Cientistas alertam para epidemia incurável que pode alastrar na Terra em breve

Um fungo resistente aos medicamentos pode em breve vir a provocar uma epidemia devastadora para os humanos, animais e plantas.

A informação é de um estudo realizado pelos cientistas do Imperial College London e da Universidade de Exeter, no Reino Unido, e publicado na revista científica Science esta sexta-feira.

Segundo os cientistas, em breve os fungos podem se transformar em algo semelhante às “superbactérias” resistentes aos antibióticos e ganhar “imunidade” aos agentes antifúngicos que são usados de maneira intensa na medicina e agricultura, descreve o portal Science.

Os autores do estudo sublinham que o perigo é menosprezado, mas em breve a situação pode se agravar.

Os agentes antifúngicos matam apenas os fungos mais fracos, mas os mais fortes sobrevivem e evoluem, tornando-se resistentes aos agentes antifúngicos. Os cientistas apelam ao desenvolvimento de medicamentos que possam fazer frente a esta ameaça.

Além disso, os cientistas sublinham que as infeções fúngicas causam mais mortes do que o cancro da mama ou do que a malária. Segundo os investigadores, a mortalidade por doenças provocadas por fungos pode ser comparada com a tuberculose ou com a SIDA.

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. Estes “cientistas” pensam que as pessoas que não possuem conhecimentos académicos superiores (em qualquer área da ciência), são uma cambada de estúpidos, analfabetos, fáceis de assimilarem as doutrinas que proclamam e manobrarem as inteligências de cada um a seu bel-prazer. Ora, não pertencendo à seita que em tudo vê desgraças, pergunto-me – na minha santa ignorância científica -, como é que eles sabem a devastação que esta epidemia pode provocar se não conhecem esses fungos, embora tenham bases científicas sobre os que actualmente existem?
    Bom… quem fabrica/produz qualquer coisa que pode provocar epidemias, sabe o nível de devastação resultante dessa aplicação! E existe quem saiba que laboratórios criam vírus que servem para MATAR, quando associados a certo tipo de armas…
    Não pensem é que as pessoas são estúpidas por natureza e vocês, “cientistas”, têm um cérebro extra-terrestre que funciona por energia atómica…
    E já fabricaram também o antídoto para esses super-fungos que criaram em laboratório? Porque senão, morrem como os que os forem atingidos pela epidemia e depois lá se vão os cabeças de abóbora para o galheiro e não podem produzir mais super-fungos…

    • O artigo científico em questão tem as respostas às suas questões. No entanto é mais fácil escrever parvoíces da teoria da conspiração do que ler um artigo científico. Além de dar algum trabalho, ler um artigo científico requer que uma pessoa não seja estúpida e analfabeta, como bem refere. Mais, ler um artigo científico requer por vezes alguns conhecimentos académicos superiores da área específica (pois ninguém é especialista em todas as áreas). Se calhar o seu problema é esse. Quando não sabemos o suficiente sobre um assunto, o melhor é não mandarmos bitaites.
      Cumprimentos.

    • Ó Xico… como é que te hei de explicar isto?… bem, já sei… não tens uma pilinha? Então brinca com ela e não te metas nisto que exige um pouco mais de elevação intelectual.

    • Ainda não li o artigo cientifico, mas….e não vou dizer que é fácil, mas é possível prever, com alguma analise estatística, a “capacidade” mortífera de um virus, uma bactéria, ou um fungo. Sr Francisco, já comeu míscaros? Ou seja já comeu fungos? E por acaso sabe, que até do conhecimento comum, que alguns são “venenosos”, não sabe? Então imagine, e aqui é apenas da imaginação, que um fungo mais pequeno “quase invisivel” pudesse circular nas plantas, ate comestiveis… O que seria né? Para mim o que escrevi é uma hipotese normal, coisas da natureza, mas para si, presumo que é gasolina para mais uma teoria…

  2. “mais fortes sobrevivem e ? evoluem, tornando-se resistentes aos agentes antifúngicos.”
    Quem assim escreve só demonstra ignorância em biologia.
    Quanto aos Fungos, a evolução indesejada pelos humanos apenas a Estes se deve. Agora aguentem as consequência, sem remédio.

  3. Trumpes pqeninos foi otma kkk #masfalãdosério meu, axo q to c ese supfungo aê. Qero largà td p ser cobaia. My vida n vale la esas coisa n, + prefiro prestà ao- p iso. Comé q faço p eses “caras” me dà atençao? #naguentomais

RESPONDER

Esta é a cidade com mais Alzheimer do mundo (e a culpa é de uma estranha mutação genética)

Na Colômbia, os habitantes da cidade de Yarumal parecem estar condenados a uma maldição que os faz esquecerem-se da sua vida, morrendo pouco tempo depois do início dos sintomas. Milhares de pessoas, pertencentes a apenas 25 …

Idosa de 93 anos recuperou de Covid-19 (e há 6 crianças em estado grave no Dona Estefânia)

Uma mulher de 93 anos que esteve internada em Lisboa, com Covid-19, recuperou da infecção ao cabo de 11 dias. Enquanto isso, há seis crianças com idades entre 4 meses e 17 anos que estão …

"Grande erro" da Europa é não usar máscaras, considera especialista chinês

George Gao, diretor dos Centros de Controlo e Proteção de Doenças da China (CDC), considera que o "grande erro" da Europa no combate à pandemia de covid-19 é o facto de as pessoas não usarem …

Obama critica Trump. "Cada um de nós deve exigir mais dos nossos líderes"

O ex-Presidente norte-americano, Barack Obama, considerou esta terça-feira que o seu sucessor, Donald Trump, ignorou os avisos sobre os riscos de uma pandemia do novo coronavírus, e recordou o mesmo comportamento quanto às alterações climáticas, …

Covid-19. Hotel cinco estrelas na Austrália vai acolher sem-abrigo

A Austrália vai levar a cabo um projeto piloto que visa retirar das ruas alguns sem-abrigo e transferi-los para hotéis de luxo, protegendo-os assim do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19).  O projeto, Hotels With Heart, …

Red Bull equacionou infeção voluntária dos seus pilotos

Um responsável da Red Bull admitiu que propôs aos pilotos da marca austríaca, que participa no Mundial de Fórmula 1, uma estratégia de infeção voluntária de covid-19, visando ficarem imunes no início da temporada. Helmut Marko …

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …