Asteróide do tamanho de dois navios-cruzeiro passou pela Terra – sem risco de colisão

(dr) Detlev van Ravenswaay

-

Um asteróide do tamanho de dois navios-cruzeiro aproximou-se da Terra, sem qualquer risco de colisão, anunciou esta segunda-feira a agência espacial norte-americana NASA.

O asteróide de 500 metros de diâmetro, baptizado de 2004 BL86, esteve no seu ponto mais próximo do planeta Terra às 16:19 horas, momento a que se encontrava a 1,2 milhões de quilómetros – uma distância três vezes a que separa a Terra da Lua.

A próxima passagem do asteróide perto da Terra ocorrerá dentro de 200 anos, igualmente sem risco de colisão.

“O asteróide não representa qualquer ameaça para a Terra no futuro, mas, uma vez que se estará relativamente perto, proporciona uma ocasião única para observar um objecto de tal tamanho e aprender mais”, disse Don Yeomans, director do departamento da NASA encarregado de detectar objectos que passam perto do planeta.

O 2004 BL86 foi descoberto a 30 de janeiro de 2004. A grande maioria dos asteróides que sobrevoam a Terra é muito mais pequena, com um diâmetro que varia entre os 15 e os 30 metros.

A NASA identificou até agora cerca de 95% de asteróides de grandes dimensões, os que medem mais de um quilómetro de diâmetro, incluindo o asteróide que provocou a extinção dos dinossauros, há 65 milhões de anos, ao chocar contra a Terra.

Os cientistas ressalvam que a probabilidade de uma colisão de um grande asteróide com a Terra é muito baixa e nenhum dos asteróides que foram detectados até agora representa qualquer risco num futuro previsível.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É… Cruzeiro espacial é outro luxo viu… Tudo lá, só na organização, sem colisão, sem se afundar…. Não foram os construtores do Titanic… A não ser que tenham se aperfeiçoado do outro lado!

RESPONDER

Um dos maiores predadores do Cretáceo era um "monstro" do rio

A descoberta de um enorme conjunto de registros dentários mostra que um dos maiores predadores do Cretáceo era habitante do rio - e não um caçador terrestre. Uma equipa de investigadores da Universidade de Portsmouth, no Reino …

Benfica oficializa venda de Rúben Dias e compra de Otamendi

O Benfica comunicou, este domingo, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a transferência do defesa-central para o Manchester City. Em comunicado, o Benfica informou "ter chegado a acordo com o Manchester City para a …

Marcelo responde ao embaixador dos EUA. "Quem decide são os representantes escolhidos pelos portugueses"

O Presidente da República respondeu, este domingo, ao embaixador dos Estados Unidos em Lisboa, afirmando que, "em Portugal, quem decide acerca dos seus destinos são os representantes escolhidos pelos portugueses". A agência Lusa questionou Marcelo Rebelo …

Bloco desconhece "avanços" no novo apoio social (e sugere que Rio seja dispensado das negociações)

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) disse este domingo que o Governo ainda não se comprometeu com a criação do novo apoio social proposto pelos bloquistas, no âmbito das negociações do Orçamento do Estado …

O tempo pode parecer mais lento do que realmente é. A culpa é dos neurónios cansados

Quando os neurónios do nosso cérebro começam a ficar muito cansados, diminuem a atividade e, como consequência, percebemos o tempo de forma distorcida. O cansaço de um grupo de neurónios especialmente sensíveis à noção de tempo …

Investigação do New York Times revela que Trump não pagou impostos em 10 dos últimos 15 anos

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pagou apenas 750 dólares (645 euros) em impostos federais em 2016, ano em que foi eleito, e outro tanto em 2017, segundo uma investigação divulgada este domingo pelo …

Arménia e Azerbaijão "à beira de uma guerra". Confrontos fazem pelo menos 39 mortos

Os combates deste domingo entre o Azerbaijão e as forças separatistas apoiadas pela Arménia, em Nagorno-Karabakh, fizeram pelo menos 39 mortos, incluindo sete civis, de acordo com informações de ambas as partes. Pelo menos mais 15 …

Paulo Bento substitui Santana Lopes à frente da Aliança

O antigo vereador da câmara de Torres Vedras Paulo Bento substitui este domingo Pedro Santana Lopes como presidente do partido Aliança após a eleição no congresso que terminou naquela cidade do distrito de Lisboa. Paulo Bento, …

Modelo matemático de Alan Turing explica os misteriosos "círculos de fada" da Namíbia

Os impressionantes padrões de vegetação dos "círculos de fada" australianos surgem de acordo com a teoria de 1952 enunciada pelo célebre matemático britânico Alan Turing. Em 1952, quando o matemático britânico Alan Turing publicou o seu …

Cientistas descobrem novo tipo de supercondutor

Uma equipa de cientistas identificou, pela primeira vez, um supercondutor de onda G. A investigação marca um grande desenvolvimento nesta área da Física. Investigadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, encontraram um novo tipo de …