Morreu envenenado o cão herói que salvou pessoas no sismo de Amatrice

Kaos, o “cão herói” que salvou vários sobreviventes subterrados nos escombros provocados por um terramoto, em Itália, morreu envenenado.

“Ciao amico mio”, é desta forma que Fabiano Ettore se despede do seu amigo de quatro patas, o cão herói que salvou vários sobreviventes subterrados durante horas nos escombros provocados por um terramoto, em Itália. Kaos foi envenenado e encontrado morto pelo seu tutor, no sábado passado.

Ettore encontrou o cão morto no quintal da sua casa em Sant’Eusanio Forconese, na província de L’Aquila, em Itália. “Não tenho palavras. Não consigo compreender uma ação tão horrível”, disse o dono do pastor alemão.

Kaos encontrou muitos sobreviventes unterratos nas ruínas de edifícios, provocadas pelo sismo de magnitude 6.2 na escala de Ritcher, na cidade de Amatrice, em agosto de 2016, que vitimou 230 pessoas.

Ao lado do seu dono, Kaos foi um dos primeiros a chegar ao local e trabalhou afincadamente e durante várias semanas à procura de sobreviventes e corpos. Segundo a revista Sábado, o corajoso animal repetiu o feito em outro terramoto subsequente na região de Norcia em Outubro de 2016, uma das piores catástrofes naturais que Itália sofreu numa década, que não provocou qualquer morte.

A notícia do envenenamento do “cão herói” suscitou grande revolta no país. Os ativistas dos direitos dos animais consideram que o responsável pela morte do pastor alemão é um “criminoso perigoso” e exigem penas mais pesadas contra os maus-tratos animais.

O Governo italiano também já se pronunciou sobre o caso e as autoridades já abriram uma investigação. Ilaria Fontana, do partido Movimento 5 Estrelas, que governa a Itália ao lado da Liga, garantiu que os culpados vão ser encontrados. “Isto é inaceitável e aqueles que não respeitam animais vão pagar.”

ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O "primeiro amarelo" para Costa e o "CDS superou todos os objectivos"

"O CDS superou todos os objectivos a que se propôs nestas autárquicas". É assim que Francisco Rodrigues dos Santos, líder do CDS-PP, canta vitória, considerando que António Costa "viu o seu primeiro cartão amarelo". Na reacção …

Pegadas provam que as Américas foram povoadas milhares de anos antes do que pensávamos

Investigadores descobriram evidências da presença de humanos nas Américas: pegadas com, pelo menos, cerca de 23.000 anos. A nossa espécie começou a migrar para fora de África há cerca de 100.000 anos. Além da Antártida, as …

Liveblog Autárquicas. PS ganha em Beja, Chega é a terceira força

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Jerónimo assume que CDU ficou "aquém", mas não é "determinante para a política nacional"

Jerónimo de Sousa reconhece que os resultados da CDU, nas eleições autárquicas, ficaram "aquém" dos objectivos, mas alerta que não são "determinantes para a política nacional" e rejeita a hipótese de deixar a liderança do …

Geringonça à direita... ou à esquerda? Com Moedas e Medina taco a taco, IL e Bloco entram em jogo

Freguesia a freguesia, eis como Fernando Medina e Carlos Moedas estão a disputar a eleição para a Câmara de Lisboa. As sondagens dão um empate técnico e a Iniciativa Liberal já manifestou que está disponível …

Autárquicas: PS reivindica vitória e acredita que ganha em Lisboa

O secretário-geral adjunto do PS reivindicou hoje vitória do seu partido nas eleições autárquicas, dizendo que irá vencer em número de câmaras e de freguesias, e manifestou-se confiante no quinto triunfo consecutivo em Lisboa. Esta posição …

Autárquicas: Santana reconquista a Figueira e fala numa "proeza sem igual"

Primeiras projeções nas eleições autárquicas na Figueira da Foz dão a vitória a Pedro Santana Lopes, com 41 a 46% dos votos e 4 a 5 mandatos. Segundo a projeção da RTP, na Figueira da Foz, …

Autárquicas: PS segura Almada

Aposta da CDU em Maria das Dores Meira, atual autarca de Setúbal que atingiu o limite de mandatos naquele concelho, parece não ter sortido os efeitos desejados. O Partido Socialista deverá, segundo as primeiras projeções, conseguir …

Autárquicas: Coimbra muda de mãos com maioria absoluta de José Manuel Silva

Segundo as primeiras projeções desta noite, o ex-bastonário da Ordem dos Médicos e candidato do PSD, José Manuel Silva conquista a Câmara Municipal de Coimbra, com margem confortável Segundo a projeção SIC, José Manuel Silva obterá …

Autárquicas: Rui Moreira reeleito no Porto, mas com maioria em risco

A sondagem ICS-ISCTE, divulgada pela SIC, projeta uma vitória confortável de Rui Moreira no Porto. A sondagem indica que o atual autarca terá entre 39,2 e 44,2%. De acordo com as primeiras projeções, o resultado obtido …