Hoje à noite um asteróide do tamanho de três autocarros de dois andares vai passar muito perto do nosso planeta. O corpo celeste, batizado de 2014 DX110, vai estar mais próximo da Terra do que a Lua.
De acordo com informações do jornal britânico Daily Mail, o asteróide fará a sua maior aproximação do planeta às 21h07, quando estará à distância de menos de 350 mil quilómetros da Terra. Os cientistas afirmam que não há possibilidades de colisão com o nosso planeta.
O DX110, com os seus 30 metros de diâmetro, proporcionará uma vista espetacular para qualquer pessoa com um bom telescópio no seu jardim.
Se não tem um telescópio, também não há motivos para não assistir a este espetáculo espacial. O Telescópio Virtual de Projetos Slooh estará a transmitir em direto a passagem do asteróide pelo planeta. A transmissão está prevista para começar a partir das 20h30 e pode acompanhar tudo neste link.
Classe do asteróide
O 2014 DX110 é classificado como um asteróide da classe Apollo, o que significa que tem uma órbita de cruzamento muito próxima da Terra.
Existem atualmente 240 asteróides Apollo identificados, mas acredita-se que exista pelo menos dois mil que possam passar próximos ao nosso planeta, com diâmetros de um quilómetro ou maior.
Se uma dessas rochas atingir a Terra, o impacto poderia abrir uma cratera entre 10 e 20 vezes o seu tamanho original. Para ter uma ideia da dimensão do caos, se um asteróide de um quilómetro de diâmetro cair no nosso planeta, poderia levantar tanta poeira na atmosfera que a luz solar seria bloqueada durante vários anos.