Sturgeon, a primeira-ministra da Escócia, em entrevista à BBC.

De acordo com a primeira-ministra escocesa Nicola Sturgeon, apesar de 51,9% dos cidadãos britânicos se terem manifestado a favor da saída da UE no referendo do dia 23 de junho, 62% dos escoceses votaram contra o brexit.

Sturgeon acrescentou que planeia iniciar negociações directas com Bruxelas nos próximos dias para defender os interesses da Escócia.

O tratado da união britânica prevê que qualquer decisão tomada pelo parlamento do Reino Unido que implique a ruptura de tratados internacionais, como o da adesão à União Europeia, tem que ser ratificado pelo parlamento da Escócia.

Em caso de veto do parlamento escocês, para forçar a saída da União Europeia o parlamento do Reino Unido teria que revogar a lei que atribui esse poder veto aos escoceses.

No referendo do dia 23 de junho no Reino Unido, 51,9% dos eleitores britânicos pronunciaram-se a favor do brexit – a saída da União Europeia.

No entanto, tanto a Escócia, com 62% dos votos, como a Irlanda do Norte, com 55%, votaram a favor da permanência na União Europeia.

Este sábado, Sturgeon declarou que o governo da Escócia irá redigir um projecto de lei para preparar um novo referendo sobre a independência escocesa do Reino Unido.

ZAP / Abr

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Publicidade a iogurtes, cereais e chocolates vai ser (quase) extinta

A guerra ao açúcar em Portugal vai provocar uma grande redução na publicidade dirigida a menores de muitos iogurtes, cereais de pequeno almoço e chocolate. Entre os produtos que vão deixar de ser publicitados junto a …

Sindicatos chegam a acordo com Transtejo e Soflusa e equacionam levantar greve

Os sindicatos dos trabalhadores da Transtejo e Soflusa aceitaram, esta segunda-feira, um aumento de 28 euros para todas as categorias, incluindo a dos mestres, comprometendo-se a levantar a greve caso os trabalhadores aprovem a decisão. "A …

Cavaco Silva avisou, mas Sócrates recusou alterar acordo que favorece Berardo

Cavaco Silva alertou José Sócrates para os benefícios que o seu Governo concedeu a Joe Berardo para instalar a sua coleção no Centro Cultural de Belém (CCB), mas o ex-primeiro-ministro recusou alterar o acordo que …

PS deixa cair lei. Subvenções vitalícias continuam em segredo

Quando a lista das subvenções mensais vitalícias foi suspensa, em agosto de 2018, o PS anunciou que aprovaria uma proposta que garantisse a sua publicação. Onze meses depois, concluiu que não é necessária. A Caixa Geral …

Morreu David Hedison, o agente da CIA aliado de James Bond

David Hedison, o ator norte-americano que participou em dois filmes da saga de James Bond, morreu esta segunda-feira em Los Angeles, nos Estados Unidos, aos 92 anos. A informação foi avançada na página oficial do Twitter …

Ninhos descobertos na Mongólia mostram que os dinossauros protegiam os seus ovos

Ninhos de dinossauro descobertos no Deserto de Gobi, na Mongólia, mostram que estes animais pré-históricos faziam ninhos em grupo e, tal como os pássaros, protegiam os seus ovos. De acordo com a revista Nature, uma equipa …

Banco de Portugal gasta meio milhão em mudanças (sem sequer se ter mudado)

O Banco de Portugal tem estado em mudanças. Além das institucionais, com o fim do segundo mandato de Carlos Costa no próximo ano, há também mudanças físicas: haverá um novo edifício para a concentração dos …

Quase 500 mil perdem isenção de taxas moderadoras

Dados publicados no portal do Serviço Nacional de Saúde revelam que, em abril, perto de 500 mil utentes dos centros de saúde e hospitais públicos tinham perdido a isenção no pagamento de taxas moderadoras, em …

Afinal, as pedras de Stonehenge podem ter sido transportadas usando sebo

Como é que os construtores de Stonehenge levaram as pedras gigantes para o mesmo local continua um mistério. Agora, uma nova investigação sugere que as pedras foram transportadas através de gordura animal. Uma nova investigação pode …

Costa responde a autarcas: são os “primeiros responsáveis pela proteção civil” nos concelhos

O primeiro-ministro sublinhou esta segunda-feira que os autarcas são os “primeiros responsáveis pela proteção civil em cada concelho”, ao responder a críticas como a do vice-presidente da Câmara de Vila de Rei. “Eu não faço comentário …