Enorme asteróide vai aproximar-se da Terra pelo menos 62 vezes nos próximos 100 anos

Um enorme asteróide com 213 metros de diâmetros poderia atingir a Terra no próximo século, causando uma explosão devastadora, de acordo com um alerta recentemente divulgado pela agência espacial norte-americana.

De acordo com a NASA, esta rocha espacial, que viaja a 15 quilómetros por segundo e tem um comprimento equivalente a dois Big Ben, é conhecido como 2018 LF16 e foi observado pela primeira vez a 16 de junho de 2017 pelo Sentry Sistem do Laboratório Jet Propulsion System (JPL), programado para rastrear possíveis riscos de impacto de asteróides.

Segundo os cálculos de Sentry, o impacto potencial mais próximo poderia ocorrer a 8 de agosto de 2023. As outras datas apontadas para possíveis colisões seriam a 3 de agosto de 2024 e 1 de agosto de 2025. No total, há 62 trajetórias do 2018 LF16 previstas, podendo a rocha atingir a Terra até o ano 2117.

Tal como nota o Express, a coisa mais assustadora que poderia acontecer caso um asteróide deste tamanho atingisse a Terra seria a potência originada na colisão – 50 megatons, valor equivalente à explosão da bomba de hidrogénio soviética conhecida como a Bomba Zar, a arma nuclear mais poderosa até agora criada.

Contudo, importa frisar, as probabilidades de uma colisão do 2018 LF16 com a Terra são, felizmente, quase inexistentes. Na verdade, a percentagem exata desta probabilidade é estimada em 0,0000033%, ou seja, a probabilidade é de um em 300 milhões, apontam os cálculos dos cientistas da NASA.

A tabela da NASA indica que o asteróide passará a cerca de 22.000 quilómetros da Terra, uma distância relativamente pequena – do ponto de vista astronómico -, mas não ao ponto de gerar alarme e levar-nos a abandonar o planeta.

Há vários asteróides que ameaçam a Terra e estima-se que um quarto destes ainda não tenha sido detetado. Por este mesmo motivo, e tal como tem vindo a alertar e a consciencializar o Asteroid Day, é necessário melhorar as nossas capacidades científicas para detetar estes objetos espaciais.

Em suma, e tal como sintetiza o IFL Science, o 2018 FL16 não não vai tirar-nos o sono. Não desconsiderando que é um asteróide de tamanho considerável que está a orbitar o sol, a Terra ficará, muito provavelmente, bem.

ZAP // RT / SputnikNews

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Obesidade infantil continua a aumentar em Portugal

Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto concluiu que, aos 4 anos, 22% das crianças têm excesso de peso. Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que …

"O louco do Sanders" ou "o sonolento do Biden"? As apostas de Trump para a corrida eleitoral de 2020

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, previu que o seu rival democrata nas eleições de 2020 para a Casa Branca deverá ser ou o ex-vice-presidente Joe Biden ou o senador de esquerda Bernie Sanders. "Eu …

"Breaking Bad": professor japonês incentiva alunos a produzir ecstasy

Um professor universitário japonês pode apanhar até dez anos de prisão depois de, alegadamente, incentivar os alunos a produzir ecstasy, num eco à série televisiva norte-americana "Breaking Bad", informaram as autoridades na passada quarta-feira. Segundo o …

União Europeia lança programa-piloto de “Erasmus para artistas”

A Comissão Europeia já lançou o i-Portunus, um projeto-piloto que possibilita a artistas residentes nos Estados-membros da União Europeia trabalhar entre 15 e 85 dias noutro país. A primeira edição da iniciativa abriu com 500 vagas …

Seleção de género pode ter impedido 23 milhões de meninas de nascer

Uma análise dos dados da população mundial sugere que os abortos baseados em seleção sexual interromperam o nascimento de, pelo menos, 23 milhões de meninas. A maior parte dessas raparigas "em falta" estariam na China …

Ministra brasileira diz que as mulheres devem ser submissas ao homem no casamento

Uma nova declaração da ministra brasileira da Mulher, Damares Alves, gerou mais uma polémica. Desta vez, a chefe do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos disse que "dentro da sua conceção cristã" as mulheres …

Marinha procura barco desaparecido desde quarta-feira. Sete a nove pessoas a bordo

A Marinha Portuguesa está a realizar buscas a 518 quilómetros de Peniche para detetar uma embarcação que lançou um alerta às 23:50 de quarta-feira (hora de Lisboa), disse à Lusa o porta-voz daquela força armada. A …

Liberdade de imprensa em risco: "ódio aos jornalistas transformou-se em violência"

A liberdade de imprensa continua a deteriorar-se em muitos países, "onde o ódio aos jornalistas se transformou em violência", de acordo com a advertência dos Repórteres Sem Fronteiras (RSF). "O número de países onde os jornalistas …

Matemática do canibalismo prova benefícios de comer os próprios filhos

O canibalismo filial é o ato de comer as próprias crias. Por chocante que pareça, cientistas descobriram um possível benefício para esta horrenda prática, que já foi documentada em várias espécies de animais. Um estudo publicado …

Tempos de resposta penalizam SNS e mandam doentes para o privado

Os critérios "políticos" para definir os tempos máximos de resposta em consultas e cirurgias podem penalizar os hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), com um aumento de envio de doentes para o setor privado …