/

A Escócia pode vetar o Brexit

2

firstministerofscotland / Flickr

A primeira ministra da Escócia, Nicola Sturgeon (esq), durante um tatoo militar

A primeira ministra da Escócia, Nicola Sturgeon (esq), durante um tatoo militar

Edimburgo poderá vir a vetar a saída do Reino Unido da União Europeia, declarou Nicola Sturgeon, a primeira-ministra da Escócia, em entrevista à BBC.

De acordo com a primeira-ministra escocesa Nicola Sturgeon, apesar de 51,9% dos cidadãos britânicos se terem manifestado a favor da saída da UE no referendo do dia 23 de junho, 62% dos escoceses votaram contra o brexit.

Sturgeon acrescentou que planeia iniciar negociações directas com Bruxelas nos próximos dias para defender os interesses da Escócia.

O tratado da união britânica prevê que qualquer decisão tomada pelo parlamento do Reino Unido que implique a ruptura de tratados internacionais, como o da adesão à União Europeia, tem que ser ratificado pelo parlamento da Escócia.

Em caso de veto do parlamento escocês, para forçar a saída da União Europeia o parlamento do Reino Unido teria que revogar a lei que atribui esse poder veto aos escoceses.

No referendo do dia 23 de junho no Reino Unido, 51,9% dos eleitores britânicos pronunciaram-se a favor do brexit – a saída da União Europeia.

No entanto, tanto a Escócia, com 62% dos votos, como a Irlanda do Norte, com 55%, votaram a favor da permanência na União Europeia.

Este sábado, Sturgeon declarou que o governo da Escócia irá redigir um projecto de lei para preparar um novo referendo sobre a independência escocesa do Reino Unido.

ZAP / Abr

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.