Vem aí um asteróide que pode ser do tamanho da Grande Pirâmide de Gizé

ESA

É um Boeing 747? A Pirâmide de Gizé? É um enorme asteróide que se aproxima

Um enorme asteróide vai passar perto da Terra, no próximo dia 29 de agosto, a uma velocidade de nove quilómetros por segundo, informou o Jet Propulsion Laboratory da NASA.

O corpo celeste, denominado 2016 NF23, é considerado pela agência espacial norte-americana como “potencialmente perigoso” devido ao seu tamanho: o seu diâmetro pode atingir entre 70 e 160 metros.

O tamanho deste asteróide pode ser comparado, dependendo das dimensões definitivas que venham a ser identificadas, com um avião Boeing 747, que tem 60 metros de envergadura, ou com a Grande Pirâmide de Gizé, no Egipto, que tem 139 metros de altura.

A NASA estima que o asteróide vai passar a 4,8 milhões de quilómetros da Terra, o que equivale a 13,4 vezes a distância entre a Terra e a Lua, segundo a Fox News.

Segundo a classificação de Near-Earth Objects (NEO) da NASA, qualquer corpo celeste que passe a uma distância menor que 7,5 milhões de quilómetros do nosso planeta e tenha um diâmetro superior a 140 metros está na lista de “corpos perigosos”. Mas o 2016 NF23 não representa qualquer perigo para os terráqueos, garante a agência espacial.

“Não se passa nada. Não há nada de extraordinário acerca da passagem deste asteróide”, declarou Lindley Johnson, responsável do Departamento de Coordenação de Defesa Planetária da agência espacial norte-americana.

O asteróide deverá passar pelo nosso planeta por volta da meia-noite, hora portuguesa, na próxima quarta-feira, dia 29 de agosto.

PARTILHAR

RESPONDER

Os ouriços-do-mar têm uma boca cheia de dentes (e são afiados)

https://vimeo.com/361814332 Um novo estudo mostra que os dentes do ouriço-do-mar se afiam através da abrasão, tal como uma lâmina pode ser afiada com um afiador de facas. Desengane-se quem pensa que o tubarão é a criatura com …

Regresso de Manuel Monteiro aceite no CDS por unanimidade

Está confirmado o regresso de Manuel Monteiro ao CDS, partido que chegou a liderar. Em reunião, na noite desta segunda-feira, a concelhia da Póvoa de Varzim aprovou a reinscrição por unanimidade. Monteiro acabou por decidir reinscrever-se …

Sismo de magnitude de 6,3 abala Porto Rico, que se prepara para uma tempestade tropical

Um sismo de 6,3 de magnitude na escala de Richter foi registado na segunda-feira à noite em Porto Rico, informou o Serviço Meteorológico Nacional de San Juan. Não existem, até ao momento, registo de vítimas …

Há um reservatório submerso de gás desconhecido na costa do Japão

Perto da costa de Okinawa, no sudoeste do Japão, há um grande reservatório e um gás desconhecido numa área onde a crosta terrestre está a ser separada. Uma nova investigação, cujos resultados foram publicados na revista …

Descoberto "portal" através do qual os cometas se aproximam do Sol

Uma equipa de cientistas norte-americanos descobriu uma espécie de portal orbital através do qual os cometas passam antes de se aproximam do Sol, revelou uma nova investigação, que pode alterar fundamentalmente a compreensão científica sobre …

Vénus terá sido habitável durante três mil milhões de anos

Vénus é conhecida hoje como "infernal" com temperaturas de 462ºC. Mas um novo estudo sugere que o clima era bem diferente no passado. Até há 700 milhões de anos, o planeta Vénus terá tido um clima …

Sporting 1-2 Famalicão | Líder “Fama” desespera Alvalade

O Famalicão segurou a liderança da Liga NOS, dando seguimento ao arranque de sonho neste regresso ao principal escalão do futebol português. Os famalicenses foram ao Estádio José Alvalade bater o Sporting pela primeira vez …

Nick Cave lança álbum duplo na próxima semana

O músico australiano anunciou, esta segunda-feira, que vai lançar um novo álbum já na próxima semana. Chama-se "Ghosteen" e é um álbum duplo. Segundo o Observador, a notícia foi avançada pelo próprio Nick Cave no seu …

Revelada fotografia do misterioso material do lado oculto da Lua

A agência espacial chinesa já tinha anunciado a descoberta de uma espécie de gel numa cratera lunar. Não satisfeita com as primeiras imagens, fez regressar o Yutu-2 ao local para recolher mais fotografias. Em julho, imagens …

Na hora da despedida, Draghi defende capacidade orçamental própria da zona euro

O presidente cessante do Banco Central Europeu (BCE) defendeu, em Bruxelas, a existência de um "instrumento orçamental central" na zona euro, ainda que "perfeitamente consciente das dificuldades políticas" para o criar, devido à "falta de …