ERC investiga sondagem divulgada pelo Chega. Empresa já foi paga pelo partido de Bolsonaro

10

Rodrigo Antunes / Lusa

O líder do Chega, André Ventura

A sondagem foi feita por uma empresa brasileira que não tem autorização para operar em Portugal. Ventura garante que o estudo é legítimo e não foi encomendado pelo Chega.

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) anunciou a abertura de um processo de averiguação a uma sondagem promovida pelo partido Chega, divulgada através das suas plataformas digitais e pelo jornal “Folha Nacional”.

A investigação surge após a sondagem, realizada pela empresa brasileira Paraná Pesquisas, ter sido publicada sem a empresa ter a devida acreditação para atuar em Portugal, avança a Renascença.

A sondagem em questão foi realizada em parceria com a empresa portuguesa Intercampus. António Salvador, diretor da Intercampus, esclareceu que a recolha de dados foi conduzida pela sua empresa, mas a análise ficou a cargo da firma brasileira, mencionando ainda que a divulgação dos resultados não deveria ocorrer nos meios de comunicação precisamente devido a esta falta de credenciação.

A sondagem em causa colocava o Chega em empate técnico com o PS e a AD. A ERC não especificou as possíveis sanções que o “Folha Nacional” ou o partido podem enfrentar devido a esta irregularidade.

A Paraná Pesquisas também já esteve esteve envolvida em polémicas no Brasil, após o jornal brasileiro a Folha de São Paulo ter revelado que recebeu um pagamento de 500 mil euros (2,7 milhões de reais) do Partido Liberal, liderado por Jair Bolsonaro, antes das presidenciais brasileiras de 2022. A empresa também assinou um contrato com o governo federal que foi criticado pela Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (ABEP).

As sondagens da Panamá Pesquisas foram ainda as únicas a apresentar um cenário de empate técnico entre Bolsonaro e Lula da Silva, o que levantou mais suspeitas sobre imparcialidade dos seus estudos.

André Ventura já reagiu à situação, garantindo que a sondagem não foi encomendada pelo Chega. “Soubemos esta quinta-feira de uma sondagem, feita no mercado português, que foi publicada em vários órgãos de comunicação social brasileiros. Evidentemente, em pleno período eleitoral, o Chega publicou-a”, afirma.

“Acho estanho ter havido tanto problema com esta sondagem por causa do empate. Acho propositado. Estamos muito tranquilos porque não foi o Chega a pedir a sondagem. Esta é legítima e está publicada a sua metodologia”, atira ainda o líder partidário, citado pela Executive Digest.

Ventura adianta também que a sondagem será registada pela Intercampus na ERC ainda esta sexta-feira.

ZAP //

10 Comments

  1. É por tretas destas que o Chega pode perder alguns votos. A história dos tiros é outra. Para um Ventura que é inteligente está a dar muitos tiros nos pés

  2. E engraçado como a propria reportagem cita,
    A Empresa foi a unica que apresentou empate tecnico.
    As sondagens da Panamá Pesquisas foram ainda as únicas a apresentar um cenário de empate técnico o que levantou mais suspeitas sobre imparcialidade dos seus estudos.
    Resultado Final da Eleicao – Lula 50,9% e Bolsonaro 49,1% entao dentro da margem de erro sim é empate tecnico.
    Ja as outras pesquisas apontavam Lula ja ganhando em primeiro turno com mais de 60% dos votos.
    Ai a empresa Parana Pesquisa que é suspeita ou as outras que apresentavam uma diferença enorme.
    Infelizmente a imprensa é tendenciosa.

  3. Sempre a divulgar falsas informações. Sempre a depreciar os concorrentes. Sempre a inventar mentiras sobre opositores. Sempre querendo aparecer na mídia, ainda que pelo lado negativo. Que lástima existir gente assim.

  4. A Paraná Pequisas é das melhores no mundo. Como diz o Siirlon. A Paraná Pesquisas projetou 50,2% Lula e 49,8% Bolsonaro. O resultado foi 50,9% e 49,10% respectivamente. Uma precisão impressionante!. Por tanto, a Paraná Pesquisas é mais confiável do que qualquer uma das faculdades portuguesas

  5. Sondagens.
    Valem o que valem e valem todas o mesmo.
    Na era das “notas” dou nota zero a todas.
    Pela única vez, fico com a impressão de que o Chega fez algo de útil à sociedade, expondo a razão e a utilidade de um trabalho oneroso, com objetivos no mínimo duvidosos, independentemente da proveniência.
    A prova é que reiteradamente constatamos que no mesmo dia há resultados diferentes e contraditórios conforme a proveniência, resultados esses que a C S. divulga ou não divulga, conforme a conveniência.
    Em nome da verdade e de alguma decência, acabe-se com esse embuste disfarçado de trabalho de pesquisa, que não convence, nem os tolos.

  6. Sem dúvidas, a Paraná Pesquisa sempre foi a que apresentou projecções acertivas nos últimos 20 anos, todas as outras falharam as projecções muitas vezes.
    Se apontam empate técnico, é mesmo. Pode doer a uns e não doer a outros, mas, se vivemos em Liberdade e em Democracia, não podemos ser negacionistas.
    Felizmente, o voto, em Portugal, é em papel. Porque as urnas electrónicas, não auditáveis, não permitem recontagem.

  7. A melhor forma de desviar as atenções da mentira sobre a historia da avó da Mortágua, é criar sensacionalismo sobre algo irrelevante em que se consiga dar a atender que o Chega foi o manipulador. Claro que o povinho manipulado durante anos cai que nem patinhos e assim os média dos costume executam os sua triste função. Com o tempo esses média irão perceber que estão a dar tiros nos pés.

  8. Mas afinal , sondagens para quê ? ……….Antes de qualquer eleição , há o período pré Eleitoral en que cada Candidato pode e apresenta o seu Programa Eleitoral , usando todos os meios de C.S . Múltiplos debates entre partes , via canais Televisivos visam a facilitar a escolha do Candidato no momento do Voto . Quanto a sondagens , por mim , são apenas um instrumento para influenciar un Voto en um certo Partido , e de modo algum reflete a opinião individual de 10 Milhões de Cidadãos !

  9. Voces deviam era investigar a “famosa” sondagem das ultimas eleicoes que dava a derrota ao Costa, porque passados poucos dias, o que e que se passou????, “estranhamente”, o Costa teve maioria absoluta!!!!, isto foi noticia por esta Europa fora, e em todas essas noticias os jornalistas, indiretamente, davam a entender que a sondagem foi manipulada para favorecer o PS, isto sim , voces deviam investigar, e deixarem-se de palhacadas, porque o CHEGA apenas divulgou uma sondagem que ja era noticia na Imprensa Brasileira, se essa sondagem nao e reconhecida em Portugal por nao estar registada, o problema e das Autoridades Portuguesas e de quem fez a sondagem, mas uma coisa e certa, as sondagens desta Empresa sao bastante respeitadas no Brasil, o tal Pais amigo… .

  10. O Chega ,está encomodar muita gente ,que enche a boca demais com a liberdade , estes são aqueles que mais devemos desconfiar só pensan na sua ,não respeitam a dos outros .Que democracia é esta?
    N ão sou Chega ,mas reconheço essa persegição

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.