Há um asteróide 9 vezes maior do que Portugal a caminho da Terra

NASA

Asteroide Vesta

O asteróide Vesta é nove vezes maior do que Portugal. Este gigantesco corpo celeste está muito próximo do nosso planeta e pode ser visto a olho nu.

Há um enorme corpo celeste, rochoso e metálico, a caminho da Terra. O asteróide Vesta, ou 4 Vesta, mede mais de 500 quilómetros de diâmetro e conta com cerca de 800 mil quilómetros quadrados de área, ou seja, é nove vezes maior do que Portugal e 50 vezes maior do que o meteoro que extinguiu os dinossauros.

Existem muitos asteróides no Sistema Solar e a maioria encontra-se normalmente no cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter. O Vesta pode ser avistado no céu noturno sem qualquer ajuda, perto da constelação de Sagitário, até dia 16 do próximo mês.

Colossal de tamanho e com uma aparência imponente de tão grande e brilhante que é, o asteróide pode ser observado a olho nu, mesmo estando a uma distância de 170 milhões de quilómetros.

Ainda assim, a NASA garante que este majestoso corpo celeste, que ganhou o nome Vesta graças a uma deusa romana que personifica o lar na mitologia romana, não tem qualquer hipótese de causar impacto com o nosso planeta.

Se até dia 16 de julho olhar para o céu à noite e vir um ponto amarelo escuro, saiba que está a observar um dos maiores asteróides conhecidos pela humanidade. Comparado com outras rochas espaciais, a superfície do Vesta chega a refletir mais luz do que a própria Lua.

De acordo com o Express, o asteróide foi visível pela última vez em 2011. Agora, poderá ser visto a olho nu a partir do hemisfério sul (que o verão a sudoeste da constelação Sagitário) e norte (que o localizarão a noroeste da constelação).

Ceres ocupa o primeiro lugar do pódio, mas Vesta é o segundo maior corpo celeste rochoso a orbitar no cinturão de asteróides. Além do asteróide descomunal, Saturno e Marte também serão visíveis a olho nu até meados de julho.

ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Amigos ZAP,
    No 3º parágrafo, referem que o asteróide se encontra a cerca de 106km.
    Permitam-me o reparo… Na verdade são 106 milhões de milhas, aproximadamente 170,5 milhões de km.
    Abraço

    • Caro JDS,
      Efectivamente, se um tal asteróide tivesse estado a 106km de distância da Terra, tinha estragado os dias de praia a muita gente 🙂
      Obrigado pelo reparo, está corrigido.

      • O titulo é aterrador….((. Há um asteróide 9 vezes maior do que Portugal a caminho da Terra)). Quem só ler as gordas pode ter um ataque cardíaco .

  2. A Nasa é uma farsa …..nada sai da terra e nada consegui entrar. ……..a terra é plana e existe um domo que nos protege………… só acredita nestas mentiras quem não conhece a perfeição que é o Criador………!!!!!

    • Santa ignorância!… Estás a negar a Grandiosidade do nosso Infinito Criador, já pensaste nisso? TODO o Universo é especial, não é só a Terra! TODA A CRIAÇÃO é ESPECIAL!!!!
      Esta “psyop” que agora inventaram da terra plana nada mais é para descredibilizar todos aqueles que são etiquetados de “teóricos da conspiração”, mas agora com esta grande farsa da terra plana, os todos os que pensam nalguma teoria da conspiração são logo taxados de “malucos”. Se antes já se era, agora ainda mais depressa são chamados de malucos que não batem bem da bola!LOL E depois quando se dá provas que a Terra realmente é um globo, dizem que é tudo mentira, todo o mundo mente e só eles é que sabem a verdade. E a maior parte são os fanáticos religiosos que acreditam nessa treta, já reparei… Ou então são trolls de propaganda, que não faltam por aí nesta internet.

    • A terra é plana é… é pena esse domo não nos proteger contra néscios com tu…
      E esse teu “criador” não é assim tão perfeito; aliás, falha e não é pouco: basta olhar para os dispares que escreves!…

  3. “Há um asteróide 9 vezes maior do que Portugal a caminho da Terra”
    “A NASA garante que este majestoso corpo celeste (…) não tem qualquer hipótese de causar impacto com o nosso planeta.”
    Tudo isto é profundamente contraditório.
    Felizmente, já nos habituámos.

RESPONDER

Erro no IRS de 2015. Contribuintes podem contestar nova liquidação

O novo apuramento do imposto abrange cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 milhões de euros. A Autoridade Tributária e Aduaneira já enviou uma carta aos contribuintes cuja liquidação do IRS relativo a 2015 …

Jesus vai receber título de cidadão honorário do Rio de Janeiro

O técnico português do Flamengo será condecorado, na próxima segunda-feira, com o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro. A distinção a ser entregue pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro foi anunciada num cartaz …

Governo compromete-se a concluir processo de regularização dos precários

O Governo comprometeu-se com a conclusão, no início da legislatura, do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP), mas sem avançar uma data concreta. O debate temático sobre o PREVPAP, que decorreu …

Camboja acaba com passeios turísticos de elefante em Angkor

Os passeios de elefante, que são umas das principais atrações turísticas pelas áreas dos templos de Angkor, no Camboja, deixarão de o ser em 2020. Em 2016, uma elefante fêmea morreu por insuficiência cardíaca depois de …

MPLA afasta "Tchizé" dos Santos do comité central e suspende-a por dois anos

O Bureau Político do MPLA aprovou, esta quinta-feira, o afastamento de Welwitschia 'Tchizé' dos Santos de membro do comité central do partido no poder em Angola e a suspensão por dois anos da condição de …

Coldplay adiam divulgação de álbum. Querem uma digressão mais "respeitadora do ambiente"

O líder dos Coldplay anunciou na quinta-feira que o grupo musical britânico adiou a digressão de apresentação do seu novo álbum, que é publicado esta sexta-feira, para ser o mais limpa possível e ter um …

Vila Galé já estuda novo resort na região do Brasil onde abandonou projeto

O Vila Galé vai mesmo avançar com uma nova unidade hoteleira na mesma região do Brasil onde decidiu abandonar o projeto que tinha, depois das críticas de que ia investir em potencial zona de reserva …

França ultrapassa Alemanha. É o pais europeu com mais pedidos de asilo

França tornou-se no país europeu com mais pedidos de asilo, pela primeira vez desde o início da crise migratória em 2015, afirmou esta quinta-feira em Paris o ministro do Interior. “A França tornou-se desde 20 de …

Procurador-geral admite que suicídio de Epstein foi resultado de vários erros

O procurador-geral dos EUA disse, esta sexta-feira, que a morte de Jeffrey Epstein, que se suicidou atrás das grades, foi o resultado de "uma tempestade perfeita de asneiras". Em entrevista à Associated Press, William Barr confessou …

Vegano processa Burger King nos EUA por "contaminação" de hambúrguer

Um cliente vegano interpôs uma ação judicial contra o Burger King nos Estados Unidos, acusando a cadeira de restaurantes de fast-food de lhe ter servido um hambúrguer cozinhado na mesma grelha utilizada para preparar carne. De …