Esboço recém-descoberto de Jesus Cristo atribuído a Leonardo Da Vinci

(dr)

Uma equipa de investigadores italianos atribuiu ao pintor renascentista Leonardo Da Vinci (1452-1519) um esboço recém-descoberto que retrata Jesus Cristo, avança esta semana o jornal britânico The Telegraph.

A obra, feita com giz vermelho, foi mantida durante anos em segredo numa coleção particular guardada num banco na região italiana da Lombardia.

De acordo com os especialistas ouvidos pelo jornal britânico, o esboço retrata Jesus Cristo com um olhar ao estilo de Mona Lisa, uma das obras mais emblemáticas de Da Vinci, tendo também semelhanças “impressionantes” com outras obras do mestre italiano.

Annalisa Di Maria, uma historiadora de arte italiana que estudou o esboço recém-descoberto, disse que a pose, a perspetiva e o estilo parecem ter o cunho de Da Vinci.

“A representação da barba é praticamente a mesma dos autorretratos de Leonardo [Da Vinci] (…) É uma pintura em giz vermelho, muito utilizado pelo pintor, inclusive nos esboços da Última Ceia”, afirmou a especialista.

Testes de laboratório preliminares já determinaram que o papel onde o esboço foi criado data do início do século XVI, mas a obra passará agora por uma série de testes mais completos e rigorosos para determinar com precisão a sua autenticidade.

“É um trabalho extraordinariamente belo e refinado e estou absolutamente convencida de que é um esboço de Leonardo da Vinci”, rematou Annalisa Di Maria.

Martin Kemp, professor de história de arte na Universidade de Oxford, no Reino Unido, mostra-se um pouco mais cauteloso na atribuição da obra.

“Não descartaria imediatamente [a atribuição da obra a Da Vinci], mas não posso simplesmente fazê-lo sem ver o esboço e as evidências científicas. Precisaria de confinar se foi desenhado com a mão esquerda. Leonardo desenhou tudo com a mão esquerda”.

Kemp não descarta também que o esboço possa ter pertencido a um dos “pupilos” do pintor italiano. “Há uma grande quantidade de pinturas de Cristo e de Salvator Mundi que foram produzidas pelos seguidores de Leonardo”, recordou.

O esboço pertence a uma dupla de colecionadores da Lecco, uma cidade no norte de Itália, não sendo claro onde é que a obra foi guardada durante todos estes séculos antes de ter sido encontrada no banco pela equipa de investigadores.

Os especialistas devem entretanto apresentar um estudo de 60 páginas sobre a descoberta numa conferência de imprensa a decorrer em Florença, cuja data de realização depende diretamente da evolução da pandemia de covid-19 no país.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Inspeção obrigatória das motas começa em janeiro de 2022

Quase dez anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo, a inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022. Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, referiu …

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Pacto AUKUS. Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …

Rio abre o jogo sobre o futuro do PSD. Não se recandidata se fizer "igual, pior ou muito pouquinho melhor"

Líder social-democrata deu a conhecer o que é, para o próprio, um bom resultado nas próximas autárquicas, recusou-se a falar sobre as movimentações internas no PSD, expôs o papel do partido na votação do OE …

FBI diz ter encontrado corpo em parque natural que "será de Gabby Petito"

Este domingo foi encontrado um corpo no parque nacional de Wyoming, nos Estados Unidos, que corresponde ao da jovem Gabrielle Petito, que se encontrava desaparecida, anunciou a polícia federal norte-americana (FBI). Gabby Petito, de 22 anos, …

Nuno Espírito Santo admite que "muita coisa correu mal", mas não escapa às críticas

O Tottenham saiu derrotado por 3-0 do embate com o Chelsea. Nuno Espírito Santo reconheceu os problemas na equipa, que foi duramente criticada por Roy Keane. O Chelsea manteve-se no comboio dos líderes da Liga inglesa, …

Críticas às novas tabelas da ADSE em várias áreas da Saúde

A nova tabela da ADSE, que entrou em vigor a 01 de setembro, tem enfrentado críticas de vários setores da Saúde, desde dentistas a nutricionistas, principalmente pelos valores atribuídos a alguns atos, exclusões e restrições. A …