/

Lítio no Sexta às 9. ERC vai ouvir Sandra Felgueiras e direção de programas da RTP

José Sena Goulão / Lusa

A Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC) recebeu participações sobre o adiamento do programa da RTP “Sexta às 9” sobre o lítio, encontrando-se a investigar a alteração, confirmou o regulador ao jornal i.

Ao jornal, a entidade reguladora confirma ter recebido participações sobre o adiamento do programa de 13 de setembro para 11 de outubro, já depois das eleições legislativas, levando estas à “abertura de um processo”.

“Este processo segue os trâmites normais de apreciação, que pressupõem que a ERC encete as diligências que considere relevantes para uma decisão fundamentada, entre as quais a habitual audição das partes envolvidas”, que o i aponta como a jornalista e coordenadora do programa Sandra Felgueiras e a direção de informação da RTP.

Esta semana, Sandra Felgueiras e a  a diretora de informação da RTP, Maria Flor Pedroso foram ouvidas na Assembleia da República.

A jornalista disse “era possível” ter emitido o programa a 13 de setembro com o tema do lítio, acrescentando que antes o programa nunca tinha sido suspenso durante campanhas eleitorais. “Se me perguntam diretamente se era possível fazer o programa ‘Sexta às 9’ durante o mês de setembro, a minha resposta é ‘sim, era possível com o lítio’”.

Sandra Felgueiras acrescentou ainda que “nunca” na sua vida, “em oito anos de coordenação” do Sexta às 9, o programa teve “uma suspensão durante um ato eleitoral”.

Rio aponta “razões políticas”

Por sua vez, a diretora de informação da RTP, Maria Flor Pedroso, disse também esta terça-feira no parlamento que o adiamento do programa Sexta às 9 não teve interferência do Governo, e justificou a mudança com a programação eleitoral.

“Eu trabalho em jornalismo há 26 anos. Isto são as chamadas pressões. O jornalismo político é um jornalismo em que nós somos pressionados constantemente por fontes várias. Interferência? Seria coisa que eu jamais toleraria. Eu e a equipa que dirijo”, disse a jornalista da RTP em resposta ao deputado do PS José Magalhães.

Esta quinta-feira, o líder do PSD, Rui Rio, disse acreditar que o adiamento do programa da RTP sobre o lítio se deveu a “razões políticas”.

“Ficou evidente que o que a jornalista Sandra Felgueiras referiu é verdade: houve ali um ajustamento no dia em que o programa foi para o ar e é lícito pensar que foi por razões de ordem política”, disse, citado pela agência Lusa.

José Sena Goulão / Lusa

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.