Enorme asteróide vai aproximar-se da Terra pelo menos 62 vezes nos próximos 100 anos

Um enorme asteróide com 213 metros de diâmetros poderia atingir a Terra no próximo século, causando uma explosão devastadora, de acordo com um alerta recentemente divulgado pela agência espacial norte-americana.

De acordo com a NASA, esta rocha espacial, que viaja a 15 quilómetros por segundo e tem um comprimento equivalente a dois Big Ben, é conhecido como 2018 LF16 e foi observado pela primeira vez a 16 de junho de 2017 pelo Sentry Sistem do Laboratório Jet Propulsion System (JPL), programado para rastrear possíveis riscos de impacto de asteróides.

Segundo os cálculos de Sentry, o impacto potencial mais próximo poderia ocorrer a 8 de agosto de 2023. As outras datas apontadas para possíveis colisões seriam a 3 de agosto de 2024 e 1 de agosto de 2025. No total, há 62 trajetórias do 2018 LF16 previstas, podendo a rocha atingir a Terra até o ano 2117.

Tal como nota o Express, a coisa mais assustadora que poderia acontecer caso um asteróide deste tamanho atingisse a Terra seria a potência originada na colisão – 50 megatons, valor equivalente à explosão da bomba de hidrogénio soviética conhecida como a Bomba Zar, a arma nuclear mais poderosa até agora criada.

Contudo, importa frisar, as probabilidades de uma colisão do 2018 LF16 com a Terra são, felizmente, quase inexistentes. Na verdade, a percentagem exata desta probabilidade é estimada em 0,0000033%, ou seja, a probabilidade é de um em 300 milhões, apontam os cálculos dos cientistas da NASA.

A tabela da NASA indica que o asteróide passará a cerca de 22.000 quilómetros da Terra, uma distância relativamente pequena – do ponto de vista astronómico -, mas não ao ponto de gerar alarme e levar-nos a abandonar o planeta.

Há vários asteróides que ameaçam a Terra e estima-se que um quarto destes ainda não tenha sido detetado. Por este mesmo motivo, e tal como tem vindo a alertar e a consciencializar o Asteroid Day, é necessário melhorar as nossas capacidades científicas para detetar estes objetos espaciais.

Em suma, e tal como sintetiza o IFL Science, o 2018 FL16 não não vai tirar-nos o sono. Não desconsiderando que é um asteróide de tamanho considerável que está a orbitar o sol, a Terra ficará, muito provavelmente, bem.

ZAP // RT / SputnikNews

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Iniciativa Liberal pede audição urgente de Costa e Silva

O deputado único João Cotrim Figueiredo solicitou, na quarta-feira, com caráter de urgência, uma audição de António Costa Silva, defendendo que cabe aos partidos “questionar previamente” o conselheiro sobre o plano de recuperação económica. A Iniciativa …

"O vírus não existe". Em Itália, os "coletes laranja" exigem a queda do Governo (e que o país saia da UE)

Inspirados nos Coletes Amarelos franceses, nasceram os "coletes laranjas" em Itália, um movimento de contestação contra o Governo que acredita que "o vírus não existe". Apesar de ainda não ser um movimento muito grande, há já …

Época balnear arranca no sábado, mas começa mais tarde no Norte

A época balnear arranca no próximo sábado, 6 de junho, mas não em todo o país. No Norte de Portugal só começa a 27 de junho. Segundo o despacho publicado esta quinta-feira em Diário da República, …

Um terço das empresas de restauração não reabriu

Cerca de um terço das empresas de restauração não retomou a atividade e quase metade tem registado uma faturação média inferior a 10%, revelou a associação representativa do setor. A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares …

Ministério Público alemão assume que Maddie McCann está morta

O procuradores do Ministério Público alemão acreditam que Madeleine McCann foi assassinada. O investigador Christian Hoppe, do Bundeskriminalamt, revelou que a criança pode ter sido alvejada quando o suspeito assaltava o apartamento da família. O procuradores do …

Nadadores-salvadores devem privilegiar salvamento "sem entrar na água"

A Federação Portuguesa de Nadadores-Salvadores divulgou hoje alguns dos procedimentos que os vigilantes devem adotar na época balnear face à pandemia, como privilegiar o salvamento “sem entrar na água” ou abordar o náufrago pelas costas. “Ainda …

Confederação do Turismo propõe Lay-off simplificado, banco de horas e horário concentrado

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) propôs ao Governo 99 medidas para mitigar as consequências "gigantescas" que a pandemia está a ter no sector, apontando um cenário de "eclipse total e asfixia". Segundo noticiou esta …

Coreia do Norte ameaça romper acordo militar com Seul

A Coreia do Norte ameaçou hoje romper o acordo militar com a Coreia do Sul e fechar o gabinete de ligação transfronteiriça, se Seul não impedir que ativistas continuem a enviar panfletos através da fronteira. A …

Moratórias no crédito prolongadas até 31 de março de 2021

O Governo decidiu estender a moratória nos empréstimos dos bancos às famílias e empresas afetadas pela crise. As prestações e juros só voltarão a ser pagos depois de 31 de março de 2021, apurou o …

Santana Lopes deixou funções executivas no Aliança. Mas não "deserta"

O fundador do partido Aliança deixou, recentemente, as suas funções executivas por "motivos profissionais", mas promete "não desertar", "muito menos em alturas difíceis". No passado dia 15 de maio, Pedro Santana Lopes pediu a suspensão das …