Ricardo Salgado era mesmo Dono Disto Tudo (até da PT)

António Cotrim / Lusa

As grandes decisões da PT eram tomadas por Ricardo Salgado, ex-presidente do BES e de quem já se disse que era o “dono disto tudo”. A revelação foi feita pelo antigo administrador da PT, Rafael Mora, num interrogatório no âmbito da Operação Marquês.

Este dado é avançado pelo Sol que salienta que Rafael Mora disse aos investigadores do processo, que implica também José Sócrates, que Salgado mandava na PT e que reunia com frequência com o chairman da telefónica, Henrique Granadeiro, e com o CEO, Zeinal Bava, no edifício do BES.

Era “o Dr. Ricardo Salgado quem efectivamente definia as decisões a tomar no âmbito da PT, através de inúmeras reuniões que eram mantidas na sede do BES, onde se deslocavam quer o Zeinal Bava, quer o Henrique Granadeiro”, referiu Rafael Mora no testemunho prestado no Departamento Central de Investigação e Acção Penal, segundo cita o Sol.

O empresário espanhol que esteve na administração da PT, em 2008, revelou ainda que Salgado e Granadeiro mantinham contactos frequentes com José Sócrates. O Correio da Manhã acrescenta que o antigo primeiro-ministro acertou com Ricardo Salgado o negócio da PT com a Telefónica para a venda da operadora brasileira Vivo.

De acordo com este jornal, Sócrates terá feito pressão para que os espanhóis da Telefónica subissem a proposta dos 7,1 mil milhões de euros iniciais para os 7,5 mil milhões de euros, com que foi concretizado o negócio.

Ricardo Salgado é suspeito de ter pago quase 100 milhões de euros em “luvas” a Sócrates, Granadeiro, Bava e ao ex-ministro Armando Vara.

Primo de Sócrates renunciou à nacionalidade portuguesa

Entretanto, a SIC avança que o primo de Sócrates, José Paulo Pinto de Sousa, também arguido na Operação Marquês por suspeitas de ser um “testa de ferro” do antigo primeiro-ministro, se naturalizou brasileiro.

O primo de Sócrates é casado com uma brasileira e tem uma propriedade no Brasil, o que o levou a pedir a nacionalidade brasileira há dois anos, quando já tinha começado a investigação, avança a SIC.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. eheheh… quando toda a gente de bom senso e com dois dedos de testa, tantavam explicar ao povoleu o que se passava com o meliante socrates e sus muchachos… toda a gente assobiava para o lado … especialmente a comunicaçao social .nao se sabe se a mando da palla se por sua alta recreaçao. gostava ainda de saber se algum jornalista que tentou revelar a verdade nessa altura foi ameaçado ou viu ameaças á sua familia..( excluindo se obviamente a manuela moura guedes) o que e muito provavel dado a grandeza do polvo e as implicaçoes politicas que o rato que queria comer sozinho este queijo retangular. uiui..neste momento tem que o partilhar com outros vorazes roedores do edificio portugues….mas nao menos coniventes nem menos culpados. pela destruiçao e pelo abuso do poder…para nao falar em alta traiçao a economia nacional…. ( lula e chaves bem vieram ca pedir financiamentos em troca de nada, que pelos vistos salgado facilitou em nome de socrates e do rato, com a conivencia dos jeronimos..

  2. Nada combina melhor do que capitalismo com socialismo! Todos os monarcas comunistas e socialistas têm chorudas contas nos bancos estrangeiros e muitos deles a riqueza nacional está dividida por um restrito número de membros do partido para assegurarem o futuro (deles), neste caso dividiam-se os favores e os lucros e o banco caiu na banca rota e o país também!.

    • Esquece-se que os “não comunistas” também levam o seu, ou já se esqueceu dos senhores de Gondomar, Oeiras e Marco de Canaveses ?

      • Nada disso, o meu desabafo é apenas para recordar que para a esquerdalha possivelmente dos quais você faz parte, os de esquerda são sempre os justos e amigos do povo, apoderando-se do Poder comprovam o contrário e muitos deles de maneira bem severa.

        • Também posso jogar o mesmo jogo: “(…) para os fascistas possivelmente dos quais você faz parte, os de direita são sempre os justos e amigos do povo, apoderando-se do Poder comprovam o contrário e muitos deles de maneira bem severa.” … Sim porque as ditaduras tanto as há à esquerda como à direita, ou não concorda ? Para meter ao bolso, tanto os há à esquerda como à direita. É uma condição humana e não de filosofia.

RESPONDER

Príncipe germânico foi enterrado com seis mulheres em redor de um caldeirão

Um cemitério pertencente a um senhor de alto estatuto foi descoberto na Saxónia-Anhalt, perto de Brücken-Hackpfüffel, numa escavação que os arqueólogos estão a descrever como a mais importante dos últimos 40 anos da história da …

Entre interrupções e insultos, Biden chama palhaço a Trump (e este põe em causa a sua sanidade mental)

Aconteceu ontem o primeiro de três debates, nos quais os candidatos republicano e democrata à Casa Branca - Donald Trump e Joe Biden - têm oportunidade de apresentar aos eleitores norte-americanos as suas propostas para …

Europa alarga restrições. Alemanha limita festas, Eslováquia em emergência e Itália não facilita

Os país europeus estão a anunciar novas medidas restritivas contra a covid-19, num altura em que o número de infeções voltou a aumentar e o inverno está a chegar. De acodo com o Diário de Notícias, …

Jogos da seleção com Espanha e Suécia vão ter adeptos nas bancadas

Os próximos jogos da seleção portuguesa frente à Espanha e à Suécia, no estádio Alvalade XXI, foram autorizados a receber público, revelou, esta terça-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "No jogo de preparação entre as …

Santos Silva rejeita apoio a Ana Gomes (e diz que polémica com embaixador dos EUA foi ultrapassada)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, falou, em entrevista à TVI24 esta terça-feira, sobre a aprovação do Orçamento de Estado para 2021 e as eleições presidenciais e desvalorizou a polémica com o embaixador …

Santa Clara-Gil Vicente vai ser o primeiro jogo da I Liga com público

O jogo entre o Santa Clara e o Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga, vai ter uma assistência de mil pessoas, sendo o primeiro jogo profissional da época a ter público no estádio …

Uma rara "anomalia climática" agravou a 1.ª Guerra e a gripe espanhola

Uma equipa de cientistas descobriu uma anomalia climática que ocorre uma vez em cada 100 anos durante a I Guerra Mundial, que provavelmente aumentou a mortalidade durante a guerra e a pandemia de gripe nos …

Marcelo defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse agora uma crise política

O Presidente da República defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse a criação de condições para uma crise política no atual contexto de crise sanitária e consequente crise económica. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu esta …

"Cada qual no seu lugar". Jerónimo avisa Marcelo que “tudo tem limites” nos poderes presidenciais

O secretário-geral do PCP avisou Marcelo Rebelo de Sousa que “tudo tem limites” quanto aos poderes presidenciais, face aos sucessivos apelos para a viabilização do Orçamento do Estado de 2021 pela esquerda ou pelo PSD. “Cada …

Ferro Rodrigues não aceita projeto de lei do Chega por inconstitucionalidade

O projeto de lei do Chega para limitar o cargo de primeiro-ministro e outros governantes apenas a portadores de nacionalidade portuguesa originária foi rejeitado pela Assembleia da República devido a inconstitucionalidade. O despacho do presidente da …