/

Enquanto Merkel coordena estados para travar terceira vaga, os britânicos já podem “pensar” nas férias de verão

1

O governo federal alemão está a planear aprovar uma nova legislação que lhe permitirá assumir o controlo dos estados e impor restrições uniformes em todo o país.

O anúncio foi feito esta sexta-feira, segundo o Deutsche Welle, pela porta-voz do governo, Ulrike Demmer

Demmer disse que os 16 primeiros-ministros estaduais do país concordaram com a nova legislação num esforço para combater com mais eficácia o atual aumento de casos de covid-19 na Alemanha.

“O governo federal planeia apresentar um projeto de lei na próxima semana, em estreita coordenação com os estados, que inclui um travão de emergência obrigatório e abrangente para distritos com uma incidência de 100 casos ou mais”, disse Demmer.

A atual taxa de incidência nacional de sete dias na Alemanha é de cerca de 110.

Merkel e outros legisladores importantes, como o ministro da Saúde Jens Spahn, pediram um confinamento rápido e rígido na Alemanha, já que os casos diários continuam preocupantemente altos e ameaçam sobrecarregar o sistema de saúde do país.

Spahn sugeriu a implementação do recolher obrigatório, como já acontece em Berlim, e alertou que as infeções atuais estão a ser subestimadas, já que foram realizados menos testes durante o fim de semana da Páscoa, alegando que os números reais eram provavelmente muito maiores.

Lothar Wieler, presidente do Instituto Robert Koch (RKI), autoridade alemã em doenças infeciosas, sugeriu a implementação de um confinamento de duas a quatro semanas para conter a terceira vaga de infeções.

Por outro lado, um aumento significativo de vacinações na quinta e sexta-feira foi um motivo de comemoração e esperança na Alemanha. Só na sexta-feira, foram administradas quase 720 mil doses da vacina contra a covid-19 – um número recorde.

Britânicos podem “começar a pensar” nas férias

No outro lado do extremo, o ministro dos Transportes britânico Grant Shapps disse que os cidadãos do Reino Unido podem “começar a pensar” nas férias de verão.

“Não vou dizer às pessoas que não devem começar a planear as férias — e é a primeira vez que digo isto — mas acho que todos que o escolherem fazer, entendem os riscos”, afirmou, em entrevista à emissora britânica Sky News.

O Governo de Boris Johnson vai implementar um “sistema de semáforo” para classificar os países estrangeiros, de acordo o risco de transmissão do coronavírus.

“Pela primeira vez, há luz no fim do túnel e poderemos reiniciar as viagens internacionais, incluindo cruzeiros, de forma segura”, afirmou Shapps, alertando, contudo, que não poderia garantir que as viagens reiniciassem em 17 de maio, a primeira data marcada para o recomeço das férias no exterior.

A incerteza e a exigência de que os turistas de países da “lista verde” ainda tenham que pagar centenas de libras por caros testes de PCR no retorno ao Reino Unido provocaram uma reação negativa da indústria de viagens.

O governo deverá rever o sistema de semáforos em 28 de junho, aumentando a perspetiva de mais países serem adicionados à “lista verde” e um relaxamento da exigência do teste.

Maria Campos, ZAP //

 

1 Comment

  1. Jesuítas estão a criar uma fundação para compensação aos descendentes dos escravos negros , durante o período da escravidão nas Américas. Coitados dos africanos: quanta crueldade. quanta perversidade foi praticada. Humanos jogados em navios, os porões lotados uns em cima dos outros, como se fossem cargas de estercos fétidos para adubar os canaviais, algodoais nas terras americanas do sul. centro e norte. Um genocídio como nunca houve na História Mundial. Não podemos mensurar a grandeza do extermínio, pois milhares foram jogados nas águas do Atlântico por não suportarem os males da fome e das doenças – um inferno dantesco. Vimos acontecer na Segunda Grande Guerra o extermínio dos judeus, outra grande calamidade, mas, foi levada aos tribunais os seus autores. A repercussão chamou a atenção do Mundo; a imprensa do Ocidente mostrou as atrocidades cometidas aos judeus indefesos, diante da tamanha frieza germânica em tratar seres humanos com tanta crueldade. E sabemos que o Império Romano Cristão ou colaborou ou foi omisso, aliás, estava por detrás da “porta”, olhando e colaborando com os algozes – como Pilatos “lavou as mãos”. E os negros Africanos?! Nada a comentar, pois foram e até hoje são POBRES DESGRAÇADOS . Os livros de História narram suscintamente. Pouca importância. Mas, houve vozes vibrantes como a do grande POETA BAIANO Antônio Frederico de CASTRO ALVES que não deixou passar em branco e no seu livro NAVIO NEGREIRO abriu os braços e “Senhor Deus dos desgraçados dizei-me vós, Senhor Deus! Se é loucura… se é verdade. Tanto horror perante os céus …….Ó mar! por que não apagas…… Sim, o Poeta é lembrado numa das praças da Cidade do Salvador, Bahia, Brasil – A PRAÇA CASTRO ALVES – é do povo, como o céu é do condor,….. Ora Jesuitas, braço guerreiro do Império Romano Cristão seria de bom alvitre dá um pulo, num passado, nem tão distante, quando houve a famigerada INQUISIÇÃO, aliás SANTA INQUISIÇÃO como é tratada pelos historiadores e pela Católica Igreja de Roma. Que figura triste de um carrasco : TOMAS DE TORQUEMADA. Adolf Eichmann, perde disputa como carrasco para o maldito espanhol jesuíta. Mas, tudo tem o seu tempo certo e esperamos que um dia o TRIBUNAL PENAL DE HAIA se lembre e leve os autores de tamanha barbaridades ao balcão do Tribunal para serem julgados como foram os nazistas em NUREMBERG. È o que pensa joaolizgondimaguiargondim – [email protected]

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.