Morreu envenenado o cão herói que salvou pessoas no sismo de Amatrice

Kaos, o “cão herói” que salvou vários sobreviventes subterrados nos escombros provocados por um terramoto, em Itália, morreu envenenado.

“Ciao amico mio”, é desta forma que Fabiano Ettore se despede do seu amigo de quatro patas, o cão herói que salvou vários sobreviventes subterrados durante horas nos escombros provocados por um terramoto, em Itália. Kaos foi envenenado e encontrado morto pelo seu tutor, no sábado passado.

Ettore encontrou o cão morto no quintal da sua casa em Sant’Eusanio Forconese, na província de L’Aquila, em Itália. “Não tenho palavras. Não consigo compreender uma ação tão horrível”, disse o dono do pastor alemão.

Kaos encontrou muitos sobreviventes unterratos nas ruínas de edifícios, provocadas pelo sismo de magnitude 6.2 na escala de Ritcher, na cidade de Amatrice, em agosto de 2016, que vitimou 230 pessoas.

Ao lado do seu dono, Kaos foi um dos primeiros a chegar ao local e trabalhou afincadamente e durante várias semanas à procura de sobreviventes e corpos. Segundo a revista Sábado, o corajoso animal repetiu o feito em outro terramoto subsequente na região de Norcia em Outubro de 2016, uma das piores catástrofes naturais que Itália sofreu numa década, que não provocou qualquer morte.

A notícia do envenenamento do “cão herói” suscitou grande revolta no país. Os ativistas dos direitos dos animais consideram que o responsável pela morte do pastor alemão é um “criminoso perigoso” e exigem penas mais pesadas contra os maus-tratos animais.

O Governo italiano também já se pronunciou sobre o caso e as autoridades já abriram uma investigação. Ilaria Fontana, do partido Movimento 5 Estrelas, que governa a Itália ao lado da Liga, garantiu que os culpados vão ser encontrados. “Isto é inaceitável e aqueles que não respeitam animais vão pagar.”

ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Vulcão submerso no Alasca cria bolhas de gás explosivas maiores do que um campo de futebol

Uma equipa de cientistas do US Geological Survey (USGS) descobriu na Ilha de Bogoslof, no Alasca, Estados Unidos, um vulcão que expele gigantescas bolhas de gás explosivas, maiores do que um campo de futebol. Os especialistas …

Engenheiro da NASA apresenta conceito para nave capaz de voar quase à velocidade da luz

David Burns, engenheiro da NASA, defende que é possível criar uma sonda capaz de viajar até às estrelas mais remotas à velocidade da luz, desafiando e até violando algumas das regras que regem a Física. Burns …

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …