/

Morreu envenenado o cão herói que salvou pessoas no sismo de Amatrice

1

Kaos, o “cão herói” que salvou vários sobreviventes subterrados nos escombros provocados por um terramoto, em Itália, morreu envenenado.

“Ciao amico mio”, é desta forma que Fabiano Ettore se despede do seu amigo de quatro patas, o cão herói que salvou vários sobreviventes subterrados durante horas nos escombros provocados por um terramoto, em Itália. Kaos foi envenenado e encontrado morto pelo seu tutor, no sábado passado.

Ettore encontrou o cão morto no quintal da sua casa em Sant’Eusanio Forconese, na província de L’Aquila, em Itália. “Não tenho palavras. Não consigo compreender uma ação tão horrível”, disse o dono do pastor alemão.

Kaos encontrou muitos sobreviventes unterratos nas ruínas de edifícios, provocadas pelo sismo de magnitude 6.2 na escala de Ritcher, na cidade de Amatrice, em agosto de 2016, que vitimou 230 pessoas.

Ao lado do seu dono, Kaos foi um dos primeiros a chegar ao local e trabalhou afincadamente e durante várias semanas à procura de sobreviventes e corpos. Segundo a revista Sábado, o corajoso animal repetiu o feito em outro terramoto subsequente na região de Norcia em Outubro de 2016, uma das piores catástrofes naturais que Itália sofreu numa década, que não provocou qualquer morte.

A notícia do envenenamento do “cão herói” suscitou grande revolta no país. Os ativistas dos direitos dos animais consideram que o responsável pela morte do pastor alemão é um “criminoso perigoso” e exigem penas mais pesadas contra os maus-tratos animais.

O Governo italiano também já se pronunciou sobre o caso e as autoridades já abriram uma investigação. Ilaria Fontana, do partido Movimento 5 Estrelas, que governa a Itália ao lado da Liga, garantiu que os culpados vão ser encontrados. “Isto é inaceitável e aqueles que não respeitam animais vão pagar.”

ZAP // BBC

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.