/

ESA procura voluntários para tomarem “banho de imersão a seco”

(dr) ESA

A Agência Espacial Europeia (ESA) está a expandir o seu programa que permite aos investigadores estudar os efeitos da ausência de peso no corpo humano.

De acordo com a Agência Espacial Europeia, o programa consiste em colocar 20 voluntários — para já apenas mulheres —, durante cinco dias, num “banho de imersão a seco”, o que faz com que haja menos pressão sobre o corpo dos participantes.

“Decidimos iniciar o nosso primeiro protocolo de ‘imersão seca’ com voluntários apenas do sexo feminino, tendo em conta que não temos quase dados sobre mulheres” explica a chefe da equipa da ESA, Jennifer Ngo-Anh.

“Não vamos fazer quaisquer experimentos específicos nesta primeira rodada, mas vamos recolher dados para entender melhor o modelo de imersão a seco e como é que as mulheres reagem para avaliar esses estudos para investigações mais extensas no futuro”.

Apesar do longo historial de estudos baseados no repouso, esta é a primeira vez que a ESA faz esta experiência.

“Recebemos muitos pedidos de voluntariado para estes estudos, mas não são nenhuma brincadeira. Estar deitado numa cama parece divertido, mas o prazer desaparece muito rapidamente — especialmente quando envolve recolha de sangue e biópsias musculares”, acrescenta a responsável da ESA.

Estas experiências de repouso procuram encontrar respostas para os efeitos secundários da permanência no Espaço. A ausência de gravidade faz com que os corpos dos astronautas percam, por exemplo, massa muscular e densidade óssea.

Segundo a agência, os resultados deste tipo de pesquisa não beneficiam apenas os astronautas, mas têm implicações, nomeadamente, para as pessoas que ficam acamadas durante longos períodos de tempo.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.