Há um asteróide 9 vezes maior do que Portugal a caminho da Terra

NASA

Asteroide Vesta

O asteróide Vesta é nove vezes maior do que Portugal. Este gigantesco corpo celeste está muito próximo do nosso planeta e pode ser visto a olho nu.

Há um enorme corpo celeste, rochoso e metálico, a caminho da Terra. O asteróide Vesta, ou 4 Vesta, mede mais de 500 quilómetros de diâmetro e conta com cerca de 800 mil quilómetros quadrados de área, ou seja, é nove vezes maior do que Portugal e 50 vezes maior do que o meteoro que extinguiu os dinossauros.

Existem muitos asteróides no Sistema Solar e a maioria encontra-se normalmente no cinturão de asteróides entre Marte e Júpiter. O Vesta pode ser avistado no céu noturno sem qualquer ajuda, perto da constelação de Sagitário, até dia 16 do próximo mês.

Colossal de tamanho e com uma aparência imponente de tão grande e brilhante que é, o asteróide pode ser observado a olho nu, mesmo estando a uma distância de 170 milhões de quilómetros.

Ainda assim, a NASA garante que este majestoso corpo celeste, que ganhou o nome Vesta graças a uma deusa romana que personifica o lar na mitologia romana, não tem qualquer hipótese de causar impacto com o nosso planeta.

Se até dia 16 de julho olhar para o céu à noite e vir um ponto amarelo escuro, saiba que está a observar um dos maiores asteróides conhecidos pela humanidade. Comparado com outras rochas espaciais, a superfície do Vesta chega a refletir mais luz do que a própria Lua.

De acordo com o Express, o asteróide foi visível pela última vez em 2011. Agora, poderá ser visto a olho nu a partir do hemisfério sul (que o verão a sudoeste da constelação Sagitário) e norte (que o localizarão a noroeste da constelação).

Ceres ocupa o primeiro lugar do pódio, mas Vesta é o segundo maior corpo celeste rochoso a orbitar no cinturão de asteróides. Além do asteróide descomunal, Saturno e Marte também serão visíveis a olho nu até meados de julho.

ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Amigos ZAP,
    No 3º parágrafo, referem que o asteróide se encontra a cerca de 106km.
    Permitam-me o reparo… Na verdade são 106 milhões de milhas, aproximadamente 170,5 milhões de km.
    Abraço

    • Caro JDS,
      Efectivamente, se um tal asteróide tivesse estado a 106km de distância da Terra, tinha estragado os dias de praia a muita gente 🙂
      Obrigado pelo reparo, está corrigido.

      • O titulo é aterrador….((. Há um asteróide 9 vezes maior do que Portugal a caminho da Terra)). Quem só ler as gordas pode ter um ataque cardíaco .

  2. A Nasa é uma farsa …..nada sai da terra e nada consegui entrar. ……..a terra é plana e existe um domo que nos protege………… só acredita nestas mentiras quem não conhece a perfeição que é o Criador………!!!!!

    • Santa ignorância!… Estás a negar a Grandiosidade do nosso Infinito Criador, já pensaste nisso? TODO o Universo é especial, não é só a Terra! TODA A CRIAÇÃO é ESPECIAL!!!!
      Esta “psyop” que agora inventaram da terra plana nada mais é para descredibilizar todos aqueles que são etiquetados de “teóricos da conspiração”, mas agora com esta grande farsa da terra plana, os todos os que pensam nalguma teoria da conspiração são logo taxados de “malucos”. Se antes já se era, agora ainda mais depressa são chamados de malucos que não batem bem da bola!LOL E depois quando se dá provas que a Terra realmente é um globo, dizem que é tudo mentira, todo o mundo mente e só eles é que sabem a verdade. E a maior parte são os fanáticos religiosos que acreditam nessa treta, já reparei… Ou então são trolls de propaganda, que não faltam por aí nesta internet.

    • A terra é plana é… é pena esse domo não nos proteger contra néscios com tu…
      E esse teu “criador” não é assim tão perfeito; aliás, falha e não é pouco: basta olhar para os dispares que escreves!…

  3. “Há um asteróide 9 vezes maior do que Portugal a caminho da Terra”
    “A NASA garante que este majestoso corpo celeste (…) não tem qualquer hipótese de causar impacto com o nosso planeta.”
    Tudo isto é profundamente contraditório.
    Felizmente, já nos habituámos.

RESPONDER

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …

Em Hollywood, os homens ganham mais 1 milhão de dólares do que as mulheres

Uma equipa de economistas analisou o salário de 246 atores e atrizes e concluiu que as mulheres ganham em média menos 56% do que os homens na indústria cinematográfica, pelos mesmos papéis. A diferença média entre …

"O primeiro passo para salvar o planeta é eleger outro presidente dos EUA"

John Kerry esteve em Lisboa para o encerramento da conferência "O Futuro do Planeta". O ex-secretário de Estado de Barack Obama lembrou que na luta para salvar a Terra, "não estamos a ganhar". John Kerry começou …

Gibraltar dissolve o parlamento e convoca eleições antes da data do Brexit

O chefe do governo de Gibraltar dissolveu esta segunda-feira o parlamento e convocou eleições para 17 de outubro, com o objetivo de preparar este território britânico situado no extremo sul de Espanha para o Brexit, …

Aumento do turismo nos Açores provoca mais acidentes de viação (mas menos graves)

O aumento de viaturas de aluguer que circulam nas estradas açorianas tem levado a um aumento da sinistralidade, ainda que muitos deles não sejam registados. Ainda assim, os acidentes são, no geral, menos graves. Quem o …