Era um terreno industrial. Agora, ilha das Bahamas está prestes a tornar-se um paraíso

Ocean Cay, uma ilha nas Bahamas, está em reconstrução para se tornar uma ilha privada, exclusiva para passageiros de cruzeiros da MSC.

Ocean Cay, localizada nas Bahamas, é uma ilha criada com base num compromisso de conservação dos recursos marinhos existentes, nomeadamente a recuperação dos recifes de coral. Todos os locais da ilha, que foi construída de raiz, foram pensados atendendo às atividades disponibilizadas, que, segundo a companhia de cruzeiros MSC, pretendem ser ecológicas.

Parte da cadeia de ilhas de Bimini, nas Bahamas Ocidentais, a Ocean Cay é uma ilha artificial criada nos anos de 1960 e um antigo local industrial de extração de areia e de mineração de aragonite. A ilha, um terreno industrial contaminado, teve de ser alvo de um processo de limpeza antes de começar a ser reinventada em forma de paraíso, explica o Público.

Para criar a ilha foi necessário remover cerca de 7500 toneladas de sucata metálica. A transformação foi iniciada no início de 2017 e passou também pela plantação de mais de 75 mil plantas e arbustos e 4600 árvores, incluindo 22 espécies naturais das Caraíbas.

O principal objetivo é criar biodiversidade e um ambiente sustentável.A ilha está rodeada por seis praias de areia branca, uma “exuberante vegetação” e uma atenta equipa de biólogos marinhos para monitorizar o ecossistema.

Na ilha será também construído um centro de conservação científica, com laboratórios e instalações para pesquisa e estudo sobre corais, que irá servir como como instalação para biólogos e especialistas em restauro de recifes de corais.

Em Ocean Cay podem-se visitar praias e um farol com 30 metros de altura, que conta com um terraço para admirar o mar. Além disso, um restaurante buffet disponibiliza refeições de várias cozinhas tradicionais e internacionais.

Segundo o diário, a partir de novembro, todos os navios da MSC Cruzeiros com partida de Miami farão escala na Ocean Cay como parte dos seus itinerários nas Caraíbas. Em Portugal, a MSC Cruzeiros já está a promover viagens com passagem pela ilha que promete ser paradisíaca.

A inauguração está marcada para 8 de novembro e a empresa está a realizar um documentário sobre todo o projeto de recuperação.

O custo total do projeto de transformação de Ocean Cay deverá ficar-se por mais de 269 milhões de euros, segundo revelou esta segunda-feira o presidente executivo da MSC, Pierfrancesco Vago.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Exoplaneta gigante conseguiu sobreviver à morte da sua estrela

Cientistas encontraram um exoplaneta gigante que parece ter conseguido sobreviver à morte da sua estrela, orbitando neste momento uma anã branca. As anãs brancas são o processo final de estrelas e chegam a ser tão densas …

Homem budista a meditar

O tukdam - um estado mental "meio-morto" dos monges budistas - é o novo fascínio da ciência

Os monges budistas conseguem chegar a um estado de meditação tão profunda que não é detectada qualquer actividade cerebral. No Budismo no Tibete, há um conceito mítico conhecido como "thukdam" ou "tukdam". Acredita-se que este é …

Trofense 1-2 Benfica | Águias passam a rasar

O Benfica, da I Liga, venceu hoje o Trofense, da II Liga, por 2-1, no prolongamento, depois do 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue …

Como nasceu o mito dos vampiros? Mais doenças e menos Drácula

Os vampiros são um mito com séculos de história e que podem estar associados a doenças como a raiva e a pelagra — e não ao Drácula. O vampiro é uma imagem comum na cultura pop …

Edifícios impressos em 3D pelo exército norte-americano

Exército dos EUA pode agora imprimir edifícios de cimento em 3D em zonas de desastre

O objectivo da tecnologia é facilitar a construção de casas e pontes quando são precisas com urgência em zonas afectadas por catástrofes. O Corpo de Engenheiros do exército norte-americano pode agora imprimir quartéis, bunkers e outras …

Monumento Pillar of Shame, na Universidade de Hong Kong

Pillar of Shame foi, em tempos, um testemunho da liberdade de Hong Kong. Agora, dizem-lhe adeus

Em tempos, a escultura Pillar of Shame, plantada na Universidade de Hong Kong, foi um testemunho das liberdades da cidade. Agora, está a ser removida. Exposta há mais de 20 anos na Universidade de Hong Kong, …

Arquitetura em nome do amor. Homem constrói casa giratória para que a esposa possa escolher a vista

Na Bósnia, um autodidata de 72 anos construiu uma casa invulgar: a habitação gira 360 graus para mudar de vista. Algumas das mais bonitas obras arquitetónicas do mundo nasceram em nome do amor. É o …

Novo SEF deverá chamar-se Agência para as Migrações e Asilo

Afinal, já não vai haver um Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mas sim uma Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA). De acordo com o …

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, com o guarda-redes Diogo Costa

Diogo Costa renova com o FC Porto até 2026

O guarda-redes Diogo Costa renovou contrato com o FC Porto até 2026, anunciaram os dragões, na tarde deste sábado. Diogo Costa, de 22 anos, aproveitou a lesão de Marchesín no início da temporada e assumiu a …

O algoritmo das plataformas de streaming afeta o que vemos (e quem somos)

As plataformas de streaming usam um algoritmo que afeta aquilo que vemos e o que queremos ver, moldando a nossa personalidade. Squid Game, o drama coreano distópico da Netflix, tornou-se a série mais vista lançada pela …