Há um asteróide 9 vezes maior do que Portugal a caminho da Terra

NASA

Asteroide Vesta

O asteróide Vesta é nove vezes maior do que Portugal. Este gigantesco corpo celeste está muito próximo do nosso planeta e pode ser visto a olho nu.

Há um enorme corpo celeste, rochoso e metálico, a caminho da Terra. O asteróide Vesta, ou 4 Vesta, mede mais de 500 quilómetros de diâmetro e conta com cerca de 800 mil quilómetros quadrados de área, ou seja, é nove vezes maior do que Portugal e 50 vezes maior do que o meteoro que extinguiu os dinossauros.

Existem muitos asteróides no Sistema Solar e a maioria encontra-se normalmente no cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter. O Vesta pode ser avistado no céu noturno sem qualquer ajuda, perto da constelação de Sagitário, até dia 16 do próximo mês.

Colossal de tamanho e com uma aparência imponente de tão grande e brilhante que é, o asteróide pode ser observado a olho nu, mesmo estando a uma distância de 170 milhões de quilómetros.

Ainda assim, a NASA garante que este majestoso corpo celeste, que ganhou o nome Vesta graças a uma deusa romana que personifica o lar na mitologia romana, não tem qualquer hipótese de causar impacto com o nosso planeta.

Se até dia 16 de julho olhar para o céu à noite e vir um ponto amarelo escuro, saiba que está a observar um dos maiores asteróides conhecidos pela humanidade. Comparado com outras rochas espaciais, a superfície do Vesta chega a refletir mais luz do que a própria Lua.

De acordo com o Express, o asteróide foi visível pela última vez em 2011. Agora, poderá ser visto a olho nu a partir do hemisfério sul (que o verão a sudoeste da constelação Sagitário) e norte (que o localizarão a noroeste da constelação).

Ceres ocupa o primeiro lugar do pódio, mas Vesta é o segundo maior corpo celeste rochoso a orbitar no cinturão de asteróides. Além do asteróide descomunal, Saturno e Marte também serão visíveis a olho nu até meados de julho.

ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Amigos ZAP,
    No 3º parágrafo, referem que o asteróide se encontra a cerca de 106km.
    Permitam-me o reparo… Na verdade são 106 milhões de milhas, aproximadamente 170,5 milhões de km.
    Abraço

    • Caro JDS,
      Efectivamente, se um tal asteróide tivesse estado a 106km de distância da Terra, tinha estragado os dias de praia a muita gente 🙂
      Obrigado pelo reparo, está corrigido.

      • O titulo é aterrador….((. Há um asteróide 9 vezes maior do que Portugal a caminho da Terra)). Quem só ler as gordas pode ter um ataque cardíaco .

  2. A Nasa é uma farsa …..nada sai da terra e nada consegui entrar. ……..a terra é plana e existe um domo que nos protege………… só acredita nestas mentiras quem não conhece a perfeição que é o Criador………!!!!!

    • Santa ignorância!… Estás a negar a Grandiosidade do nosso Infinito Criador, já pensaste nisso? TODO o Universo é especial, não é só a Terra! TODA A CRIAÇÃO é ESPECIAL!!!!
      Esta “psyop” que agora inventaram da terra plana nada mais é para descredibilizar todos aqueles que são etiquetados de “teóricos da conspiração”, mas agora com esta grande farsa da terra plana, os todos os que pensam nalguma teoria da conspiração são logo taxados de “malucos”. Se antes já se era, agora ainda mais depressa são chamados de malucos que não batem bem da bola!LOL E depois quando se dá provas que a Terra realmente é um globo, dizem que é tudo mentira, todo o mundo mente e só eles é que sabem a verdade. E a maior parte são os fanáticos religiosos que acreditam nessa treta, já reparei… Ou então são trolls de propaganda, que não faltam por aí nesta internet.

    • A terra é plana é… é pena esse domo não nos proteger contra néscios com tu…
      E esse teu “criador” não é assim tão perfeito; aliás, falha e não é pouco: basta olhar para os dispares que escreves!…

  3. “Há um asteróide 9 vezes maior do que Portugal a caminho da Terra”
    “A NASA garante que este majestoso corpo celeste (…) não tem qualquer hipótese de causar impacto com o nosso planeta.”
    Tudo isto é profundamente contraditório.
    Felizmente, já nos habituámos.

RESPONDER

"Navio fantasma" dá à costa na Irlanda depois de mais de um ano à deriva

Um "navio fantasma" abandonado, que esteve mais de um ano à deriva, apareceu agora na costa de Ballycotton, uma vila costeira no condado de Cork, na Irlanda. Segundo o Irish Post, o navio MV Alta, de 77 metros …

12.º caso suspeito de coronavírus em Portugal deu negativo

O mais recente caso suspeito de coronavírus deu negativo, anunciou, esta terça-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com a Direção-Geral da Saúde, citada pelo jornal online Observador, a criança regressada da China que foi …

Vinte governadores brasileiros assinam carta com críticas a Bolsonaro

Vinte dos 27 governadores do Brasil subscreveram esta terça-feira uma carta dirigida ao Presidente do país, Jair Bolsonaro, que acusam de falta de diálogo, criticando também algumas das suas declarações públicas. "Recentes declarações de Jair Bolsonaro …

Super Bock e Sagres aliam-se em campanha contra o racismo

As duas marcas de cerveja aliaram-se numa campanha contra o racismo, depois do episódio ocorrido, no passado domingo, com Moussa Marega, no Estádio D. Afonso Henriques. "Contra o racismo, não há rivais" é o mote da …

Conselho de Disciplina abre processo disciplinar ao Vitória de Guimarães

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta terça-feira, a abertura de um processo disciplinar ao Vitória de Guimarães, devido aos insultos racistas a Moussa Marega. O avançado do FC Porto recusou-se …

Pinto da Costa confirma fim da carreira de Casillas. E diz que episódio com Marega é um caso de polícia

O presidente do FC Porto confirmou, esta terça-feira, o fim da carreira do guarda-redes espanhol, que anunciou a intenção de se candidatar à presidência da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). O dirigente portista falou aos …

Águias-de-Bonelli encontradas mortas no Douro Internacional

Duas águias-de-Bonelli jovens foram encontrados mortas no Douro Internacional, após terem sido marcadas com emissores GPS em 2018 e 2019, anunciaram na segunda-feira técnicos ligados a um projeto ibérico de salvaguarda destas aves. "O facto de …

Governo ficou perto da promessa de contratar 5000 doutorados

A anterior legislatura ficou a apenas 49 contratos de cumprir a meta estabelecida pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Educação Superior. De acordo com o jornal Público, a promessa do ministro da Ciência, Manuel Heitor, de …

Fundador da Amazon investe nove mil milhões de euros para combater alterações climáticas

O fundador da empresa tecnológica norte-americana Amazon, Jeff Bezos, revelou na segunda-feira que vai investir dez mil milhões de dólares (mais de nove mil milhões de euros) da fortuna pessoal para encontrar soluções para combater …

Conselho de Ética desfavorável a projetos de lei sobre eutanásia

O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) deu "parecer ético desfavorável" a quatro projetos de lei para a despenalização da morte medicamente assistida, que vão ser debatidos no Parlamento esta quinta-feira. Os …