Escassez de chuva pode deixar Portugal como o norte de África

A falta de chuva no território português — causada pelo agravamento das alterações climáticas — pode deixar o país comparável, em termos climatéricos, ao norte do continente africano.

O alerta foi lançado por João Santos, investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que destaca que a escassez de água pode ser um dos maiores problemas a combater em Portugal no próximo século. A falta de chuva no território português pode deixar o país em condições semelhantes ao norte do continente africano.

Há medidas urgentes que se impõem, seja ao nível da gestão da água, seja ao nível das práticas agrícolas, sob pena de o país ficar em condições comparáveis ao Norte de África”, disse João Santos, citado pelo JN.

Segundo o especialista, a quantidade de água tem diminuído drasticamente em Portugal e são vários os rios, ribeiras e lagos que secaram nas últimas décadas. A situação tem-se agravado e “este ano está a ser particularmente grave“. João Santos explica que a chuva durante a primavera foi muito abaixo da média e que “não é expectável que chova muito mais no verão”.

Assim sendo, os reservatórios de água estarão em escassez até à altura do outono. Quem sai lesado desta situação é o setor agrícola, que depende da precipitação para manter as suas colheitas ativas.

O professor da UTAD, especialista em Ciências Geofísicas, conta que a situação pode tomar contornos mais graves, devido à falta de precipitação, uma vez que só o aumento de temperaturas não seria o suficiente para afetar a agricultura. Essa situação, por sua vez, abriria a oportunidade de ter culturas alternativas, que não eram possíveis em condições climatéricas anteriores.

Com o clima a tornar-se mais quente e seco, as condições são cada vez mais semelhantes ao norte de África. E caso não sejam tomadas medidas urgentes, esta pode ser uma “ameaça muito séria“. Tendo em conta uma possível situação crítica, é necessário reajustar a gestão hídrica do país, controlando os consumos públicos de água — que João Santos considera serem “exagerados”.

“Portugal não é um país com grande futuro em termos de produção hidroelétrica, devendo apostar-se mais na fotovoltaica“, defendeu, citado pelo JN. O especialista alertou ainda para a necessidade de repensar o desperdício de água, de forma a minimizar os efeitos de uma mudança drástica de clima.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Talvez me ande a escapar alguma coisa. Com todas estas perspectivas climáticas anda-se a falar do aumento da área de regadio? Mas com que água?

RESPONDER

Evolução de parasita está a tornar mais difícil detetar e tratar a malária

Uma mutação do parasita que causa a malária está a "camuflar" as proteínas que são identificadas nos testes rápidos, tornando mais difícil detetar e tratar a doença. De forma semelhante aos testes à covid-19, baratos e …

Banguecoque em alerta. Mais de 70.000 casas inundadas na Tailândia

As autoridades tailandesas têm feito esforços para proteger partes de Banguecoque das cheias, que já inundaram 70.000 casas e mataram seis pessoas nas províncias no norte e centro do país. A tempestade tropical Dianmu causou cheias …

Exilados sírios obrigados a pagar taxas para evitar o alistamento obrigatório

No início deste ano, Yousef, um sírio de 32 anos que vive na Suécia, teve que pagar as taxas que lhe isentavam da obrigatoriedade de se alistar no exército da Síria, caso contrário a família …

Portugal tem cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, mais de metade em Lisboa

Estima-se que, em 2020, cerca de 485 pessoas tenham abandonado esta condição, o que representa uma descida de 39% face a 2019. Portugal terá cerca de 8.200 pessoas em situação de sem-abrigo, segundo os resultados de …

Simone Biles: "Deveria ter desistido muito antes dos Jogos Olímpicos"

"Uma mulher preta tem que ser a melhor, as pessoas tentam menosprezar", lamentou a multi-campeã olímpica de ginástica. Simone Biles não conquistou qualquer medalha de ouro nos Jogos Olímpicos deste ano mas foi a atleta mais …

Mãe e filho de 2 anos morrem à porta do estádio. Jogo decorreu normalmente

Queda aconteceu pouco antes de começar um jogo da Major League Baseball, em San Diego. O desporto passou para segundo plano na tarde deste domingo, pouco antes de um jogo de beisebol, nos Estados Unidos da …

"Blá blá blá". Greta Thunberg acusa líderes mundiais de não cumprirem com as promessas climáticas

Ativista considera que os anúncios feitos pelos líderes mundiais não passam de bonitas intenções que, na prática, não se traduzem em ações com verdadeiro impacto na luta contra as alterações climáticas. Greta Thunberg acusou os líderes …

Mulher com síndrome de Down perde ação judicial contra a lei do aborto no Reino Unido

Na semana passada, uma mulher com síndrome de Down perdeu uma ação judicial contra o governo britânico por causa de uma lei que permite o aborto até ao fim da gestação de fetos que poderão …

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …