Enorme asteróide vai aproximar-se da Terra pelo menos 62 vezes nos próximos 100 anos

Um enorme asteróide com 213 metros de diâmetros poderia atingir a Terra no próximo século, causando uma explosão devastadora, de acordo com um alerta recentemente divulgado pela agência espacial norte-americana.

De acordo com a NASA, esta rocha espacial, que viaja a 15 quilómetros por segundo e tem um comprimento equivalente a dois Big Ben, é conhecido como 2018 LF16 e foi observado pela primeira vez a 16 de junho de 2017 pelo Sentry Sistem do Laboratório Jet Propulsion System (JPL), programado para rastrear possíveis riscos de impacto de asteróides.

Segundo os cálculos de Sentry, o impacto potencial mais próximo poderia ocorrer a 8 de agosto de 2023. As outras datas apontadas para possíveis colisões seriam a 3 de agosto de 2024 e 1 de agosto de 2025. No total, há 62 trajetórias do 2018 LF16 previstas, podendo a rocha atingir a Terra até o ano 2117.

Tal como nota o Express, a coisa mais assustadora que poderia acontecer caso um asteróide deste tamanho atingisse a Terra seria a potência originada na colisão – 50 megatons, valor equivalente à explosão da bomba de hidrogénio soviética conhecida como a Bomba Zar, a arma nuclear mais poderosa até agora criada.

Contudo, importa frisar, as probabilidades de uma colisão do 2018 LF16 com a Terra são, felizmente, quase inexistentes. Na verdade, a percentagem exata desta probabilidade é estimada em 0,0000033%, ou seja, a probabilidade é de um em 300 milhões, apontam os cálculos dos cientistas da NASA.

A tabela da NASA indica que o asteróide passará a cerca de 22.000 quilómetros da Terra, uma distância relativamente pequena – do ponto de vista astronómico -, mas não ao ponto de gerar alarme e levar-nos a abandonar o planeta.

Há vários asteróides que ameaçam a Terra e estima-se que um quarto destes ainda não tenha sido detetado. Por este mesmo motivo, e tal como tem vindo a alertar e a consciencializar o Asteroid Day, é necessário melhorar as nossas capacidades científicas para detetar estes objetos espaciais.

Em suma, e tal como sintetiza o IFL Science, o 2018 FL16 não não vai tirar-nos o sono. Não desconsiderando que é um asteróide de tamanho considerável que está a orbitar o sol, a Terra ficará, muito provavelmente, bem.

ZAP // RT / SputnikNews

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …