Ricardo Salgado era mesmo Dono Disto Tudo (até da PT)

António Cotrim / Lusa

As grandes decisões da PT eram tomadas por Ricardo Salgado, ex-presidente do BES e de quem já se disse que era o “dono disto tudo”. A revelação foi feita pelo antigo administrador da PT, Rafael Mora, num interrogatório no âmbito da Operação Marquês.

Este dado é avançado pelo Sol que salienta que Rafael Mora disse aos investigadores do processo, que implica também José Sócrates, que Salgado mandava na PT e que reunia com frequência com o chairman da telefónica, Henrique Granadeiro, e com o CEO, Zeinal Bava, no edifício do BES.

Era “o Dr. Ricardo Salgado quem efectivamente definia as decisões a tomar no âmbito da PT, através de inúmeras reuniões que eram mantidas na sede do BES, onde se deslocavam quer o Zeinal Bava, quer o Henrique Granadeiro”, referiu Rafael Mora no testemunho prestado no Departamento Central de Investigação e Acção Penal, segundo cita o Sol.

O empresário espanhol que esteve na administração da PT, em 2008, revelou ainda que Salgado e Granadeiro mantinham contactos frequentes com José Sócrates. O Correio da Manhã acrescenta que o antigo primeiro-ministro acertou com Ricardo Salgado o negócio da PT com a Telefónica para a venda da operadora brasileira Vivo.

De acordo com este jornal, Sócrates terá feito pressão para que os espanhóis da Telefónica subissem a proposta dos 7,1 mil milhões de euros iniciais para os 7,5 mil milhões de euros, com que foi concretizado o negócio.

Ricardo Salgado é suspeito de ter pago quase 100 milhões de euros em “luvas” a Sócrates, Granadeiro, Bava e ao ex-ministro Armando Vara.

Primo de Sócrates renunciou à nacionalidade portuguesa

Entretanto, a SIC avança que o primo de Sócrates, José Paulo Pinto de Sousa, também arguido na Operação Marquês por suspeitas de ser um “testa de ferro” do antigo primeiro-ministro, se naturalizou brasileiro.

O primo de Sócrates é casado com uma brasileira e tem uma propriedade no Brasil, o que o levou a pedir a nacionalidade brasileira há dois anos, quando já tinha começado a investigação, avança a SIC.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. eheheh… quando toda a gente de bom senso e com dois dedos de testa, tantavam explicar ao povoleu o que se passava com o meliante socrates e sus muchachos… toda a gente assobiava para o lado … especialmente a comunicaçao social .nao se sabe se a mando da palla se por sua alta recreaçao. gostava ainda de saber se algum jornalista que tentou revelar a verdade nessa altura foi ameaçado ou viu ameaças á sua familia..( excluindo se obviamente a manuela moura guedes) o que e muito provavel dado a grandeza do polvo e as implicaçoes politicas que o rato que queria comer sozinho este queijo retangular. uiui..neste momento tem que o partilhar com outros vorazes roedores do edificio portugues….mas nao menos coniventes nem menos culpados. pela destruiçao e pelo abuso do poder…para nao falar em alta traiçao a economia nacional…. ( lula e chaves bem vieram ca pedir financiamentos em troca de nada, que pelos vistos salgado facilitou em nome de socrates e do rato, com a conivencia dos jeronimos..

  2. Nada combina melhor do que capitalismo com socialismo! Todos os monarcas comunistas e socialistas têm chorudas contas nos bancos estrangeiros e muitos deles a riqueza nacional está dividida por um restrito número de membros do partido para assegurarem o futuro (deles), neste caso dividiam-se os favores e os lucros e o banco caiu na banca rota e o país também!.

    • Esquece-se que os “não comunistas” também levam o seu, ou já se esqueceu dos senhores de Gondomar, Oeiras e Marco de Canaveses ?

      • Nada disso, o meu desabafo é apenas para recordar que para a esquerdalha possivelmente dos quais você faz parte, os de esquerda são sempre os justos e amigos do povo, apoderando-se do Poder comprovam o contrário e muitos deles de maneira bem severa.

        • Também posso jogar o mesmo jogo: “(…) para os fascistas possivelmente dos quais você faz parte, os de direita são sempre os justos e amigos do povo, apoderando-se do Poder comprovam o contrário e muitos deles de maneira bem severa.” … Sim porque as ditaduras tanto as há à esquerda como à direita, ou não concorda ? Para meter ao bolso, tanto os há à esquerda como à direita. É uma condição humana e não de filosofia.

RESPONDER

Benfica renova com Ferro até 2024

O Benfica renovou o contrato com o jovem defesa-central até 2024, revelou, esta quinta-feira, o clube encarnado no seu site oficial. A renovação do contrato com Ferro já tinha sido tema na conferência de imprensa de …

Acordo para o Brexit garante milhões aos homens mais ricos do Reino Unido

Os três homens mais ricos do Reino Unido acabaram de ficar mais ricos apenas com o acordo entre o Governo de Boris Johnson e a União Europeia para o Brexit. O anúncio de acordo fez …

Funcionários da Groundforce julgados por furto de malas no Aeroporto de Lisboa

23 funcionários da Groundforce vão ser julgados por furto de centenas de objetos tirados de dentro de bagagens no Aeroporto de Lisboa. 23 funcionários da Groundforce, que trabalhavam no Aeroporto de Lisboa até 2016, vão ser …

Clássico entre Barcelona e Real Madrid adiado

As duas equipas espanholas têm de chegar a um acordo para uma nova data, até à próxima segunda-feira, para a realização do clássico da 10.ª jornada. O jogo FC Barcelona-Real Madrid, agendado para 26 de outubro, …

Dez escolas fechadas em Lisboa por protestos contra falta de funcionários

As 10 escolas do Agrupamento Vergílio Ferreira, em Lisboa, não abriram as portas, esta sexta-feira, devido a um protesto de trabalhadores não docentes, revoltados com a falta de pessoal. A paralisação irá prolongar-se durante toda …

"Casillas apoiou-me desde o momento em que cheguei", diz Marchesín

O guarda-redes argentino falou da sua adaptação ao novo clube, destacando que o seu antecessor, do qual não esconde a sua grande admiração, o apoiou desde que chegou ao FC Porto. Na semana passada, Agustín Marchesín …

Zoo de Paris apresenta Blob, uma estranha criatura amarela sem cérebro e com quase 720 sexos

O zoológico de Paris exibe desde esta quarta-feira um estranho organismo unicelular criado em laboratório: parece um fungo, mas interage como um animal. De acordo com a agência AFP, a estranha criatura, batizada de bolb (bolha), …

Apesar das críticas, Venezuela conquista um lugar no Conselho de Direitos Humanos da ONU

A Venezuela conquistou um assento no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, depois de uma votação, esta quinta-feira, na Assembleia Geral da ONU. O Brasil ficou com a outra vaga destinada aos países da …

Amália Rodrigues apoiou secretamente a causa antifascista

A fadista Amália Rodrigues, que chegou a ser acusada de estar ao serviço do Estado Novo, financiou presos políticos e apoiou a causa antifascista durante a ditadura, revela uma investigação publicada pela revista Visão Biografia. Numa …

FC Porto pode ser obrigado a criar equipa de futebol feminino

A UEFA deverá obrigar todas os emblemas que participem nas competições europeias a ter uma equipa de futebol feminino. O objetivo é promover o desporto e aumentar o número de jogadoras. O FC Porto pode vir …