/

Equipa de Coimbra premiada em projecto de transformação de microalgas em energia

Admean / Flickr

-

Dois alunos e um docente do Instituto de Contabilidade de Coimbra integraram uma equipa internacional que foi premiada no Euroweek com o melhor trabalho escrito, por um projeto de transformação de microalgas em energia.

A equipa portuguesa, que desenvolveu a ideia em dois meses, em conjunto com uma equipa da Bélgica, da InduTec asdl/vzw, e outra da República Checa, da Universidade de Tecnologia de Brno, apresentou um projeto de uma “cidade inteligente”, tema do evento Euroweek de 2014, em que se propunha a aproveitar “a fotossíntese das microalgas para produzir energia limpa“, explicou Pedro Maranha, docente do Instituto de Contabilidade e Administração (ISCAC) e coordenador da equipa portuguesa.

“As microalgas têm a possibilidade de criar biogás a partir de um reator”, podendo ser uma “fonte potencial de energia”, afirmou à agência Lusa o coordenador.

Se forem “descobertas formas de acelerar as reações das microalgas” e se se avançar na “inovação e investigação nessa área”, a exploração desta forma de energia pode ser viável, referiu Pedro Maranha.

A equipa do ISCAC participou no “estudo da viabilidade económica” da exploração de microalgas, a equipa belga “trabalhou mais nas questões técnicas” e a equipa checa ficou responsável por pensar num modelo “de produção e exploração”, informou.

Segundo o docente, o ISCAC já “participou em 14 Euroweeks”, uma iniciativa da Rede internacional PRIME, que este ano se realizou na Suécia e que envolve sempre equipas internacionais, cada uma com estudantes de três países diferentes.

Assane Sidi e André Fonseca foram os estudantes do ISCAC que participaram no projeto.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.