/

Vem aí um asteróide que pode ser do tamanho da Grande Pirâmide de Gizé

ESA

É um Boeing 747? A Pirâmide de Gizé? É um enorme asteróide que se aproxima

Um enorme asteróide vai passar perto da Terra, no próximo dia 29 de agosto, a uma velocidade de nove quilómetros por segundo, informou o Jet Propulsion Laboratory da NASA.

O corpo celeste, denominado 2016 NF23, é considerado pela agência espacial norte-americana como “potencialmente perigoso” devido ao seu tamanho: o seu diâmetro pode atingir entre 70 e 160 metros.

O tamanho deste asteróide pode ser comparado, dependendo das dimensões definitivas que venham a ser identificadas, com um avião Boeing 747, que tem 60 metros de envergadura, ou com a Grande Pirâmide de Gizé, no Egipto, que tem 139 metros de altura.

A NASA estima que o asteróide vai passar a 4,8 milhões de quilómetros da Terra, o que equivale a 13,4 vezes a distância entre a Terra e a Lua, segundo a Fox News.

Segundo a classificação de Near-Earth Objects (NEO) da NASA, qualquer corpo celeste que passe a uma distância menor que 7,5 milhões de quilómetros do nosso planeta e tenha um diâmetro superior a 140 metros está na lista de “corpos perigosos”. Mas o 2016 NF23 não representa qualquer perigo para os terráqueos, garante a agência espacial.

“Não se passa nada. Não há nada de extraordinário acerca da passagem deste asteróide”, declarou Lindley Johnson, responsável do Departamento de Coordenação de Defesa Planetária da agência espacial norte-americana.

O asteróide deverá passar pelo nosso planeta por volta da meia-noite, hora portuguesa, na próxima quarta-feira, dia 29 de agosto.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.