Entre baixas e férias, auxiliar médico só trabalhou 18 meses em 15 anos

Nos últimos 15 anos, um auxiliar médico espanhol trabalhou apenas durante 18 meses. O Conselho Provincial de Alicante não o considera apto para trabalhar, mas a Segurança Social negou-lhe três vezes a incapacidade laboral permanente.

Um auxiliar médico de um hospital psiquiátrico de Alicante, em Espanha, acumulou 4.453 dias de baixa entre 2001 e 2016. Ou seja, o funcionário esteve ausente 12 anos e dois meses, de um total de 15 anos.

A história é avançada pelo El País, que explica que o Conselho Provincial de Alicante não o considera apto para executar as suas funções. No entanto, a Segurança Social negou-lhe a incapacidade laboral permanente por três vezes.

O auxiliar de enfermagem sofre de uma doença que é confidencial, tal como a sua identidade, ambas protegidas pela Lei de Proteção de Dados espanhola.

No entanto, embora possa parecer que esta situação é absurda, ela é, na verdade, completamente legal. Ao El País, Alejandro Morant, deputado Provincial de Alicente pelo PP, explica que os médicos passaram-lhe baixas, que em sete ocasiões tiveram um ano de duração e outras três arrastaram-se até um ano e meio.

Isto fez com que as baixas se juntassem às férias, numa coordenação legal que o fez ficar afastado durante 12 anos e dois meses. “Chegou a ser aberto um processo disciplinar ao funcionário mas este acabou sempre por vencer”, conta o deputado.

Em uma das vezes, a baixa que apresentou foi rejeitada pela Segurança Social. No entanto, este conseguiu ainda desta vez escapar, alegando que não foi trabalhar por não ter sido notificado corretamente – defesa que foi considerada válida.

O funcionário público teve alta, mas não está a trabalhar. Tem, apenas, que se apresentar no departamento de saúde do trabalho em Alicante, meia hora por semana, para ser visto por um médico. Entretanto, continua a receber 1.500 euros por mês.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

AG para destituir Bruno de Carvalho marcada para 23 de junho

O presidente demissionário da Mesa da Assembleia-Geral do Sporting, Jaime Marta Soares, disse hoje que ficou agendada uma Assembleia-Geral de destituição dos órgãos sociais do clube para 23 de junho. Após uma reunião entre os órgãos …

Câmara derrete enquanto fotografa lançamento de foguetão da NASA

Durante o lançamento do foguetão SpaceX Falcon 9, esta terça-feira, uma câmara fotográfica que filmava o momento derreteu. A câmara do fotógrafo da NASA Bill Ingalls estava a registar o lançamento do foguetão SpaceX Falcon 9 …

Faltam 4 meses para a nova lei. Só em 2017 canis abateram 12 mil animais

A nova lei que proíbe o abate nos canis entra em vigor em setembro deste ano. Só em 2017 os municípios portugueses abateram perto de 12 mil cães e gatos. Em setembro deste ano, a nova …

Chamas do vulcão Kilauea estão azuis

As chamas do Kilauea mudaram de cor. Agora estão azuis porque o vulcão está a emitir gás metano para a atmosfera. O vulcão Kilauea, no Estado norte-americano do Havai, não dá tréguas. as fissuras abertas pelas …

Bolsa de Nova Iorque tem uma mulher no comando pela primeira vez em 226 anos

Em 226 anos, a Bolsa de Valores de Nova Iorque nunca tinha tido uma mulher no comando. Stacey Cunningham, que entrou como estagiária em 1994, chegou agora ao topo da maior bolsa de valores dos …

Pensões vão aumentar seis ou dez euros a partir de agosto

O Governo aprovou, esta quinta-feira, o aumento extraordinário das pensões, de seis ou de dez euros, a partir de agosto, medida que já estava prevista no Orçamento do Estado para 2018, mas que tinha ainda …

Trump cancela cimeira com Kim Jong-un

Esta quinta-feira, o Presidente norte-americano cancelou a cimeira com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, prevista para 12 de junho em Singapura. Trump justifica o cancelamento da reunião pela "hostilidade" da Coreia do Norte. Donald Trump cancelou …

Número de casos de cancro vai aumentar 58% até 2035

O número de casos de cancro vai aumentar 58% em menos de 20 anos. O estilo de vida é um dos principais responsáveis deste aumento. Um relatório recente do Fundo Mundial para a Pesquisa do Cancro, …

Na Nigéria, as mulheres estão a ser violadas em troca de comida

Milhares de mulheres e meninas sobreviventes ao Boko Haram, que estão em campos de deslocados na Nigéria, têm sido alvo de abusos sexuais das forças de segurança que afirmam tê-las salvado, denuncia a Amnistia Internacional. Num …

Técnicos de diagnóstico e terapêutica em greve nacional até sexta-feira

A adesão à greve dos técnicos de diagnóstico e terapêutica nos hospitais de Norte a Sul do país estava, às 09h30, entre os 80% e os 90%, segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública …